12 de nov. de 2009

Diadema poderá ter novo teatro

A Praça Camões, entre as avenidas vereador Juarez Rios de Vasconcelos e Fábio Eduardo Ramos Esquivel, na região central de Diadema, deverá se transformar, em breve, em equipamento cultural do Serviço Social da Industria (Sesi). A população poderá assistir a peças teatrais, shows, apresentações de dança, além de apreciar exposições, entre outras atividades culturais. O projeto é da instituição, mas tem a intermediação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e a parceria da Prefeitura de Diadema, que doará o terreno.

“A ideia de se construir um teatro ou equipamento cultural na cidade é antiga, vem desde a gestão anterior, mas só agora surgiu efetivamente a oportunidade. Em princípio queríamos construir o teatro no mesmo terreno do CAT (Centro de Atividades do Trabalhador) Taboão e na praça faríamos uma nova unidade do Sesi na cidade. Porém, como o terreno da praça é pequeno para uma escola, decidimos inverter os locais das obras”, explicou José Gascon Hernandez, diretor do Ciesp.

Antes de o projeto sair do papel, o Sesi terá de analisar fiscalmente, ambientalmente e legalmente a documentação do terreno, além da viabilidade técnica. Assim que a instituição comprovar que o local se adequa a todos os critérios preestabelecidos, o prefeito de Diadema, Mário Reali, terá de encaminhar projeto de lei à Câmara, para que os vereadores votem a doação do terreno. Só depois de todo esse processo é que o espaço estará apto para receber as obras. Em nota, a prefeitura apenas afirmou que existem conversas preliminares sobre o assunto, mas não revelou mais detalhes.

Mesmo diante do processo, que poderá ser demorado, o diretor do Ciesp se mostra otimista. “Acredito que até o ano que vem, já no início, teremos novidades sobre o novo teatro de Diadema”, garantiu. Como o projeto ainda não está finalizado, e precisa de muitas aprovações para seguir adiante, ainda não existem noções do quanto será investido. “A partir do pré-projeto já teremos esstimativa de como e quanto ficará. Porém, até então, ficou acertado que a prefeitura apenas doará o terreno. Os gastos com a infraestrutura, manutenção e despesas do espaço será por conta do Sesi”, explicou Hernandez.

Segundo o diretor do Ciesp, a ampliação da unidade Sesi do Taboão servirá para suprir a demanda da cidade, além de aumentar o número de salas de aula e de ambientes, que proporcionarão mais conforto aos alunos. “Atualmente o Sesi Diadema não tem mais espaço para crescer, ampliar o número de vagas ou montar uma sala de informática, por exemplo. Porém, a partir das obras, construiremos um prédio ao lado do CAT Taboão, que permitirá melhor infraestrutura”, disse. Procurado pela reportagem, o Sesi não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta edição.

fonte: Claudia Mayara - DIÁRIO REGIONAL

2 comentários:

Anônimo disse...

ISSO É UMA ÓTIMA NOTÍCIA!

Anônimo disse...

A Prefeitura deveria desapropriar uma favela qualquer de preferência fora do perímetro do Centro e poupar a praça ( área verde que contribui para preservação do meio ambiente, contribui para evitar enchentes, melhora as condições climáticas, formando um bolsão que dissipa calor, além é claro de trazer qualidade de vida e lazer). Construir mais um teatro no Centro, é sem dúvida impróprio por já existir um.
Sou completamente contra!
Jomadas