24 de mar. de 2010

Diadema Mais Educação tem aprovação superior a 80%

O programa Diadema Mais Educação tem aprovação superior a 80% na cidade, tanto entre pais e alunos quanto entre funcionários. Esse é um dos resultados da pesquisa realizada pela Secretaria de Educação de Diadema com 330 pessoas da comunidade escolar que participam do projeto. Responderam ao questionário pais, alunos, professores, articuladores, coordenação escolar, estagiários e mães educadoras comunitárias.

Entre os pais, 98% afirmaram que seus filhos comentam positivamente sobre o projeto em casa. Além disso, 86% dos responsáveis perceberam diferenças no desenvolvimento da criança e 80% acharam que o acompanhamento dos alunos está melhor. Quando questionados sobre o que há de melhor no programa, a maioria respondeu que é o fato de o filho passar mais tempo na escola para aprender e brincar.

Entre os comentários espontâneos dos alunos sobre o projeto estão “Aprendi mais” e “Os alunos agora brigam menos na escola”. Entre os professores do 1º e 2º ano, séries abrangidas pelo projeto, 77% avaliam positivamente o desenvolvimento geral das crianças após o início do programa. E os articuladores, professores que são a referência do programa em cada escola, destacaram a importância na qualidade do ensino.

Os estagiários, que desenvolvem as atividades, e os educadores comunitários, que auxiliam na logística do programa, responderam que o melhor está em oferecer oportunidades à criança e proporcionar aprendizado com as ações. Além disso, 100% dos coordenadores e diretores das escolas apontaram que os pais comentam positivamente sobre as atividades do programa e 90 % deles avaliam positivamente o desenvolvimento geral das crianças a partir do Mais Educação.

De acordo com a coordenadora do estudo, Ana Lúcia Sanches, o levantamento pretende direcionar as atividades previstas para esse ano, que tiveram início nesta terça-feira (23/03). Neste ano, o Diadema Mais Educação envolverá 11 escolas das regiões Sul e Oeste da cidade e poderá atingir 3,4 mil alunos. “Os resultados comprovaram que estamos no caminho certo e ratificaram a aposta da Administração de que a educação não é feita só na escola, mas também fora dela, integrando as crianças no bairro em que elas vivem”, destacou.

Formação - Embora as atividades com as crianças tenham recomeçado nesta terça-feira (23/03), a formação de aproximadamente 100 estagiários ocorre desde 15 de março, preparando-os para atuar nas quatro áreas estruturais do Mais Educação: cultura, esporte, pedagogia (letramento e matemática) e meio ambiente.

Também passarão por formação nos próximos dias as mães educadoras comunitárias que auxiliam na logística do projeto. Na quinta e sexta-feira (25 e 26/03), a partir das 10h, e em 1º de abril, às 11h30, haverá aulas inaugurais no Circo Escola, sendo que esta última marcará o lançamento oficial do Programa em 2010.

Projeto - O Programa Diadema Mais Educação é um projeto de educação integral que atende crianças de 6 e 7 anos, iniciado ainda em 2009. A proposta ampliou o tempo de aprendizagem dos alunos de quatro para sete horas diárias, sendo quatro horas de ensino regular e três com atividades culturais, esportivas, ambientais e de lazer.

Pela proposta, parques, centros culturais, complexos esportivos e outros espaços públicos e comunitários, além de ruas e avenidas dos bairros, transformaram-se em uma grande escola a céu aberto.

fonte: Camila Galvez - Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário: