18 de jan. de 2012

EMPREENDEDOR DE DIADEMA É BOM EXEMPLO PARA O SEBRAE



Qualidade do serviço de Lima fez fama com propaganda boca a boca dos caminhoneiros. Foto de Luciano Vicioni
Qualidade do serviço de Lima fez fama com propaganda boca a boca dos caminhoneiros. Foto de Luciano Vicioni
 
Entidade avalia que os passos dados por dono de oficina foram corretos 

Uma oficina especializada em caminhões Volvo, em Diadema, transformou-se em caso de sucesso e foi considerada exemplo de empreendimento até mesmo para o Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas).  Isso porque, em apenas 12 anos de experiência como empresário, Carlos Roberto Lima melhorou a gestão administrativa de seu local de trabalho, ampliou o negócio e investiu em inovação e em políticas de sustentabilidade.

A Só FH Mecânica Especializada surgiu quando Lima se aposentou. Depois de trabalhar 15 anos na oficina autorizada da Volvo caminhões, ele decidiu que era o momento de abrir o próprio negócio. Hoje, sua empresa está mais estruturada e atende em média 60 caminhões por mês.

O início, no entanto, não foi fácil. Lima consertava veículos pesados de diversas marcas. A sede ficava em um pequeno espaço na favela Naval. “Muita gente tinha receio de deixar o caminhão naquele local”, disse.

Há sete anos, Lima está em um espaço maior. A equipe também aumentou. No inicio, eram apenas dois mecânicos. Agora, são dez, a maioria jovens de até 30 anos.

A preferência pelas pessoas mais novas é por causa da alta tecnologia encontrada, hoje, nos caminhões. Como estão com mais funções que auxiliam o motorista a dirigir, a mão de obra exige mais conhecimento. “Os jovens têm mais facilidade de aprender a mexer nas peças”, acredita.

Curiosidades
A mudança para o novo endereço permitiu que o empresário de Diadema criasse um laboratório para analisar a injeção eletrônica dos caminhões e fazer um diagnóstico preciso. Outro destaque fica por conta da política de sustentabilidade da oficina. “Temos um espaço para separar a água que lavamos as peças e panos com óleo e graxa”, afirmou. “Depois, uma empresa busca essa água para tratamento e, assim, não poluímos o meio ambiente”, complementou.

Grande parte dos clientes é do interior de São Paulo ou de outros estados, como o Paraná. A maioria transporta açúcar, grãos, combustível e produtos químicos. “Estamos localizados na rota de transporte desses caminhões. Todos nos conhecem por meio de indicação e se tornam clientes fiéis.”

O preço dos consertos varia de acordo com o tipo de serviço prestado, mas, em geral, o valor da mão de obra é de R$ 95 a hora.  “Os serviços são diversos entre motor, transmissão, freio, injeção eletrônica.”

De acordo com Lima, os cursos que fez no Sebrae, assim que abriu a empresa, auxiliou a ter uma visão ampliada do negócio. “Aprendi a mexer nas finanças, no visual da oficina, no planejamento, na otimização do preço e a adequar a nova estrutura às necessidades da empresa. Mudei o meu comportamento de empreendedor e, por isso, consegui crescer e melhorar o negócio.”

fonte:  Michelly Cyrilo - ABCD MAIOR

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao senhor Carlos Roberto Lima,contrariando muitos aposentados de Diadema que optam por abrir "butecos" irregulares.