28 de jan. de 2010

Diadema melhora distribuição de remédios

A Prefeitura de Diadema pretende melhorar a distribuição de medicamentos nas farmácias públicas por meio de uma nova tecnologia de informatização a ser implementada na rede por técnicos do MS (Ministério da Saúde) a partir deste mês. Trata-se de um projeto inicial do governo federal, que escolheu 17 munícios no País para testar o novo sistema. Em São Paulo, Diadema e Jundiaí serão os municípios pioneiros.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Aparecida Pimenta, o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica objetiva a correção de distorções no fornecimento de remédios aos pacientes, além de melhorar o planejamento de compras. “O foco do programa será o atendimento ao usuário. Toda a rede estará interligada e isso vai permitir um controle melhor. Vamos poder conhecer o consumo e as necessidades dos pacientes”, diz a secretária.

Para ilustrar o caso, a secretária destaca que, a partir da implementação do software, a distribuição da medicação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) passa a ter um controle rigoroso no que diz respeito ao fornecimento do produto na medida certa. Além disso, a Prefeitura poderá saber quais são os tipos de medicamentos mais utilizados na rede, e isso deve contribuir para redução de gastos. “Um dos resultados esperados é o combate ao desperdício”, diz Aparecida.

O novo sistema será implementado nessa primeira fase na Farmácia Central e no Almoxarifado. A estimativa é de que em 2011 as 24 farmácias públicas passem a operar interligadas pelo novo sistema de controle e monitoramento. Para isso, profissionais da saúde passarão por treinamentos e qualificação em Brasília nas próximas semanas.

fonte: Rodrigo Bruder - Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário: