6 de set. de 2012

Fatec de Diadema inicia aulas de curso público de cosmética


Desde o dia 6 de agosto, quando começaram as aulas na Fatec Diadema, a faculdade é a primeira instituição pública do país a ministrar o curso Tecnologia em Produção de Cosméticos, nível superior. A formação de profissionais nessa área vai atender a demandas das indústrias de cosméticos que estão localizadas no município e na região metropolitana de São Paulo.
O curso terá duração de três anos e acontece no período da tarde e noite, com turmas de 40 alunos.
Para conhecer de perto a infraestrutura que a nova unidade oferece, empresários de indústrias de cosméticos da cidade e autoridades municipais acompanharam o prefeito de Diadema, Mario Reali, durante visita às instalações.
O grupo foi recebido pela diretora, Lucinda Giampietro Brandão - graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina e  doutora pela FMRP-USP e National Institute of Health (EUA) -, que mostrou as dependências da unidade aos visitantes, explicando que a cada semestre 80 novas vagas serão abertas para o curso de Produção de Cosméticos. “A escola tem capacidade para realizar cinco cursos em diferentes áreas. Inicialmente começamos com Produção de Cosméticos e depois virão as outras formações. Vamos começar 2013 com 160 alunos”, afirmou.
Modernos laboratórios
Com 16 salas de aula, biblioteca, elevador e dependências administrativas a Fatec de Diadema conta com 11 modernos  laboratórios: dois de química, dois de análise instrumental, dois de informática e um de microbiologia. Tem ainda quatro laboratórios planta-piloto voltados para pesquisas em maquiagem, semissólidos, sólidos e líquidos. Os laboratórios dispõem de aparelhos de primeira linha e possuem torneiras com água deionizada, que garantirão maior estabilidade e durabilidade aos compostos ali produzidos.
Para criar o primeiro curso público na área da cosmética no país, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, órgão do governo paulista que gerencia a Fatec de Diadema, contou com a participação de empresários, da prefeitura e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
A Associação participou da elaboração do currículo, que inclui entre outras disciplinas, Química, Biologia, Controle Ambiental e Gestão da Produção e a  Prefeitura de Diadema construiu a sede da faculdade investindo 4,6 milhões de reais. O terreno de 5.217 m² onde foi edificada a escola foi doação do Grupo Papaiz.
fonte: DIÁRIO REGIONAL

Um comentário:

Edson disse...

Finalmente, agora falta planejar infra estrutura para o local, uma linha de onibus que atenda a rua da FATEC e uma base da GCM no topo da rua para permitir melhor monitoramento do local que é perigoso por se tratar de área exclusivamente industrial na qual funcionários das empresas relatam roubos às 18:00.