29 de jun. de 2009

TODO DIA, GRANDE INAUGURAÇÃO, EM BREVE


COMO HAVIAMOS ANUNCIADO A TEMPOS ATRÁS E SE CONFIRMA AGORA, COM A PUBLICIDADE VEÍCULADA NO DIADEMA JORNAL DO DOMINGO (28/06/09), VEJA ACIMA.

27 de jun. de 2009

Montadora Haobao vai se mudar para a região

A montadora de motocicletas Haobao, que tem fábrica na Zona Franca de Manaus (AM), vai transferir seu departamento comercial, centro técnico e o departamento de peças da capital do Amazonas para o Grande ABC até o fim do ano.

A empresa, cuja matriz mundial fica na China e que comercializa no Brasil em torno de 700 motos por mês (0,5% de participação no mercado nacional), faz a mudança com o objetivo de acelerar sua expansão no País.

Segundo o diretor comercial, Mauro Angeli, já há prospecção de espaços para a transferência em São Bernardo, São Caetano ou Diadema. O investimento não será alto, mas o executivo destacou que todo o faturamento será feito pela região, o que trará benefícios em termos de arrecadação de tributos para o Grande ABC.

Dentre os fatores que levam a empresa a tomar a decisão estão o de se aproximar do principal mercado consumidor do País (a região metropolitana de São Paulo, que responde por quase 25% das vendas do setor) e ficar mais próximo também da rede de fornecedores de motopeças, muitas delas localizadas nos sete municípios.

A proximidade com o Porto de Santos e a construção do trecho Sul do Rodoanel, que facilitará o escoamento dos produtos, também foram destacados pelo executivo como pontos que justificam a escolha.

META - A fabricante tem meta de chegar a 1% de participação no ano que vem. Para isso, além da transferência das operações, a companhia quer ampliar a rede de revendas.

No Grande ABC, há desde maio três concessionárias autorizadas da marca (em São Bernardo, Diadema e São Caetano), que pertencem ao grupo Motolab.

Os planos da rede são ter mais duas lojas na região, em Santo André e Mauá, até o fim do ano. Segundo o gerente geral da Motolab, José Emanuel Lemes, o grupo deve investir de R$ 600 mil a R$ 700 mil na abertura das unidades e na reforma e adequação dos estabelecimentos existentes para o visual da Haobao. Ele espera chegar ao fim do ano com a comercialização de 150 motos por mês no Grande ABC.

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC

EMTU recebe propostas para eletrificação de corredor

Diário do Grande ABC

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) recebeu nesta semana envelopes com propostas de preços e os documentos de habilitação das empresas que participam da licitação para eletrificar o trecho Piraporinha-Jabaquara do Corredor Metropolitano ABD.

Três empresas estão participando da concorrência pública: Tejofran de Saneamento e Serviços, Terwan Engenharia de Eletricidade e Consórcio Tiisa-MPO. A empresa contratada fará as obras de instalação da rede aérea eletrificada no Corredor Metropolitano ABD, o que viabilizará a operação total do sistema com a tecnologia trólebus (ônibus elétrico).

As intervenções serão feitas no trecho de 11 quilômetros entre os terminais Piraporinha, em Diadema, e Jabaquara, em São Paulo. As obras, que vão durar 10 meses, devem começar no segundo semestre.

Poupatempo que servirá a Diadema será inaugurado só em 2010

André Vieira
Do Diário do Grande ABC

Anunciado no ano passado e inicialmente esperado para ser inaugurado em 2009, o posto do Poupatempo no bairro Cidade Ademar, na Capital, distante cerca de um quilômetro da divisa com Diadema, entrará em funcionamento somente em 2010. A agência será instalada na Avenida Cupecê, em área de 2.000 metros quadrados que pertencia ao município de São Paulo e foi doada ao governo do Estado. A expectativa é que o local atenda, diariamente, cerca de 4.000 mil pessoas, grande parte de moradores do Grande ABC.

Segundo o Poupatempo, a previsão de inauguração do posto foi alterada em virtude da necessidade de revisar o projeto executivo de arquitetura e engenharia, em razão de uma galeria de águas pluviais que passa embaixo do terreno.

A proposta final para a construção da unidade está em fase de conclusão. Sem especificar a data do início e término do processo licitatório e o começo das obras, o governo do Estado informou que a unidade em Cidade Ademar deverá ser entregue ainda no primeiro semestre do próximo ano.

A previsão de investimento na agência é de R$ 20 milhões, que deverão ser empenhados em 60 meses. O valor compreende o investimento para a implantação e o custeio da manutenção por cinco anos.

Além do benefício pela proximidade da divisa entre as cidades, a população do Grande ABC terá acesso facilitado ao posto pelo transporte público. Depois de inaugurado, o corredor Diadema-Brooklin circulará por via paralela e deverá ter um ponto de parada nos arredores.

Aberto em junho de 2001, o Poupatempo de São Bernardo, no Centro, é o único posto instalado na região. Recebendo moradores das sete cidades, o prédio realiza cerca de 14 mil atendimentos diários.

Santo André - Cotada para ser uma das cidades contempladas na segunda fase do Plano de Expansão do Poupatempo, Santo André ofereceu para análise duas áreas que potencialmente poderiam abrigar a unidade do município. Sem apresentar o resultado da avaliação, o governo do Estado informou que vistoriou os imóveis.

Uma das opções é o prédio do Instituto de Previdência, localizado na Rua Primeiro de Maio, próximo à Praça Quarto Centenário, no Centro. A outra alternativa é o prédio da Cooperativa da Volkswagen, instalada na Rua Coronel Seabra, na Vila Alzira.

Estado fecha posto fiscal em Diadema

Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC

Contribuintes que procuraram ontem o posto fiscal da Secretaria da Fazenda em Diadema a partir das 16h não puderam ser atendidos por conta do fechamento inesperado do local, que normalmente funcionava até às 16h30.

A Secretaria da Fazenda informou por meio de nota que o posto, localizado na Avenida Nossa Senhora das Vitórias, 45, Centro, ficará fechado por tempo indeterminado para a realização de obras no imóvel.

"Técnicos da própria secretaria constataram rachaduras em vigas que dão sustentação a uma laje de forro que podem comprometer a estrutura do imóvel e a segurança dos servidores", apontava o parecer do órgão.

No posto trabalham cerca de 10 funcionários públicos entre fiscais de renda e técnicos tributários que prestavam o atendimento a cerca de 50 contribuintes diariamente.

"É mentira, não há nada de errado com o prédio, eles querem é deixar de atender a população do município", reclamava o presidente da Câmara de Vereadores de Diadema, Manuel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), que esteve ontem no local, juntamente com outros vereadores protestando contra o fechamento do posto.

Quem foi ao local perdeu tempo e ficou frustrado por não poder ser atendido. "Vim do Jabaquara até aqui para resolver um problema com a minha senha do programa Nota Fiscal Paulista e me disseram que o posto estava fechado", reclamava a técnica contábil, Maria Helena de Lima, de 57 anos.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, a partir de segunda-feira, 29, o atendimento aos contribuintes de Diadema passa a ser realizado das 9h às 16h30 no posto fiscal de Santo André, na Rua Campos Sales, 408. Ainda não há previsão de quando o posto de Diadema será reaberto.

26 de jun. de 2009

ABCD deve render R$ 600 milhões à Rossi

Construtora espera entregar 3,5 mil unidades habitacionais na Região nos próximos anos

A construtora Rossi está ampliando seus negócios no ABCD por conta, principalmente, da migração de moradores da Capital. Nos próximos anos, a companhia tem estimativa de entregar 3,5 mil unidades habitacionais na Região. A estimativa é que a soma do valor da venda destas unidades renda à companhia cerca de R$ 600 milhões.

Somente as oito torres do empreendimento de médio e alto padrão que estão sendo erguidas na avenida Kennedy, em São Caetano, no espaço de um antigo pátio da GM (General Motors) de 43,8 mil m², tem VGV (Valor Geral de Venda) estimado em R$ 350 milhões. Os preços do apartamentos do conjunto, que variam de 90 m² a 180 m², vão de R$ 350 mil a R$ 700 mil.

Para o diretor da Região de São Paulo da Rossi, Marcelo Dadian, a proximidade com a Capital facilita a migração de moradores de São Paulo. “Temos muitos clientes das imediações de bairros como Vila Prudente e Ipiranga, que compraram apartamentos no empreendimento”, afirmou. O diretor destaca que o Pateo Catalunya também atraiu moradores de outras cidades do ABCD.

Com as obras dentro do prazo, os 700 apartamentos do empreendimento deverão ser entregues em janeiro de 2011.

Investimentos - Além do aglomerado de torres de São Caetano, a Rossi deverá lançar nos próximos anos um empreendimento popular em Santo André, com capacidade para 1,5 mil unidades habitacionais, outro em São Bernardo, na avenida Miro Vetorazzo, com outras 700 unidades. De acordo com o diretor da companhia, ainda há outro projeto aprovado no bairro Cerâmica, em São Caetano, que receberá 400 apartamentos, e uma construção em estudo para Diadema.

De acordo com Dadian, o sucesso dos empreendimentos na Região e o potencial para a criação de novas obras fazem a Rossi estudar a elaboração de mais projetos para o ABCD. “Continuamos acreditando na Região, que tem oferecido bons produtos e bons resultados para a construtora”, encerra.

Vinicius Morende - JORNAL ABCD MAIOR




24 de jun. de 2009

Subway comemora sucesso na região

Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC

A rede de lanchonetes Subway já comemora sucesso no Grande ABC, mesmo em ano de fortes abalos econômicos por conta da crise financeira internacional. Com 11 lojas na região e mais cinco em construção, a rede está a um passo de alcançar a sua meta de 2009 para a região.

Serão duas novas unidades em São Bernardo, uma em Santo André, uma em Mauá e outra em Diadema. O crescimento não foi surpresa para Jaderson Lima, agente de desenvolvimento do Subway para o Grande ABC. "Entramos com força na região com a certeza de que teríamos sucesso", afirma. "Temos aqui uma grande falta de opção em fast foods saudáveis."

Foi em busca dessa demanda reprimida que desde 2008 a empresa estipulou como meta a abertura de 20 lojas até o final deste ano.

"Terminaremos o ano como a maior rede de fast food no Grande ABC tanto em número de lojas como em satisfação dos consumidores", detalha Lima. O agente estima que dentro de dois anos a rede será a número um no País, superando o número de lojas do Mc Donald''s. Atualmente o Subway conta com 31.000 restaurantes em todo o mundo.

Para os franqueados o negócio rende bons resultados. A abertura de uma unidade do Subway custa a partir de R$ 200 mil e 8% do faturamento da unidade vai para a franqueadora, como pagamento de royalties e manutenção. "A maior parte dos franqueados da região está partindo para a segunda loja".

COMEMORAÇÃO - Para brindar o crescimento, ontem, durante todo o dia as lojas da região participaram do chamado Bogo Day (sigla em inglês para "dia do compre um, leve um") . Na promoção, cada cliente que comprou um sanduíche ganhou outro com mesmo recheio ou de valor inferior.

Parceria com shopping gera emprego para mais de 200 em Diadema

Do Diário OnLine

Por meio do CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda), 249 pessoas conseguiram emprego no Shopping Praça da Moça, em Diadema, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do município. As contratações foram resultado de uma parceria com os lojistas, que encaminharam pedido de 582 contratações. Os candidatos passaram por seleção e, dos 249 colocados, 80% são de moradores de Diadema.

Além das vagas do shopping, nos últimos cinco meses o Centro Público de Diadema captou 4.624 vagas de emprego. Em abril, o número de vagas disponibilizadas foi de 1.249, o segundo mês com melhor captação este ano.

O CPETR de Diadema é um serviço da prefeitura realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. Além das captações de vagas, cadastramento e intermediação de mão de obra, o centro oferece cursos de requalificação profissional e também emite carteira de trabalho.

O centro está localizado na avenida Nossa Senhora das Vitórias, 249, Centro, e atende de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

22 de jun. de 2009

Vivenda do Camarão inaugura novas unidades e anuncia 100ª loja

A Vivenda do Camarão, rede de frutos do mar, anuncia a abertura de nove unidades, atingindo um total de 98 lojas, e se prepara para comemorar a marca de 100 lojas em operação. Os novos restaurantes estão situados no estado de São Paulo, Brasília, Curitiba e Goiás. A expansão integra o momento positivo que a rede vem apresentando: prestes a completar 25 anos no dia 12 de junho, a Vivenda também inaugurou recentemente uma unidade no formato Delivery e entrou no segmento de food service, oferecendo uma linha de produtos para canais como hotéis, motéis, cozinhas industriais e restaurantes.

Inaugurações

Em São Paulo, duas inaugurações já aconteceram: no Shopping Taboão (em Taboão da Serra) e no Shopping Praça da Moça (em Diadema). Nas próximas semanas, lojas da Vivenda também serão abertas no Shopping União de Osasco (em Osasco), no Taubaté Shopping (em Taubaté) e no Shopping Tívoli (em Americana). Já em Goiânia, uma nova loja da marca será inaugurada no Goiânia Shopping na primeira quinzena do mês. Até Julho ainda teremos inaugurações no Boulevard Brasília (Brasilia) prevista para o dia 25 de Junho, o Premium Outlet (Itu) também prevista para o mesmo dia, e Shoppuing Estação (Curitiba) para o dia 5 de Julho.

Editora Empreendedor


21 de jun. de 2009

VENHA MORAR PRÓXIMO AO SHOPPING PRAÇA DA MOÇA


RUA WASHINGTON LUIZ Nº 118

OBRA DO CAMPUS DA UNIFESP EM DIADEMA COMEÇA EM 2010



Prédio provisório do campus Diadema da Unifesp: licitação do prédio permanente não foi concluída. Foto: Luciano Vicioni




As obras do campus definitivo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Diadema irão começar apenas em fevereiro de 2010. Uma série de problemas com licitações impediram que a universidade cumprisse o prazo anterior, de iniciar a construção ainda no primeiro semestre deste ano, de acordo com a Unifesp. A licitação para escolha da construtora foi aberta em 29 de dezembro do ano passado e seis meses depois ainda não tem vencedora.

Em janeiro, o coordenador de Desenvolvimento e Expansão da Unifesp, Paulo Bandiera Paiva, afirmou ao ABCD MAIOR que o processo de escolha levaria apenas 40 dias, possibilitando que as obras começassem em seguida.

O campus ficará em uma área próxima à represa Billings, no Sítio Morungaba, e por isso depende também de licenças da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. A universidade tem uma autorização provisória, e ainda precisa de um novo documento. Para isso, estão sendo feitas algumas modificações no projeto arquitetônico.

Com a formatura da primeira turma da Unifesp de Diadema marcada para o fim do próximo ano, os estudantes não têm mais esperanças de conhecer o prédio definitivo. “Tenho certeza que minha turma, que é a primeira do campus, não terá aulas no prédio definitivo. O problema é que a estrutura que temos hoje não conta com laboratórios de pesquisa. Estamos atrás de outras faculdades que investem em novos projetos de pesquisa”, afirmou o estudante de Biologia, Felipe Giglio, 20 anos.

As aulas na Unifesp começaram em um prédio provisório cedido pela Prefeitura de Diadema em 2007 para os cursos de Farmácia/Bioquímica, Ciências Biológicas, Química e Engenharia Química. Em novembro do ano passado, cerca de 400 estudantes realizaram paralisações por causa da falta de estrutura para aulas de laboratório. Na ocasião, a Prefeitura aprovou o empréstimo de um novo espaço, onde são realizadas as aulas atualmente. O primeiro prédio provisório ficou apenas como laboratório didático. Mas os estudantes reclamam ainda da ausência dos laboratórios para pesquisa.

“Os prédios provisórios funcionam como muletas, parece que afastam a possibilidade do prédio definitivo, com estruturas ideais, ser construído. Quando entrei, a promessa era que ficaria pronto este ano”, lembrou Giglio.

Outra dificuldade encarada pelos universitários é a distância entre os dois prédios provisórios, um na região central e o segundo no Bairro Eldorado. “A cada aula, precisamos utilizar transporte para chegar às salas”, explicou o estudante.

Conforja será novo prédio provisório - A Unifesp adquiriu um terceiro prédio para servir provisoriamente aos estudantes de Diadema até que o campus definitivo esteja pronto.
A universidade comprou um prédio da massa falida da Conforja, no Centro. O espaço, que ainda não tem data para ser reformado, servirá para aulas didáticas e laboratórios, que devem ser destinados à pesquisa.

As obras do primeiro prédio provisório em Diadema, no Bairro Eldorado, continuam paralisadas. Em setembro do ano passado, a Curadoria de Fundações do Ministério Público pediu o embargo da construção de novos laboratórios e do anfiteatro.

A obra era realizada pela FAP (Fundação de Apoio à Unifesp), que foi proibida de intermediar contratos da universidade.

Por: Vanessa Selicani - abcdmaior

20 de jun. de 2009

Societá no Shopping Praça da Moça


Instalado no mais novo shopping de São Paulo, na cidade de Diadema a rede de salões Societá inaugura o seu terceiro salão, e marca o inicio da parceria com a Teles Informática adotando o software Teles Hair Solution para esta nova unidade, com a rede em plena expansão os sócios buscam no software uma ferramenta robusta, completa e ao mesmo tempo plenamente customizavel.

Shoppings direcionam aportes para os municípios menores

SÃO PAULO - Para ganhar capilaridade, as administradoras de shopping centers passaram a direcionar mais seus investimentos para as cidades com população média de 200 mil habitantes, especialmente no interior do País. Levantamento conduzido pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e pela firma de consultoria Deloitte aponta a que, dos 37 malls com inauguração prevista até ano que vem, 20 serão instalados em regiões interioranas. Especialistas ponderam que ao avançar para cidades menores, as empresas fazem investimentos menos volumosos, porém, com maior assertividade, pois fogem da canibalização do setor.

São 26 as unidades cuja inauguração está prevista para este ano, mas só seis abriram as portas no primeiro semestre. "As demais inaugurações deverão ocorrer pontualmente no decorrer dos próximos meses", acredita Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

Devido a mais da metade dos empreendimentos em construção estar localizada em municípios com população média de 200 mil habitantes, o investimento de R$ 1 bilhão previsto para 2009 será inferior quando comparado ao do ano passado. A Alshop estima que ainda serão aportados R$ 750 milhões na indústria de shopping centers nos próximos meses, como saldo restante ao investimento global do setor.

Uma operadora que concentrará esforços neste mercado é a AD Shopping, que contratou uma pesquisa para mapear 20 oportunidades de negócios, principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pará. Segundo o diretor-geral Hélcio Povoa, a meta é converter pelo menos 30% dessas análises em projetos, ou seja, sete novos malls. "Percebemos essa possibilidade há três anos, mas agora estamos acelerando, com cinco projetos em andamento no interior paulista, em cidades como Pindamonhangaba e Botucatu", comenta Povoa. Ele lembra também a falta de espaço nas grandes cidades para a construção de shoppings, o alto custo dos terrenos e a alta concorrência como fatores de migração para essas localidades.

O executivo da AD Shopping destaca que nos cinco projetos serão desembolsados R$ 320 milhões, metade proveniente de capital próprio e o restante oriundo provavelmente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Povoa compara que para a construção do Shopping Praça da Moça, em Diadema, região metropolitana de São Paulo, com 30 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), investiu R$ 160 milhões, enquanto o projeto de Pindamonhangaba, com 20 mil metros quadrados de ABL, consumirá perto de R$ 40 milhões.

A Região Norte tem sido outro alvo da companhia, que no último mês de março assumiu a gestão do Millennium Center, em Manaus (AM), atingindo 24 empreendimentos sob seu comando. Mas é na cidade de Santarém (PA), que será lançado em julho um projeto orçado em R$ 80 milhões. Sobre os resultados do primeiro semestre, Hélcio Povoa vê resultados até 7% maiores em relação aos do mesmo período de 2008.

Para Altair Rossato, líder da área de Varejo na Deloitte, as administradoras de shoppings pulverizam seu risco ao avançar em outras cidades, além de não canibalizar outros empreendimentos. "É importante avaliar o potencial econômico no entorno da região em que se vai investir."

Regionalização

Outra empresa que também mira na regionalização é a Aliansce Shoppings Centers, que segundo fontes do mercado, negocia a venda da participação da sócia norte-americana General Growth Properties (GGP) à BR Malls. Segundo Ricardo Visco, diretor regional da empresa, oito de seus 18 shoppings em funcionamento estão localizados no interior dos estados.

Visco diz que outros um mall está na fase de projeto, o Boulevard Shopping Campos (RJ) e outro deverá ser inaugurado nos próximos meses, o Boulevard Shopping Belém (PA). Os valores dos investimentos não são revelados, mas ao longo dos próximos cinco anos a Aliansce aplicará R$ 500 milhões na construção e modernização de empreendimentos no Rio de Janeiro, atualmente, seu principal mercado.

"Existem capitais preparadas para receber novos shoppings, mas não podemos perder de vista as cidades do interior, também muito importantes para o desenvolvimento do varejo", pontua o diretor regional. O executivo relata ainda que nenhum projeto foi abortado em consequência da crise financeira.

