15 de out. de 2009

Diadema entrega primeiro projeto do Minha Casa, Minha Vida

fonte: Aline Bosio - Repórter Diário

Diadema entregou nesta quarta-feira (14/10) o primeiro projeto para a construção de unidades habitacionais para o programa federal Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, serão 326 apartamentos construídos em uma área pertencente à Associação Pró Moradia e Liberdade, que representa mais de 2,8 mil famílias carentes.

Este é o primeiro projeto da região a ser entregue para análise à Caixa Econômica Federal e será destinada para famílias com renda até três salários mínimos. O banco tem um prazo de 30 dias para aprovar o projeto.

A construção será realizada em duas etapas. Na primeira, com previsão de início das obras entre o fim deste ano e o início de 2010, serão entregues 194 apartamentos, cada um com certa de 45m2. Posteriormente serão entregues 128 unidades, totalizando 326 apartamentos. “A primeira etapa será para famílias que recebem até três salários mínimos. Estamos trabalhando para que a segunda também seja para este público, pois eles nunca tiveram acesso a uma moradia digna”, afirma o presidente da Associação, Ronaldo Lacerda.

Os prédios serão localizados na rua Ana Maria, no bairro Serraria. O investimento gira em torno de R$ 10 milhões para a primeira etapa. A Associação comprou o terreno em junho de 2006 e as famílias parcelaram o valor. O resíduo, de cerca de R$ 4 mil reais, será pago pela Caixa. Outros projetos já estão sendo elaborados para serem realizados em outras áreas pertencentes à Associação.

“A essência do programa Minha Casa, Minha Vida é corrigir o déficit habitacional no País, mas para que isso seja possível é necessário que haja parcerias, assim como ocorreu em Diadema, envolvendo a Associação, a prefeitura, a construtora e a Caixa”, salienta a superintendente regional da Caixa, Marjori Soraia Oliveira.

A superintendente ressalta ainda que, apesar de outras cidades já terem apresentado pré-projetos para o programa habitacional, este é o primeiro a ser entregue oficialmente com chances de ser aprovado como está. “Tenho certeza que ele será aprovado e que será o primeiro projeto oficial do ABC”, destaca.

De acordo com o prefeito Mário Reali, a prefeitura conta com o cadastro de outros projetos com chances de viabilização do programa federal. “O objetivo é produzir cerca de três mil unidades, sendo que pelo menos mil deverão ser destinadas para famílias com renda de zero a três salários mínimos”, revela o prefeito.

As obras serão realizadas pela Construtora Souen e Nahas. “Algumas pessoas podem até considerar que nosso projeto de construir empreendimentos como estes seja um risco, pois a margem de lucro é muito pequena, mas o importante é que estamos dando nossa contribuição para a sociedade”, disse Maurício Souen, representante da construtora. “Qualquer deslize no projeto fará com que tenhamos prejuízo ao invés de lucro”, complementa.

Nenhum comentário: