3 de nov. de 2013

Empresa amplia número de ônibus no Corredor ABD e capacidade de atendimento a passageiros sobe em 30%

A Metra colocou 50 novos ônibus para circular nos 33 km do Corredor ABD, que liga São Mateus, na zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara, na zona Sul da Capital Paulista, passando pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, além da extensão entre Diadema-Estação Berrini, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona Sul de São Paulo. Com isso, a empresa aumentou sua capacidade de transporte de passageiros em 30%.
 
A novidade inclui 20 trólebus e 30 ônibus superarticulados – com 23 metros de comprimento cada um. Estes comportam até 160 passageiros, sendo 70 sentados. Ar condicionado, poltronas com encosto para cabeça, iluminação led, tomadas internas para os passageiros carregarem celulares, notbooks e outros aparelhos, além de vidros panorâmicos, fazem parte da configuração destes novos veículos. Além de contar com um motor (Euro 5) que emite menos poluentes que os convencionais. Segundo a Metra, foram investidos R$ 30 milhões só com os superarticulados.
 
Já os 20 trólebus, que têm 18 metros de comprimento, possuem os mesmos itens dos superarticulados, mas não emitem nenhum poluente na operação. Como diferencial, têm baterias de armazenamento de energia, que possibilitam o deslocamento do trólebus por aproximadamente dez quilômetros após uma eventual interrupção de fornecimento de energia elétrica, evitando transtornos e/ou eventuais problemas na rede.
 
Os novos ônibus da Metra estão em circulação desde o final do mês de maio. Por mês, cerca de 5,5 milhões de passageiros são atendidos pela empresa.

fonte: http://www.segs.com.br
 

A construção de dois viadutos em Diadema


Foto: Mauro Pedroso
Nesta quinta-feira (31), o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), apresentou aos diretores da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), projetos para melhorar a mobilidade na cidade, além de solicitar cessão de uso de algumas áreas de responsabilidade da agência, protocolando ofício do gabinete da Prefeitura.
Entre as solicitações estão: a construção de dois viadutos um na Avenida Sete de Setembro com a Av. Roberto Gordon e outro na Av. Dona Ruyce Ferraz Alvim; ocupar a área sob a ponte da Rodovia dos Imigrantes; ampliação do viaduto ou passarela na Av. Prestes Maia; construção de área de lazer no Jardim Arco Íris; e instalar um Ecoponto na Rua Mozart principal local de descartes.
O prefeito comentou sobre a ocupação irregular nestes locais e a necessidade de torná-las de utilidade pública. "As áreas que estamos solicitando já foram desocupadas pela Ecovias, mas as famílias acabaram retornando".


Foi abordado também o problema de congestionamento nas áreas industriais da cidade. "Diadema está sofrendo com congestionamento. O trânsito afunila e faz a cidade parar. Os viadutos são essenciais".

Os diretores da ARTESP informaram que é necessário realizar um estudo de cada solicitação para verificar a viabilidade da execução das obras.

fonte: REPÓRTER DIÁRIO