22 de ago. de 2010

Diadema faz seminário sobre ferrovias


A Prefeitura de Diadema realiza, amanhã, o seminário Setor ferroviário: Investimentos e Oportunidades para a Economia de Diadema e do Grande ABC. O evento visa estimular os empresários da região para que se atentem ao segmento, que vive momento de expansão no País, com o planejamento da construção de novas malhas ferroviárias pelos próximos anos.
O seminário, que será realizado no Teatro Clara Nunes, (R. Graciosa, 300, Centro, Diadema) às 14h, contará com a apresentação de dois painéis: Investimentos e Financiamentos Governamentais e Oportunidades de Fornecimento de Componentes à Indústria Ferroviária. Não é necessário se inscrever previamente e a entrada é franca.
Em Diadema existe hoje apenas uma produtora direta de material para o ramo, que cuida da manutenção dos motores do metrô de São Paulo. O seminário deverá também cumpre papel de identificar possíveis subfornecedoras para o setor na região.
Obras - Atualmente, existem três empreendimentos de novos trechos no País que movimentam juntos recursos da ordem de R$ 17,8 bilhões e, quando estiverem concluídos, representarão mais 5.400 quilômetros de trilhos implantados.
Estão em construção trechos das ferrovias Transnordestina, que ligará o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) e a Norte Sul, que fará a ligação entre a cidade de Açailândia (MA) a Estela D''Oeste (SP).
Em fase de licitação, a Ferrovia Oeste Leste ligará a cidade de Ilhéus na Bahia a Figueirópolis no Estado do Tocantins. Na área de passageiros, além da construção de novas linhas de metrô nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza (CE), mais três projetos importantes serão implantados na região Sudeste. Um deles é o monotrilho (veículo leve sobre trilhos elevados), que interligará as estações São Judas e Morumbi, passando pelo aeroporto de Congonhas; o Ferroanel, que fará a ligação de toda Região Metropolitana numa operação conjunta cargapassageiro e o trem-bala, que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro. O empreendimento envolverá recursos de R$ 33,1 bilhões. A obra está em fase de licitação e deverá entrar em funcionamento em 2016, quando serão realizados os Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones 4057-8036 e 4057-7426.
fonte: 

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC


Um comentário:

Anônimo disse...

Diadema acordou tarde, todas as empresas desse segmento estão em hortolândia.

Mas de qualquer forma a ação é válida.