5 de mar. de 2010

Clube prioriza convênio com a Prefeitura de Diadema

fonte:Edélcio Cândido
Agência BOM DIA

O Clube Esportivo e Recreativo Chácara 3 Irmãos, enraizado em área de 13,5 mil metros quadrados na Vila Conceição, em Diadema, tem forte identidade com os mais próximos moradores dos bairros vizinhos à agremiação e com os cerca de apenas 600 associados.

“O Chácara 3 Irmãos é o único clube social da cidade a oferecer lazer, esporte e cultura, tanto à população de classe média como às mais carentes. As portas estão abertas para quem mora na Vila Alice, Serraria, Casa Grande, bairro Jardim, Campanário e etc”, lembra o atual presidente, o advogado Antônio Mendez Alvarez.

Das escolinhas do Chácara surgiram dois ídolos, o meia ex-corintiano Edmilson, no futebol, no início da década de 90, e o judoca tetracampeão paraolímpico, Antônio Tenório. Ele faturou ouro nas Olimpíadas de 1996 (Atlanta), 2000 (Sidney), 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim).

Com 39 anos, Tenório virou professor de judô e é um dos orgulhos da galeria de troféus do clube. No final dos anos 90, revelações do basquete e vôlei também migraram para equipes de Santo André e São Bernardo.

Parceria

A diretoria do Chácara vive momentos de grande ansiedade. Afinal, o foco está voltado para uma forte parceria com a Prefeitura de Diadema, que deve acontecer oficialmente nos próximos 60 dias, no máximo. Com o convênio, o clube cederá toda a infra-estrutura para escolinhas de diversas modalidades, fortalecendo a agremiação em todos os sentidos, além de buscar mais sócios.

“O atual quadro de sócios é muito pequeno, e podemos agitar muito mais o clube com essa união. Há alguns dias estive com o prefeito Mário Reali e iniciamos as conversações. Funcionários do Fórum, próximo daqui, que frequentam o clube, torcem para a parceria dar certo. Trata-se de um apoio muito forte em torno das escolinhas, já de olho em descobrir talentos para os Jogos Regionais e Abertos do Interior”, diz Alvarez.

Com a oficialização da parceria, um projeto antigo, o Chácara 3 Irmãos terá maiores poderes de “negociar” sua dívida de impostos, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com a prefeitura, atualmente na ordem de R$ 1,9 milhão.

Clube nasceu em 1969 como condomínio

Os antigos documentos empoeirados que ainda existem na sede social do Chácara 3 Irmãos, segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Marcos Pereira, mostram que o clube nasceu em 1969. Em 10 de agosto daquele ano, sob liderança do libanês Ellias Ahum (falecido), foi fundado o grêmio ao lado de um condomínio da família Ahum. Logo, a área foi adquirida para a prática de futebol, boliche, futebol, futsal pelos moradores do condomínio, construído pelos libaneses.

Os primeiros mil associados, por meio de cotas pagas mensalmente, compraram o terreno; muitos ainda estão vivos e outros sumiram do ABCD. O clube permaneceu. “A história do Chácara começou ali”, diz Marcos. Na época havia muitas chácaras no local.

Já o presidente Antônio Mendez Alvarez vai mais longe, destacando que, em 12 de janeiro de 1972, ficou oficializado o nome do clube como Condomínio Chácara 3 Irmãos, porque na família libanesa havia três irmãos que mais se empenharam em apoio ao clube. Os anos passaram e, no dia 29 de abril de 2004, o Conselho Deliberativo aprovou o novo nome: Clube Esportivo e Recreativo Chácara 3 Irmãos. Com isso, seria mais fácil a entidade contar com respaldo da prefeitura, desvinculando-se do termo “condomínio”. O estatuto de hoje está com a nova nomenclatura, de forma oficial, à disposição da população, “e filhos dos libaneses, se não me engano, ainda praticam esportes lá”, disse Alvarez.

3 comentários:

José Pedro Seppi disse...

Amigos, este histórico da chácara 3 irmãos está totalmente equivocado. A sua história começa nos idos de 1955, e para voçes terem uma idéia, tenho 51 anos e meu pai adquiriu sua cota por volta de 1961; portanto, apesar dessa notícia ser muito antiga, a história do clube mereçe ser corrigida. Tenho contato direto com a família do Sr. Elias Aun e já pedi que me forneçam dados e porteriormente farei contato para que seja publicada essa correção.

Grato

José Pedro Seppi

Unknown disse...

CARO JOSÉ PEDRO SEPPI, GOSTARIA DE SABER O NUMERO DE SUA COTA, E TAMBÉM VOCÊ COMPROMETEU-SE A FAZER CONTATO COM A FAMÍLIA 3 AUN, PARA COLHER DADOS CORRETOS, ESTOU NO AGUARDO POIS PRECISAMOS RESGATAR A HISTORIA DO CONDOMINIO/CLUBE CHÁCARA 3 IRMÃOS. ME TELEFONE 3425.7171


GRATO

ANTONIO MENDEZ ALVAREZ

11/08/16 - 02,05 HS

Daniela disse...

Olá! Como o Sr. José Seppi disse, este histórico está errado. Sou neta do Sr. Elias Aun e esta chácara era da família bem antes de virar clube. "3 irmãos" se refere aos filhos dele (meu pai e meus tios).