27 de mai de 2009

EMTU recomeça obra de expansão em corredor de ônibus da região

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) publicou no último dia 23 o edital de concorrência pública para a contratação de empresa para a realização de projeto executivo e obras no corredor exclusivo de ônibus que vai completar a o Corredor São Mateus-Jabaquara, interligando o terminal de Diadema às linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no bairro do Brooklin, na Zona Sul da Capital. A expectativa é a de que o novo trecho, cujas obras foram iniciadas há mais de 10 anos, comece a operar no primeiro semestre do próximo ano, segundo expectativa da gestora do projeto na EMTU, Jane Aoki Alberto. 
A concorrência pública ainda está em fase de recurso, sendo que o consórcio que encaminhou a proposta mais barata fez orçamento de R$ 22,7 milhões. Segundo Jane, a construtora vencedora deverá construir 36 pontos de parada, plataformas de embarque, comunicação visual, paisagismo, recapeamento de faixas adjacentes e toda a sinalização do novo corredor. A obra deve começar ainda neste semestre e deve ser concluída até o primeiro semestre do ano que vem quando o trecho deve começar a operar.
O corredor tem extensão de 12 quilômetros e a expectativa é de que quando em funcionamento, deva atender a um público de 15 mil pessoas por dia. A gestora do projeto disse que inicialmente o trecho vai operar com ônibus movidos à diesel, e somente em uma segunda fase será implantado o sistema com ônibus elétricos. "Todo o projeto com as bases para os postes que vão sustentar a rede elétrica já está pronto e numa segunda etapa, que pode acontecer ainda no ano que vem, vamos passar a operar com os trólebus". Jane disse ainda que também já foi publicado o edital para a contratação de empresa para a instalação do sistema de trólebus entre os terminais Piraporinha (em Diadema) e Jabaquara (em São Paulo). Os ônibus elétricos circulam hoje somente entre Santo André e São Mateus, e entre São Bernardo e Piraporinha.

GEORGE GARCIA - ABC REPORTER

Nenhum comentário: