10 de abr. de 2010

Reali reúne vereadores para discutir mudanças na Saned

O impasse entre a proposta de fusão da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que envolve uma dívida de aproximadamente R$ 600 milhões contraída pelo município com a autarquia estadual, deve ser resolvido nos próximos meses.

O prefeito Mário Reali (PT) reuniu-se com os líderes de bancada da Câmara na quarta-feira (07/04) para discutir detalhes do projeto de lei, que deve encaminhar ao Legislativo nas próximas semanas. O texto pretende regulamentar o modelo de fusão entre as companhias, a fim de o município reduzir a dívida “imapagável” com a Sabesp, e ampliar o atendimento. O vereador Milton Capel (PV) disse, na sessão desta quinta-feira (8/04) que para essa proposta sair do papel a Prefeitura estaria disposta a repassar pelo menos 50% do capital da Saned a autarquia estadual, e com isso, teria seu débito reduzido para cerca de R$ 130 milhões.

Entretanto, o verde adianta que o governo não terá facilidade para ver aprovada a proposta, já que muitos vereadores desta legislatura foram contumazes municipalistas dos serviços. “Eu proponho uma audiência pública em todos os bairros, não dá só para os vereadores decidirem isso sozinhos. Eu vou até mais longe, acho que tem de ser feita uma consulta popular”, sugeriu Capel.

Os passivos e a eventual rejeição de alguns parlamentares não são os principais entraves para a celebração dessa fusão, cujo modelo de gestão ainda é uma incógnita. A Prefeitura não quer abrir mão da presidência da Saned. Por outro lado, a Sabesp estaria interessada em ter o controle da maioria dos membros do Conselho Consultivo, composto em sua maioria por petistas.

A junção entre as empresas começou a ser analisada no primeiro semestre de 2009, com data prevista para ser concretizada em junho daquele ano. Só que, devido a entraves judiciais que marcam a relação das empresas há anos, esse novo modelo de serviço passou a ser postergado desde junho último.

FONTE: Rodrigo Bruder - Jornal ABCD Maior

Um comentário:

Anônimo disse...

SÓ FALTA VOLTAR PARA SABESP!
PRA TERMOS UM SERVIÇO PRECÁRIO COMO ERA ANTES EM DIADEMA.