8 de jul. de 2020

Sabesp assina contrato com Diadema para tratamento de lixo

A Sabesp anunciou para os seus investidores, na última sexta-feira (3), que assinou o contrato junto à Prefeitura de Diadema para prestar os serviços no tratamento e destinação final dos resíduos sólidos. Com a medida, a Companhia de Saneamento Básico passa também a realizar a cobrança da taxa de lixo nas contas de água e esgoto.
O acordo aprovado pelo Legislativo em 13 de fevereiro vai durar 40 anos. O Município segue como responsável pela coleta, porém, a Sabesp passa realizar todos os processos seguintes com o lixo, inclusive com a expectativa de construção de uma usina para queima dos resíduos e utilizando o resultado para a geração de energia elétrica, projeto parecido com o que é projetado pela empresa Lara para a cidade de Mauá.
“A Companhia (Sabesp) já trabalha em projetos inovadores voltados à economia circular. O tratamento em resíduos sólidos vai ao encontro do compromisso da Sabesp com a sustentabilidade, qualidade de vida e também com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas)”, diz o comunicado assinado por Rui de Britto Álvares Affonso, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores.
O valor da taxa de lixo será fixado por lei. Segundo o projeto aprovado 138 dias antes da assinatura do contrato, haverá a oportunidade para que o munícipe possa solicitar a separação do pagamento do tributo em relação às tarifas de água e esgoto. Em casos de inadimplência em relação a taxa, segundo a lei, não será permitido o corte do fornecimento de água e esgoto.
Em fevereiro, a Prefeitura ressaltou que “não se trata de uma nova taxa ou cobrança, já que todos os imóveis devidamente inscritos no cadastro imobiliário realizam o pagamento dessa taxa no presente exercício”, porém, ainda ficou na época a dúvida sobre a possibilidade do aumento do número de pessoas obrigadas a pagar tal taxa, pois, a cidade conta com quase 100% das residências com ligação oficial de água e esgoto, serviços que estão nas mãos da Sabesp desde 2014.
fonte: Repórter Diário

Nenhum comentário: