25 de jul. de 2009

Dez anos de resistência

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC

Uma das grandes difusoras da cultura negra na região, a Casa do Hip Hop de Diadema, comemora hoje dez anos de existência. A festa começa às 11h e se estende por todo o dia, com apresentações de dança de rua, batalhas de MCs, discotecagem e exposições. ao longo de todo o dia. Thaide e Théo Werneck são convidados especiais.

Os MCs Gaspar e Criolo Doido prometem espantar o frio ocupando a linha de frente dos shows. As picapes serão comandadas pelos DJs residentes Tupan, Murphytico e Davi Frias. Um dos destaques da festa será o Original Funk Show com Nelson Triunfo, ícone da cultura hip hop no País.

A dança de rua tem programação agitada com a disputa do campeonato Seven 2 Smoke. Dançarinos irão mostrar seus melhores movimentos para a avaliação do júri, formado por Banks, Soneca e 3D.

A turma do graffiti promove o encontro ConexCidades, comandado pelo grafiteiro Emol, de Diadema. Ao seu lado, outros 24 convidados de diferentes partes da região e do País farão pinturas ao vivo.

A história da Casa será relembrada na exposição 5º Elemento, que faz uma retrospectiva do centro projetando diversas imagens na parede de um salão. Toda a programação pode ser conferida no blog www.acasadohiphop.blogspot.com

Cidadania - Inaugurada em 29 de julho de 1999, a Casa do Hip Hop nasceu com o objetivo de difundir a cultura negra e lutar contra o preconceito. "Somos símbolo de resistência, uma prova de que o trabalho que fazemos tem e continua tendo uma grande importância. A Casa é uma oportunidade para que todos possam conhecer a verdadeira cultura hip hop", explica Charlene Maria da Silva, coordenadora de eventos do local. "As pessoas têm um pré-conceito do que fazemos aqui e, quando nos conhecem, mudam o olhar sobre nós e sobre tudo ao nosso redor."

Os cursos gratuitos do centro cultural atendem a cerca de 320 jovens anualmente. As atividades mais procuradas são as aulas de DJ e dança de rua e as atuais salas estão completamente fechadas - há lista de espera de alunos até o próximo mês.

A didática não foca apenas a questão artística. "Queremos contribuir para a formação de cidadãos conscientes e passar valores positivos para todos. O hip hop é a porta desses conhecimentos para vários garotos", diz o promotor cultural e dançarino Ericson Carlos, o Banks.

O trabalho especializado em hip hop que a casa vem promovendo ao longo desta década fez com que o Canhema fosse apontado como centro de referência no assunto. Segundo Charlene, "é um processo que não para e que vai, e deve, continuar por muitos anos".

Casa do Hip Hop de Diadema - Aniversário de dez anos. Hoje, a partir das 11h. Na Rua 24 de Maio, 38. Tel.: 4075-3792. Entrada franca.

Nenhum comentário: