31 de ago. de 2008

Reali e José Augusto empatados


Reali e José Augusto empatados

Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC

O cenário sobre a sucessão do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), está indefinido. O governista Mário Reali (PT) e o ex-chefe do Executivo José Augusto da Silva Ramos (PSDB) estão tecnicamente empatados, conforme mostra a segunda rodada da pesquisa estimulada Diário/Ibope.

Reali registra um crescimento de 10 pontos percentuais em relação à pesquisa de julho e aparece com 40%. O tucano, que tinha este mesmo patamar há um mês, caiu cinco pontos percentuais e agora tem 35%.

Os dois, no entanto, estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, com 504 entrevistas. A pesquisa está registrada na 222ª Zona Eleitoral de Diadema e está registrada sob o número 05/08.

Em terceiro lugar aparece o vereador Ricardo Yoshio (PMN), que oscilou negativamente dois pontos percentuais e está com 5%. Vladimir Trombini Campos, o Vladão (PCB) mantém 1%.

A maior distância entre Reali e José Augusto está entre o eleitorado feminino. Neste segmento, o candidato do PT tem 43%, contra 31% do tucano.

O petista também lidera as intenções de voto espontâneas. Reali tem 29%, ante os 13% registrados em julho. José Augusto sobe e hoje apresenta 24%, contra os 17% do primeiro levantamento. Yoshio mantém os 2% e Vladão não foi citado.

O prefeiturável do PT também vira o jogo quando o entrevistado é questionado sobre quem vencerá a eleição, independentemente do voto do eleitor. O deputado petista dá um salto significativo e pula de 29% para 52%. José Augusto oscila negativamente e vai de 36% para 34%.

Petista e tucano também disputam segundo turno voto a voto

A exemplo do que ocorre na pesquisa estimulada, a simulação de um possível segundo turno, no levantamento Diário/Ibope, apresenta um equilíbrio entre o petista Mário Reali e o tucano José Augusto da Silva Ramos.

O candidato do PT aparece com 45%, contra 41% do deputado tucano. Com a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão, dessa forma, tecnicamente empatados.

Brancos e nulos somam 8%, não sabem em quem votar 5%, e 1% do total não respondeu a pergunta.

A diferença mais significativa entre os dois aparece nos eleitores com escolaridade entre 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Neste segmento, Reali aparece com 50%, contra 37% registrados por José Augusto.

Na faixa etária entre os 16 e 29 anos, a distância também é grande. O petista obtém 50%, e o tucano, 40%.

A única vitória de José Augusto em um cenário de segundo turno é no segmento de eleitores com escolaridade de até 4ª série do Ensino Fundamental. Ele aparece com 49%, ante 36% do candidato governista.

Os dois aparecem empatados tecnicamente entre o eleitorado masculino e nas faixas etárias entre 30 e 39 anos e acima de 50 anos. Em todos estes casos, porém, José Augusto está ligeiramente na frente, ainda pela margem de erro.

Rejeição - Vladão lidera apenas no quesito rejeição. O comunista tem 43%, contra os 20% registrados na primeira rodada da pesquisa, em julho. A maior rejeição de Vladão aparece entre o eleitorado com ensinos Médio e Superior, com 52%.

José Augusto, que já figurava em segundo, agora divide o posto com o vereador Ricardo Yoshio. O tucano tinha há um mês 17% e agora aparece com 22%, mesmo índice do vereador, que em julho tinha 9%.

O tucano tem maior rejeição entre eleitores de 40 a 49 anos e com 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Nos dois segmentos, ele aparece com 26%.

Reali aponta crescimento neste índice. O petista tinha, em julho, 13% de rejeição e agora conta com 18%.

VEJA A NOSSA PESQUISA AO LADO ESTA SEMELHANTE A ESTA PUBLICADA NO DGABC.
CONTINUEM PARTICIPANDO DA NOSSA PESQUISA, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA A DEMOCRACIA.

3 comentários:

Bent disse...

Ola, Parabens pelo blog.
Só nao esquça de atualizar a barra lateral tambem. Tenda e Itau ja foram inaugurados.. deve colocar tb a nova farmacia. E a pesquisa do dia 31/08 já foi divulgada.. já pode trocar a informação.

Anônimo disse...

Parabens pelo trabalho, no meu ponto de vista é extremamente importante ter páginas como essa na web para que as pessoas conheçam o que esta chegando em nosso município, hoje é visível que Diadema é a bola da vez, as pessoas que falavam mal de Diadema hoje não falam mais,e o orgulho de morar em Diadema fala mais alto. Em relação a pesquisa eleitoral acredito que a eleição este ano vai ser voto a voto,assim com foi na ultima eleição municipal em Diadema, a unica coisa quen eu lamento é que tem candidato aí nas ruas criticando tudo passado e presente, mas não apresenta propostas concretas para a população.

Anônimo disse...

É ISSO AI VAMOS PARTICIPAR PARA FAZER DE DIADEMA UM GRANDE MUNICÍPIO.