11 de nov. de 2009

Prazo para fusão da Saned com Sabesp é adiado novamente

A fusão entre as companhias de Saneamento de Diadema (Saned) e de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi novamente adiada pelas duas empresas, desta vez por prazo indeterminado. No fim de junho, as companhias estabeleceram como meta costurar o acordo até 5 de novembro. No entanto, o prazo expirou há seis dias e até agora não houve pronunciamento oficial sobre o ocorrido.

Em dezembro do ano passado, os diretores das duas companhias assinaram protocolo de intenções para criar, até o fim de março, nova empresa pública de saneamento. O prazo, contudo, foi estendido mais duas vezes deste então, sendo a última para o início de novembro. Procurada para comentar o caso, a Saned informou, por meio de sua assessoria, que não vai se manifestar até a conclusão dos trabalhos.

Porém, fontes ligadas à autarquia afirmam que, em conversas com a diretoria, a impressão que ficou é de que a fusão é “iminente” e que deve ocorrer até o fim do ano. A companhia resultante da junção seria controlada pela Prefeitura de Diadema, maior acionista da Saned atualmente, com capital da Sabesp.

Brigas judiciais

Depois de 14 anos de brigas judiciais, Saned e Sabesp estudam acordo para definir a melhor forma de pagar a dívida da autarquia com a empresa estadual. A Saned contesta na Justiça, desde sua fundação, em 1994, o preço cobrado pelo fornecimento de água para a cidade.

A divergência nos valores tem sido um dos principais empecilhos ao andamento da fusão. A Sabesp avalia a dívida em R$ 685 milhões, segundo declarações dadas em junho, mas a Saned contradiz a quantia, que acredita ser bem menor. Até o momento, a Justiça não se posicionou sobre o caso, que provavelmente será decidido por acordo entre as empresas.

fonte: Rafael Di Cunto - DIÁRIO REGIONAL

Nenhum comentário: