5 de mai. de 2010

Polo de Cosméticos conhece amanhã as tendências 2010

Fernando Bortolin
Agência BOM DIA

O setor de cosméticos tem encontro marcado amanhã, em Diadema, dia em que a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) apresenta para empresas do setor, com destaque para as 30 fábricas do Polo de Cosméticos de Diadema, pesquisa de hábitos, consumos e tendências para o setor. O encontro é aberto e gratuito para empresários, mas fechado para a imprensa.

“Nem eu sei o conteúdo da pesquisa”, afirma o secretário de desenvolvimento econômico de Diadema, Luís Paulo Bresciani. “Mas posso dizer que é um conjunto de diretrizes importantes para os empresários do setor, pois revela tendências e ajuda no planejamento estratégico da produção e das vendas do setor”, aponta.

Acesso a novas tecnologias, apoio de universidades nacionais e internacionais, possibilidade de cooperação técnica com produtores franceses, boas práticas de produção e inserção a iniciativas voltadas para exportação são alguns dos eixos propostos pelo estudo da ABIHPEC. “Mas não tenho o menor conhecimento dos resultados da pesquisa e o que será apresentado”, afirma Bresciani.

Segundo o secretário, o Polo de Cosméticos reúne 30 fabricantes em Diadema e é responsável por 1,6 mil empregos diretos.

O Brasil é o 3º maior mercado de produtos cosméticos do mundo. Tem 1.659 empresas, das quais 732 em São Paulo, e faturou em 2009 um total de US$ 28,4 bilhões. Ao todo, emprega 3,6 milhões de pessoas.

Valmari já vendeu 30% mais neste ano
A Valmari Cosméticos, em Diadema, fechou o 1º trimestre do ano com crescimento de 30% nas vendas e tem como meta expandir essas vendas em 50% até o fim do ano.

“Temos um mix de 300 produtos, empregamos 68 trabalhadores, temos uma área industrial total de 5 mil m² em Diadema e contamos com 73 franqueados em quase todos os Estados brasileiros. Mas, a partir de agosto, vamos abrir duas franquias por mês, até atingir 300 franqueados em todo o território nacional, nos próximos cinco anos”, afirma o presidente da empresa, Silvestre Resende.

“Acho os estudos da Abihpec uma das melhores ferramentas de mercado, com dados e posições confiáveis, que servem para o direcionamento de negócios, além de dar uma visão de perspectiva e tendências para o negócio”, afirma o empresário, que estará presente no 'Seminário de Hábitos de Consumo em Cosméticos', a ser realizado amanhã, no Anfiteatro do Paço Municipal de Diadema, das 9h às 17h.

“Começamos como uma empresa de pequeno porte e estamos crescendo de forma controlada, mas consistente”, diz ele, ao destacar que o setor passou por cima da crise vivida no ano passado.

A consolidação de franquias é um caminho a ser trilhado, mas Resende está de olho nas exportações também. “Assim que o mercado externo melhorar, voltaremos com força a esse setor

Um comentário:

Unknown disse...

É bom saber do desenvolvimento de Diadema! Mas não consigo os nomes das empresas desse Pólo Cosmético.
Assim fica difícil contatos.

Diego Fiuza