23 de set. de 2012

Ital, de Diadema, amplia negócios para construção


O boom imobiliário, que impulsionou o segmento da construção civil nos últimos anos também deu forte impulso às vendas da empresa Ital, de Diadema, que se destaca no mercado de isolamentos térmicos e acústicos usados em condomínios, indústrias e estabelecimentos comerciais. A companhia registra expansão do faturamento da ordem de 30% ao ano desde 2007 e deve repetir esse ritmo neste ano.
Ao mesmo tempo em que as vendas aumentaram, a Ital triplicou sua estrutura física para atender à elevação da demanda. Há cinco anos, contava com 2.500 metros quadrados de galpão. Hoje já são 7.500 m² e prepara mais 2.700 m² para expandir.
Além da sede, que passou por reformas e tem atualmente 7.000 m² de área construída, conta com loja própria na via Anchieta, na Capital, voltada para atender pequenos instaladores com linha de produtos para ar-condicionado, e acaba de locar dois outros espaços em Diadema, um deles para estoques e outro em que vai funcionar, em breve, fábrica de dutos de ventilação.
O sócio Auro Pontes destaca que a Ital não é apenas distribuidora, mas também produz itens personalizados de acordo com a necessidade dos clientes. Hoje, 30% do volume de negócios vêm de produção própria e os restantes 70%, de operação comercial, como a área de importação, iniciada em 2011.
O executivo assinala ainda que o bom desempenho tem relação direta com o crescimento da construção civil, que representa mais de 80% dos negócios. Segmento ainda pouco conhecido do consumidor comum, o isolamento térmico e acústico é cada vez mais presente em empreendimentos, tanto residenciais, comerciais quanto industriais. Entre os isolantes que a Ital comercializa constam itens como lãs de vidro, lãs de rocha, fibras de cerâmica e borracha elastomérica, com diversos tipos de aplicação.
QUALIDADE - A empresa também tem reforçado seu quadro de funcionários e investido para aprimorar a qualidade da gestão. Com estrutura enxuta, contava com cerca de 40 empregados diretos há cinco anos, e hoje já são 95. Além disso, a companhia, que se orgulha de, há dois anos, não ocorrerem acidentes de trabalho com afastamento, está em fase final de implantação da certificação ISO 9001, que deve chegar em janeiro.
Companhia vai abrir fábrica de dutos
Fundada há 12 anos, a Ital é uma empresa familiar, dos irmãos Auro, Rhainer e Robson, e também cresce graças a parcerias comerciais com marcas internacionais de peso no segmento (entre elas, Isover, Rockfibras, Unifibras e Kaimann). Atualmente, investe R$ 1,2 milhão para a montagem da fábrica Ital Multidutos, que vai utilizar tecnologia inovadora, pertencente ao grupo Pal, sediado em Dubai e que está presente em mais de 40 países.
A planta fabril deve ser inaugurada até o fim do ano. Como parte do investimento, a Ital adquiriu máquina italiana, para a produção dos itens, que são montados com placas de poliuretano revestidas em alumínio. Esse material, segundo Auro, são 15% mais leves, mais fáceis de montar e também cerca de 15% mais baratos do que os dutos tradicionais, feitos em aço galvanizado.
Segundo o gerente de vendas da Pal, Rafael Doerlitz, as metas são ambiciosas no Brasil. A intenção é chegar, em 15 meses, a 30% da fatia do mercado nacional de dutos.  
fonte: 

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC

Vendas devem crescer até 15% no Dia da Crianças


Brinquedos, eletrônicos, roupas e sapatos. Essas são as opções favoritas dos pais, tios, avós e padrinhos na hora de presentear a garotada no Dia das Crianças, 12 de outubro.
Faltando 18 dias para a data, lojistas da região estão animados e projetam crescimento de até 15% nas vendas em relação ao mesmo período de 2011. O índice é esperado pelos comerciantes do Shopping Praça da Moça, em Diadema, e pelo Mauá Plaza Shopping, instalado na cidade mauaense.
O gerente geral do centro de compras em Diadema, Marcos Evangelho, conta que o fluxo de público também deve alavancar em 15% durante o período.
Nos shoppings, em específico, a criançada poderá desfrutar dos eventos infantis, com brincadeiras e bastante interação. "Nossa expectativa é bastante positiva para o Dia das Crianças. O evento no shopping e o mix de lojas vão estimular aumento de vendas e fluxo em relação ao mesmo período de 2011", diz Luiz Sobrinho, presidente da Associação dos Lojistas do Shopping ABC.
RUA - Representantes do comércio de rua da região são mais cautelosos em comparação com os centros de compras. Segundo o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, é esperado fomento entre 4% e 5% em comparação com a mesma data em 2011. Mas, segundo ele, este é um bom índice. Nos últimos cinco anos a data tem sido responsável por incrementar as vendas dos lojistas em 5%, ao ano. "Em 2011, o comércio de rua obteve uma alta de 8% nas comercializações ante 2010. No entanto, os consumidores estavam menos endividados, a facilidade ao crédito era maior e a economia brasileira estava mais aquecida", explica.
Por conta deste cenário, Moura conta que este ano as ‘lembrancinhas' serão a bola da vez. "Nada de presentes caros. A população quer guardar dinheiro para sanar dívidas no fim ano, momento em que temos muitas contas e impostos para quitar."
Ele acredita que o fluxo de consumidores se intensifique, a partir da primeira semana de outubro, pelas ruas do centro dos municípios que compõem o Grande ABC. "Esse momento é conhecido como fúria das compras", brinca.
O presidente da SOL (Sociedade Oliveira Lima) Helio Faber aposta que as comercializações no Dia das Crianças deste ano terá o mesmo desempenho do que em 2011. "É uma data importante, mas, por ficar próxima ao Natal, as pessoas não estarão dispostas a gastar muito", comenta. Segundo ele, o tíquete médio estimado para a data é de R$ 80. 
fonte: 

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC