22 de abr. de 2010

Diadema reforça segurança com convênio com Pronasci

Por: Paula Cristina - JORNAL ABCD MAIOR

Iniciativa federal investiu R$ 30 mil na ação; prefeito promete pedido de mais câmeras para 2010

O prefeito de Diadema, Mario Reali (PT), inaugurou nesta quinta-feira (22/04) a ampliação do Centro Integrado de Videomonitoramento e início do funcionamento de oito monitores e câmeras de segurança para o municipio. Com o objetivo de reduzir a violência na cidade, a iniciativa é resultado de parceria com o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Ao todo, a ação custou R$ 30 mil, sendo metade do governo federal e metade dos cofres municipais.

“Com os novos monitores poderemos reduzir ainda mais a violência na cidade, além de darmos mais um passo em direção às novas tecnologias que existem nas principais metrópoles”, afirmou o prefeito. Além dos oito novos monitores de LCD 42", a verba foi destinada à reforma e ampliação do Centro Integrado de Videomonitoramento, que concentra as imagens das 64 câmeras espalhadas por locais apontados como estratégicos pelo Mapeamento da Criminalidade 24 horas por dia.

“Para este ano estamos prevendo o convênio para a chegada de 16 novas câmeras. O pedido formal já está preparado, agora iremos encaminhar ao governo federal”, declarou Reali. Representando o Pronasci São Paulo, Marisa Mascarenha também esteve na inauguração e explicou o processo para obtenção de novos recursos.

“Todos os anos o Pronasci seleciona algumas cidades para contemplar com as melhorias. Isso acontece de acordo com as necessidades e as parcerias com o município. Em 2009 Diadema não recebeu nenhum recurso do programa porque demos preferência aos municípios que acabaram de aderir”, explicou. O investimento dos oito monitores foi resultado de um convênio firmado em 2008 entre a cidade e o programa. “Depois de aceito, o Pronasci tem até dois anos para implementar os recursos”, acrescentou.

Sobre os novos pedidos, a representante afirmou que os municípios ainda podem enviar suas solicitações para investimentos para 2010 e Diadema, que havia mandando projetos em 2009 mas não foi contemplada, poderá tentar de novo. “Ainda estamos recebendo projetos dos municípios, eles podem inscrever novos ou reinscrever os que não passaram em 2009”, finalizou.

Nenhum comentário: