7 de out. de 2013

Empresa tem presença garantida na Copa de 2014

Marina Brandão/DGABC
A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, está chegando e muita gente se prepara para ver os jogos de pertinho. Para uma empresa de Diadema, a Ital Multidutos, a presença já está garantida em diversos estádios: isso porque essa companhia, que produz e revende dutos de ventilação, forneceu material que equipa as instalações do Maracanã e da Arena Natal, entre outros.
 A empresa, que nasceu em 2000 para atuar na área de isolamento acústico e térmico, tem crescido, em média, 30% ao ano nos últimos seis anos, entre outros fatores, por se beneficiar da expansão do mercado da construção civil.
 Neste ano, o ritmo deverá permanecer favorável. Apesar da desaceleração da economia, o presidente da empresa, Auro Pontes, projeta alta de 16% nas vendas, percentual com o qual espera chegar aos R$ 40 milhões de faturamento em 2013.
CONSTRUÇÃO
 Além de obras em estádios, a companhia já atendeu processos construtivos de hospitais, shoppings e hotéis. Com a demanda em alta, neste ano, a fabricante investiu mais de R$ 1 milhão para a ampliação de sua área produtiva e para a aquisição de equipamentos destinados a aumentar a capacidade de industrialização dos produtos. A Ital, que contava com 13 mil m² de instalações, ganhou mais 1.200 m².
 Pontes afirma que as parcerias, com grupos internacionais, também ajudaram a impulsionar os resultados. Entre os parceiros estão a alemã Kaymann, que conta com mais de 25 anos de experiência nos mercados de tubos e mantas de borracha elastomérica (insumo para isolamento térmico), e a PAL, empresa criada na Itália há 45 anos que atua em mais de 40 países com sede em Dubai, detendo alta tecnologia para produção de linhas e sistemas de dutos para condução de ar-condicionado.
 Porém, ele destaca que a empresa não é apenas mero distribuidor. “Temos produção própria e capacidade para oferecer produtos personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente”, diz. Além de ampliar a capacidade, o quadro de funcionários também cresceu: hoje, são 140 funcionários. No ano passado, eram 95. O executivo assinala ainda que há muito espaço para crescer no mercado. A Ital fornece para mais de 300 clientes e tem representantes espalhados pelo País.
PROJETOS
 Entre os planos para seguir crescendo, Pontes afirma que um deles é a abertura de centros de distribuição no Rio de Janeiro e no Recife. Em relação a esta última capital, ele assinala que será ponta de lança para um mercado promissor e que segue em ritmo de crescimento: o Nordeste. 
fonte: Leone Farias - Diário do Grande ABC

Governo quer levar monotrilho para Diadema

Monotrilho1
Representantes do Governo do Estado de São Paulo prometem mais uma vez a chegada do Metrô na cidade de Diadema. Agora a proposta é uma continuação da Linha 18-Bronze, que sai da estação Tamanduateí, em São Paulo e vai até São Bernardo do Campo, com uma extensão adicional para a cidade. Só um detalhe: A linha ainda nem começou a ser construída.


Este trecho adicional faria parte da segunda etapa do empreendimento, que deverá ter obras iniciadas somente depois de 2015. A construção da primeira fase está prevista para começar no ano que vem, e contempla o trecho entre a capital paulista e São Bernardo . Anteriormente o governo estadual tinha outras 2 possibilidades para atender a cidade, sendo a expansão da Linha 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi) ou a mudança no traçado da futura Linha 20-Rosa (Lapa/Moema), cujo projeto prevê ampliação para o Rudge Ramos.

De acordo com o Jornal “Diário do Grande ABC”, o presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, afirmou que, após análises preliminares, a empresa concluiu que o mais viável seria esticar o traçado do monotrilho da linha 18. “É o que temos de mais adiantado nesse sentido. Depois do Alvarenga, em São Bernardo, a linha seguiria para Diadema. Já está no nosso mapa da rede futura”, firmou o gestor durante a 12ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas de São Paulo, realizado na sexta-feira no Memorial da América Latina, na Capital.

Do Alvarenga a extensão seria até o bairro Eldorado, em Diadema, com distância de aproximadamente cinco quilômetros. Até o Centro, o acréscimo é de cerca de sete quilômetros.

Concorrência com a Metra
Outra problemática seria uma possível concorrência do Monotrilho com o corredor ABD, atualmente operado pela concessionária Metra, o que, segundo o governo, pode gerar impasses administrativos. Em junho, o secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos, Peter Walker, admitiu que a ampliação do empreendimento representava “risco muito grande”.

O fato é que em muitos horários os trólebus da Metra estão cheios, inclusive aos finais de semana. O Governo não pode simplesmente ceder a interesses privados.

fonte: Renato Lobo - viatrolebus