8 de dez. de 2012

DIADEMA E MAUÁ EM FESTA



Na comemoração dos 53 anos neste sábado (08/12), Diadema programou uma série de entrega de obras, além de eventos culturais, educacionais e esportivos para festejar o aniversário. Desde o dia 2 de dezembro, já foram 10 atividades realizadas. Neste sábado, o destaque vai para a missa em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Igreja Matriz, às 8h.

Até o dia 20 deste mês, outras obras serão entregues pela Prefeitura, como os projetos Academia da Cidade, na Vila Socialista e no Bairro Sanko, e a reforma do Parque do Paço e do estádio municipal do Jardim Inamar. 

Em Mauá, a Prefeitura informou que terá como comemoração simbólica o evento Pedalada, domingo (09/12), às 9h, com saída do pátio da SSU (Secretaria de Serviços Urbanos), localizado na rua Cineasta Glauber Rocha, 70 , Jardim Cerqueira Leite. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Mauá com a Ascobike (Associação dos Condutores de Bicicletas de Mauá).


Nossa Senhora
As duas cidades celebram a autonomia político-administrativa no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, santa padroeira dos municípios. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as estimativas populacionais para o ano de 2012 revelam que Diadema ganhou 4.941 moradores desde o último censo, realizado em 2010, e foi de 386.039 para 390.980 habitantes. 
Aos 58 anos, Mauá, que vem registrando aumento da população acima da média regional e das demais cidades do ABCD, ganhou em dois anos 7.888 habitantes (1,9% de crescimento), passando a 425.169.
 


 Povoados de S. Bernardo originaram Diadema
 
Até a década de 1940, a região de Diadema era constituída por quatro povoados pertencentes a São Bernardo: Piraporinha, Eldorado, Taboão e Vila Conceição. 

Em 1925, com a criação da Billings, a região do Eldorado passou a despertar o interesse de moradores da Capital como opção de lazer. Apesar da proximidade com a Capital, até os anos 1950 a cidade pouco sentiu os efeitos das transformações produzidas pela industrialização em São Paulo.

Com o declínio do sistema de escoamento da produção, feito até então por eixos ferroviários, o governo passa a optar pelos circuitos rodoviários. A via Anchieta, inaugurada em 1947, representa uma nova fase da industrialização.

A emancipação político-administrativa da cidade veio em 1958. E em 1959, as primeiras eleições.
 


Ferrovia levou à autonomia de Mauá
 
As primeiras referências sobre o atual território de Mauá datam do século 18. Na época, a região que abrigava a área recebeu a denominação indígena de Cassaquera (Cercados Velhos).

 Com o tempo, a localidade tornou-se passagem obrigatória para os povoados de Pilar e São Bernardo. Em 1856 foi aprovado o decreto que permitiu a formação de uma companhia para a construção de estrada de ferro e concedeu ao Barão de Mauá o direito de construir e explorar a ferrovia por 90 anos. A expansão industrial chegava a passos largos.

Em 1883 foi inaugurada na então Vila do Pilar a Estação do Pilar, que em 1926 passou a chamar-se Estação Mauá. O plebiscito que permitiu a população optar pela autonomia do distrito ocorreu em 1953. 


fonte: Angela de Paula - ABCD MAIOR

Mauá e Diadema comemoram aniversários hoje sem festa


Diadema e Mauá irão comemorar seus aniversários hoje sem festa. As duas cidades vão na contramão de outros municípios do Grande ABC, como Santo André, São Bernardo e São Caetano, que neste ano organizaram grandes shows com artistas famosos para celebrar a data. Isso ocorre justamente no fim dos mandatos de Oswaldo Dias (PT), em Mauá, e Mário Reali (PT), em Diadema. Em 2011, o dia 8 de dezembro foi marcado por várias atrações gratuitas dedicadas aos moradores das cidades.
Em Mauá, os 58 anos passarão em branco. Segundo a Prefeitura, não haverá nenhuma festa comemorativa hoje. Somente amanhã, às 9h, será realizado passeio ciclístico pelas ruas da cidade, organizado pela Ascobike (Associação dos Condutores de Bicicleta) em parceria com a administração municipal. No ano passado, o grupo Originais do Samba se apresentou no Teatro Municipal.
Diadema, que completa 53 anos, realizará missa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, na igreja Matriz, localizada na Praça da Matriz, às 8h. Reali estará presente na celebração religiosa.
Também como ato de aniversário da cidade, está marcada para às 11h30 a entrega simbólica da decoração natalina do município, que foi feita por meio de parceria entre Prefeitura e ACE Diadema (Associação Comercial e Empresarial). As guirlandas poderão ser encontradas nas principais ruas do Centro e a Casa do Papai-Noel ficará instalada na Praça Castelo Branco.
Em 2011, a dupla mineira Victor & Leo, que se apresentou na Praça da Moça, foi o destaque da comemoração de aniversário. Os grupos Turma do Pagode e Katinguelê, além de outros artistas, também fizeram shows no município.
fonte: DGABC