9 de set. de 2012

Parcerias estimulam o Polo de Cosméticos de Diadema


Empresas do Polo de Cosméticos terão oportunidade de investir em pesquisa na área de inovação. Foto: Amanda Perobelli
Empresas do Polo de Cosméticos terão oportunidade de investir em pesquisa na área de inovação. Foto: Amanda Perobelli
 
Novas ações para estimular o desenvolvimento de produtos no Polo de Cosméticos  de Diadema estão em discussão entre representantes da Prefeitura e a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). O objetivo é criar encontros para que  os empresários  se interessem em conhecer  projetos e investir em inovação tecnológica deste mercado em ascensão.

Uma das novidades apresentadas aos empresários do ABCD é a parceria firmada em julho entre o Itehpec ( Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos)  e o IPT ( Instituto de Pesquisas Tecnológicas) que possibilita a realização de  pesquisas em inovação tecnológica com financiamentos em até 90%.

 Os projetos apresentados às instituições devem envolver linhas de pesquisas nas áreas de microtecnologia e metrologia 3D, nanotecnologia e biotecnologia e podem ser desenvolvidos individualmente ou coletivamente entre empresas. A parceria, válida por dois anos, conta ainda com a participação do governo federal, por meio da  Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

“Esta parceria ainda é pouco conhecida e pode ser o diferencial para muitas empresas da Região. Pretendemos realizar eventos que aproximem o contato do empresário com informações deste mercado como a deste projeto. Estamos nos reunindo com a Abihpec e em breve devemos montar uma agenda com ações”, afirmou o secretário de desenvolvimento econômico de Diadema, Luis Paulo Bresciani.

Polo - Cerca de 50 empresas fabricam cosméticos em Diadema, e outras 40 participam da cadeia produtiva com o fornecimento de embalagens e matéria-prima. Em 2004 foi criado o Polo que ajudou a fortalecer as empresas. O papel da Prefeitura foi o de articular encontros para fomentar o setor. E agora, novamente, a Administração procura incentivar este mercado.

“Buscamos caminhos para indicar aos empresários maneiras de potencializar o setor. Este mercado está em ascensão e o Brasil é um dos principais países em destaque. Queremos motivar o empresário da Região a se tornar mais competitivo, investir em projetos de desenvolvimento de novos produtos como com a nanotecnologia”, afirmou Bresciani.

Curso - O curso de produçãoo de cosméticos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) previsto para  este segundo semestre de 2012 também foi desenvolvido para atender a demanda de profissionais do município.

O professor Angelo Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior de Graduação da Fatec afirmou que a montagem da grade teve auxílio de empresa do setor. “O curso irá capacitar a mão de obra local e vamos ter quatro plantas pilotos de produção de materiais sólidos como lápis e batom, fludos, pastosos e voláteis”, explicou.

Formação - A ideia de criar uma associação entre as empresas do setor nasceu na administração do então prefeito, José de Fillippi Jr (PT). Com o incentivo do poder público, a expectativa era que as indústrias crescessem e gerassem mais empregos e negócios na cidade.

Em 2004 foi criado o Polo que ajudou a fortalecer as empresas. Porém, a perda do apoio da Prefeitura e saída de algumas empresas da associação o enfraqueceu. Com as perspectivas de novos encontros articulados pela Administração, o setor deve novamente ser fomentado e ganhar força.

fonte: Michelly Cyrillo - ABCD MAIOR

Esperamos que dessa vez o polo se desenvolva e que todas as partes envolvidas se comprometam a seguir em frente, para que haja progresso nessa área de grande importância  para Diadema e não fiquem só no discurso.

DIADEMA1

Nenhum comentário: