17 de jul. de 2010

Lula entrega apartamentos no Serraria


A partir de hoje, 252 famílias da antiga favela Naval, em Diadema, deixarão seus barracos de madeira ou casas da bolsa-aluguel, paga pela prefeitura, e se mudarão para os apartamentos dos Conjuntos Habitacionais Piraporinha II e do Serraria I, que serão entregues hoje com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As novas moradias integram a primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as quais contam com verba federal e municipal de R$ 25,5 milhões. Além de urbanístico, o projeto tem cunho social e, por isso, cada morador não pagará mais de R$ 138,50 mensais pelo sonho da casa própria.

Segundo a secretária interina de Habitação de Diadema, Marta Cirera, levantamento realizado pela prefeitura revelou que 80% das famílias da Naval moravam em barracos de 3 metros quadrados a 4m² e ganhavam de zero a um salário mínimo. “Vimos que eram moradores de baixíssima renda e de grande vulnerabilidade social. São pessoas que não teriam condições de ter casa própria sem ajuda”, complementou.

Ao receber as chaves do apartamento, os moradores da Naval assinarão contrato em que se comprometem a arcar com parte dos investimentos do município. O cálculo das parcelas tem como base a renda de cada família. O imóvel fica no nome do casal em casos de união estável, sendo a esposa a primeira titular.

Regina Pleicer morou por dez anos em um barraco na beira do córrego, junto com cinco filhos. “Ficávamos a mercê das enchentes, dos ratos e das doenças. Hoje essa história é página virada”, pontuou.

Áreas comuns
As unidades têm área útil 42m², divididos em dois quartos, sala, cozinha e lavanderia. O condomínio conta com áreas verde, playground e centro comunitário. Como os apartamentos não possuem acabamento, a prefeitura antecipou a entrega para que os moradores finalizem a obra. “Estou colocando piso e espero mudar o quanto antes”, disse João José dos Santos. O aposentado espera deixar para trás as lembranças ruins. “Perdi um filho assassinado em 96, na Naval. Aqui espero ter sossego”, declarou.

De acordo com o prefeito Mário Reali, a prefeitura nunca tinha realizado uma urbanização tão grande de uma única vez, porque significa remover muitas famílias, o que é dificultado pela falta de área livre na cidade. “Para resolver esse problema precisamos verticalizar, mas para isso é preciso mexer com a construção civil, sem excluir quem não tem capacidade de pagar. Foi o que fizemos com o governo federal”, pontuou.

fonte: Claudia Mayara - DIÁRIO REGIONAL

3 comentários:

Anônimo disse...

Estranho, os prédios têm só 3 andares! Pq será q eles ñ fizeram com 4 ou 5 andares para aproveitar mais o espaço?!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

1 - A favela naval nao fica na serraria, ela fica entre SBC e Diadema.. onde sua maior parte é SBC. prova disto é que MAKRO é SBC e o EXTRA TBM é SBC e a favela fica entre e colado nos dois... outra coisa os predios nao foram feitos pelo Lula e sim em uma parceria com o Governo do Estado de SP assim como todos os predios da CDHU.