21 de dez. de 2011

Da Serraria para a Antonio Piranga


No passeio com o pesquisador de Memória Walter Adão Carreiro, de Diadema, uma das nossas paradas foi num posto de abastecimento de combustíveis da Avenida Antonio Piranga, para nos protegermos da chuva. Dali, nosso guia apontou a escola estadual do outro lado, a Francisco Daniel Trivinho, que ele elegeu como o ponto referencial número 4 na história de Diadema.
A escola começou a funcionar na parte alta de Diadema, onde hoje está a Central de Atendimento da Prefeitura, no bairro Serraria. Boletins de ex-alunos mostram que a mudança para a Antonio Piranga ocorreu no início da década de 1930.
Carreiro busca fontes primárias para comprovar as suas pesquisas. Nesta busca encontrou boletins escolares de 1931, 32, quando a escola estava na Serraria; e de 1933, já em seu atual endereço. 
FUTEBOL 
O Vila Conceição, hoje AA Diadema, jogava em campo ao lado da escola. Mas como não pagava as prestações devidas aos loteadores, a empresa tomou a propriedade: os jogos podiam continuar, mas os vestiários seriam usados como escolinha - se transformaram em salas de aula. Os jogadores passaram a se trocar no meio do mato.
Ponto 4, a escola
Depoimento: Walter Adão Carreiro
Da atual Escola Francisco Daniel Trivinho o bloco mais antigo foi inaugurado em 1950. Mas o estabelecimento já existia. Era a escola mista de Vila Conceição. E teve vários outros nomes: Grupo Escolar João Ramalho, Filinto Muller e Vila Helida. Seu benfeitor foi o industrial Evaristo Gomes Fernandez.
fonte: Memória - DGABC

Nenhum comentário: