7 de dez. de 2025

Praça da Moça Café a primeira loja foi aberta em 2021, em Diadema, na região do ABCD paulista. Quatro anos depois, a Praça da Moça se tornou uma franquia com 30 unidades.


O nascimento da Praça da Moça Café aconteceu em um dos piores momentos da vida do casal de executivos Diego e Tayla Sousa Neves.

À beira do burnout, no meio da pandemia da Covid-19 e se recuperando de um acidente de moto, eles decidiram que algo tinha de mudar.

"O que você quer fazer?", perguntou Diego. "Empreender?"

"Só se for com café", respondeu Tayla.

O diálogo aconteceu no final de 2020, e a primeira loja foi aberta em 2021, em Diadema, na região do ABCD paulista. Quatro anos depois, a Praça da Moça se tornou uma franquia com 30 unidades em três estados e prestes a chegar a mais dois. Projetam chegar a 43 nos próximos meses e 75 no final de 2026.

A escolha pelo café foi por associação afetiva. Nenhum dos dois tinha qualquer experiência prévia com a bebida, a não ser como consumidores. Mas a vida deles acontecia em cafeterias. Reuniões de trabalho, encontros com clientes ou momentos para relaxar. Pareceu natural buscar esse caminho.

"A gente estava acostumado a beber café. Mas era café ruim", brinca Diego.

O casal trabalhava na subsidiária brasileira da multinacional espanhola Telefónica, dona da Vivo. Diego coordenava departamento de experiência do cliente. Tayla estava na área de desenvolvimento de produtos.

Eles afirmam ter pesquisado tudo o que havia disponível sobre o mercado de café. Fizeram curso de barista e treinamentos. Acharam que o caminho poderia ser a franquia de alguma marca famosa. Conversaram com várias. Nenhuma os satisfez. Consideraram o modelo amarrado demais a conceitos que não funcionariam em todos os lugares.

Eles queriam criar algo do zero e fazer algo que lhes fizesse sentido.

"Por experiência própria, a gente sabia que as pessoas do mundo corporativo gostam de ir à cafeteria com um notebook para trabalhar, às vezes o dia inteiro. Foi daí que nasceu a ideia de ter um estilo diferente, que fosse nosso", diz Tayla.

O nome nasceu quando estavam na Praça da Moça, no Jardim do Parque, em Diadema, cidade da família de Tayla. Começaram a trocar ideias de como chamar o empreendimento. Nenhuma sugestão agradava aos dois.

"Eu disse que a nossa cafeteria tinha de reproduzir aquela sensação de pessoas à vontade, relaxadas, onde pudessem passar horas de lazer", completa ela.

O conceito passou a ser replicar um ambiente como o de uma praça. Dizem que utilizaram a teoria do terceiro lugar, criada pelo sociólogo norte-americano Ray Oldenburg. A ideia é que a vida equilibrada tem de ter a casa, o trabalho e um outro local escolhido para socializar e gastar horas informais.

"A gente quer ser esse terceiro lugar", concorda Diego.

O café é do tipo especial. A tipificação foi criada pela SCA (Specialty Coffee Association) na tabela de classificação da bebida. Tem uma nota superior a 80 em uma escala de 0 a 100. As xícaras são anatômicas, feitas de maneira artesanal. O café pode ser servido em taça, para reproduzir a experiência do vinho. A tábua para servir é de madeira, em formato de coração.

Depois de abrirem cinco unidades, começaram a ouvir perguntas se eram franquias.

"A gente respondia que não, até que resolvemos dizer que sim. Se as pessoas estavam perguntando, é porque havia demanda. Viramos franqueadores antes mesmo de ter a franquia formada. Começamos a ir atrás da documentação", completa ele.

Cada franquia da Praça da Moça custa de R$ 170 mil a R$ 219 mil dependendo da localização, se é quiosque ou loja.

O casal fez parceria com o Carrefour para instalação de lojas. Além da linha de café próprio, criaram a marca de geleia e vão lançar panetones. Estão no espaço de coworking do Allianz Parque, estádio do Palmeiras. Há projeto para unidades também no Parque São Jorge, sede do Corinthians, e na Neo Química Arena. Também estão em shopping centers.

Depois de virarem franqueadores, afirmam não querer ser o modelo que encontraram quando pensavam em comprar uma franquia.

"Uma loja nossa não é igual à outra. O franqueado tem liberdade para mudar algumas coisas. E temos produtos que nasceram de sugestão e observação deles. Como almoços congelados e massas no almoço, por exemplo. A gente acha que o relacionamento franqueado-franqueador é um casamento", lembra Tayla.

Os contratos são, inicialmente, de cinco anos. Eles dizem que também analisam o perfil do interessado para decidir se combina com o papel de dono de uma franquia da rede.

O próximo passo será comprar a fazenda em Carmo da Cachoeira, em Minas Gerais, o principal fornecedor de café da rede. Afirmam estarem negociando com produtores do local.

"A gente quer controlar todas as pontas do negócio. Já fazemos a torrefação, distribuição, venda… Falta plantar o nosso próprio café", finaliza Diego.

Raio-X - Praça da Moça

Criação: 2021
Cidade de origem: Diadema-SP
Unidades: 30 (em franquia)
Valor de cada franquia: Entre R$ 170 mil e R$ 219 mil
Principais concorrentes (em franquias de cafés): Fran's Café, Havanna, Casa Bauducco e Rei do Mate

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO

6 de dez. de 2025

DIADEMA PODE SER A PRIMEIRA CIDADE DO GRANDE ABC A TER UMA LOJA DO BUSCA BUSCA


Em novembro de 2024, Alex Ye, conhecido como “Chefe do Benefício” e proprietário do estabelecimento comercial “Busca Busca” — loja famosa nas redes sociais pelos vídeos virais e pela venda de produtos entre 10% e 30% mais baratos do que em grandes marketplaces — realizou uma enquete online perguntando qual cidade do Grande ABC deveria receber uma nova unidade da rede.

Após um ano, os planos podem sair do papel com a primeira unidade do Busca Busca no Grande ABC, na cidade de Diadema. Em contato com a TV São Bernardo, a secretária de Comunicação da cidade, Andrea Brock, afirmou que o diretor do Busca Busca esteve na Prefeitura para tratar da possibilidade de expansão do comércio no município.
A reunião ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, onde foram apresentadas algumas alternativas de áreas para a instalação da nova loja. O Busca Busca ainda irá avaliar as opções. Segundo a secretária de Comunicação, o representante da loja também visitou o prefeito Taka Yamauchi.
Busca Busca
Sucesso nas redes sociais e em São Paulo, o comércio de varejo e atacado comandado pelo empresário chinês se destaca pela venda de produtos entre 10% e 30% mais baratos, graças a fornecedores — todos da China. Com mais de 500 itens em cada loja, a rede possui três unidades em funcionamento: no Brás, em Santo Amaro e em São José dos Campos.

26 de nov. de 2025

Em 8 de dezembro, Diadema sopra as velas dos 66 anos, e tem atraído investimentos privados significativos.


Diadema tem atraído investimentos privados significativos, principalmente nos setores industrial, imobiliário e logístico, com a cidade se consolidando como um polo de destaque na indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) e no setor metalúrgico.
  • Setor Industrial: Diadema é reconhecida como a capital nacional da indústria de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), um setor que tem crescido continuamente na cidade, mesmo em períodos de retração em outras regiões. A cidade também possui um forte polo metalúrgico, com empresas de grande porte como Thyssenkrupp, Waelzholz Brasmetal,  Wickbold, Inbra Industrias Quimicas, Yaskawa Eletrico do Brasil, Krones do Brasil, ANDRITZ Schuler do Brasil, Autometal, Star Center, Itaesbra Indústria Mecânica,  Delga Industria e Comercio e Inylbra Industria e Comercio, Alianza Cosméticos, Lipson Cosméticos e Prolab Indústria Comércio Cosméticos.
  • Empreendimentos Imobiliários: O mercado imobiliário tem mostrado grande interesse em Diadema, com diversos lançamentos residenciais modernos. Empreendimentos como o Palazzo Locan, Sou Viver Diadema, Residencial Serraria I, Green Park Residence, Altos Diadema, Spot Diadema, Elleva Praça da Moça, Unik Imigrantes, Residencial Bela Coimbra, Vivere Locan e Avere Locan, indicam um mercado aquecido e a percepção de melhoria na segurança e infraestrutura da cidade.
  • Logística: A cidade conta com condomínios industriais e logísticos modernos, como o MBigucci Business Park Diadema, CityGate Diadema, Condomínio Cicap (Papaiz),  Centro Empresarial Georg Rexroth que já atraíram investimentos consideráveis no passado e no presente e reforçam a vocação logística da região.
  • Parcerias e Incentivos: A Prefeitura de Diadema e a Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE Diadema) trabalham em parceria para impulsionar o comércio e o desenvolvimento empresarial, oferecendo incentivos fiscais e promovendo a conexão entre indústrias e startups para inovação.
  • O crescimento de Diadema é orientado pelo Plano Desenvolve Diadema (PDD), que prevê investimentos totais de R$ 3,1 bilhões ao longo de 10 anos. Este plano, que envolve parcerias público-privadas e captação de recursos, visa preparar a cidade para transformações sociais, econômicas e tecnológicas, melhorando a infraestrutura urbana e de mobilidade para atrair ainda mais a iniciativa privada. 
  • Em resumo, Diadema tem vivenciado um período de desenvolvimento econômico notável, com a iniciativa privada investindo em diversos setores e contribuindo para a valorização e transformação da cidade. 
  • Diadema 10

21 de nov. de 2025

Fenômeno nas redes, loja Busca Busca sonda Diadema para nova unidade

A rede Busca Busca, fenômeno do varejo popular paulistano e sucesso absoluto nas redes sociais, está sondando Diadema para receber a próxima loja da marca. A informação foi confirmada ao Diário pela Prefeitura de Diadema, que afirmou ter realizado uma reunião com representantes da empresa para tratar da possibilidade de expansão na cidade.

Segundo a administração municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realizou um encontro entre o titular da pasta, Airton Aparecido da Silva, e responsáveis da loja, com o objetivo de discutir a abertura de uma unidade no município. A Prefeitura informou que a empresa “está em busca de um local adequado”, mas que detalhes sobre o andamento das negociações permanecem restritos e devem ser divulgados apenas pela própria rede.

A Prefeitura também disse não ter informações sobre a decisão final da empresa nem sobre eventuais alternativas avaliadas pela marca para a região.

Criada por Alex Ye — empresário que se tornou celebridade digital ao impulsionar a marca com vídeos virais — a Busca Busca acumula mais de 4,5 milhões de seguidores em suas plataformas e atrai mult

Atualmente, a rede possui três unidades em funcionamento: no Brás, na Rua Barão de Ladário, 566; em Santo Amaro, na Avenida Adolfo Pinheiro, 104; e em São José dos Campos, na Rua Sebastião Humel, 298.

Diário tentou contato com a empresa para comentar as negociações e possíveis prazos, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

fonte: DGABC


 

10 de out. de 2025

O Shopping Praça da Moça, em Diadema, anuncia uma série de inaugurações de lojas e reformas que visam aprimorar a experiência de compra dos consumidores até o final deste ano.


O Shopping Praça da Moça, em Diadema, está expandindo seu mix de lojas e serviços para melhorar a experiência dos clientes até o final de 2025. Entre as novidades anunciadas, destacam-se a inauguração de uma Smart Fit e a chegada do Juca Trampolim, além de outras lojas e serviços. 

Novas inaugurações
  • Smart Fit: Uma nova unidade da rede de academias, com mais de 1.200 m², passará a operar no shopping. Já é possível se cadastrar no plano de pré-venda pelo site da Smart Fit.
  • Juca Trampolim: A área de lazer e entretenimento contará com um espaço de quase 700 m² de trampolins e salão de festas, garantindo diversão para todas as idades.
  • Pet10: Esta será a primeira unidade da Pet10 na cidade de Diadema, oferecendo serviços de banho e tosa para cães e gatos, com foco no bem-estar dos animais.
  • Iconic: A loja de perfumes importados Iconic trará um portfólio de marcas como Armani, Lancôme e Dolce & Gabbana.
  • Acquazero: O serviço de lavagem automotiva ecológica Acquazero também se juntará ao shopping, proporcionando praticidade e eficiência aos clientes. 
Reformas e outras novidades
  • Além das novas lojas, o Clube Melissa passou por uma reforma completa, apresentando um novo visual e produtos exclusivos.
  • Outras marcas, como a Claro, também tiveram seus espaços repaginados.
  • O empreendimento tem reforçado seu papel como centro de lazer e compras na cidade, com a chegada constante de novas marcas.