Alexandre Melo - DCI

17 de jun. de 2009

Uniformes só no próximo semestre

Kelly Zucatelli
Vivian Costa - DGABC

O primeiro semestre de 2009 praticamente acabou e muitos alunos das redes públicas do Grande ABC continuam sem uniforme novo. As prefeituras afirmam que estão dentro do prazo.

Para as crianças de Mauá não há nenhuma expectativa para entrega dos kits. Em fevereiro, a administração municipal informou que não haveria previsão para a distribuição. "Estamos esquecidos aqui nessa escola. Ninguém disse nada sobre esse assunto", lamentou a dona de casa Claudia Batista da Silva, que tem filhos estudando na escola Cora Coralina, no Jardim Bom Retiro.

Em Santo André, segundo a Prefeitura, os kits devem ser entregues nos últimos seis meses do ano, mas a administração não especificou quando.

A Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo informa que os uniformes serão entregues no começo do próximo semestre para os 85,6 mil alunos. A secretária de Educação e Cultura, Cleuza Repulho, afirma que o novo uniforme será diferente, mas não detalhou as alterações. " Vai haver algumas mudanças, mas não posso adiantar porque não batemos o martelo."

Em Ribeirão Pires, a promessa para os uniformes é para agosto. A Prefeitura afirma que já abriu licitação para a compra dos kits.

Para Paulo Neves, da Apeoesp (sindicato de professores da rede pública), as crianças são prejudicadas. "Infelizmente muitos alunos dependem do uniforme para ir à escola. Ainda mais neste frio. Se não estiverem bem agasalhados podem ter seu rendimento prejudicado."

Distribuídos - Diadema foi a primeira cidade a concluir a entrega de uniformes, em 15 de maio, para todos os 29 mil alunos da rede. O investimento foi de R$ 4 milhões.

A Prefeitura de São Caetano alega que no decorrer desta semana entregará os kits aos 18 mil alunos. Em março, as amostras de tecidos das empresas selecionadas foram analisadas em laboratório, que testou coloração, tipos de malha e resistência. A administração municipal afirma ainda que todos os alunos da rede estão uniformizados, porque as escolas costumam ter algumas peças em estoque para suprir necessidade de novos alunos, crianças que crescem ou acidentalmente danificam a roupa.

Crianças usam roupas emprestadas

Sem uniforme novo, os pais têm de improvisar para que as crianças vão para escola vestidas apropriadamente.

Segundo Alessandra Trovati, cujo filho estuda na Emeb Caetano de Campos, em São Bernardo, a roupa usada pela filha ainda é o mesmo do ano passado. Carla Cristina Soares Bento afirma que sua filha, que entrou na mesma escola neste ano, só recebeu parte do uniforme. "Me deram apenas uma jaqueta e duas camisetas. Enquanto isso, as calças jeans dela estão se acabando."

O filho de Cristiane Gomes da Silva, que entrou neste ano na Emeb Professora Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, em Jordanópolis, São Bernardo ganhou de um vizinho o kit usado neste ano.

Carla Amorin manda a filha para a escola sem uniforme. "Ela não recebeu porque entrou neste ano na escola. A diretora pediu seus números em fevereiro e quando vier o uniforme tudo vai estar diferente."

Em Santo André, Rony da Silva Spacca afirma que as preparações para os kits das filhas, que estudam na escola Tarsila do Amaral, já foram feitas, mas nada de previsão de entrega. "Tiraram as medidas das minhas filhas há duas semanas, mas informaram que os uniformes só virão no segundo semestre."

Pela falta de previsão no fornecimento dos agasalhos, alguns pais resolveram mandar fazê-los por conta própria. "Gastei cerca de R$ 150 para comprar novos uniformes para os meus filhos", conta Andréia Degrande, mãe de alunos da escola andreense Demercindo da Costa Brandão.

Drogaria São Paulo aprimora movimentação de mercadorias com solução da Seal Tecnologia

A Drogaria São Paulo, líder no mercado de drogarias no Estado de São Paulo, realiza a movimentação de mercadorias em seus dois centros de distribuição no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), e no município de Diadema (SP). Nesses locais, diversos produtos como medicamentos, itens de perfumaria, alimentos e correlatos são recebidos das fábricas, conferidos, separados e despachados para toda a rede de farmácias na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Até meses atrás, porém, todo esse processo era realizado com o auxílio de mapas, o que não garantia a agilidade necessária para uma rede com cerca de 240 unidades distribuídas em mais de 50 municípios.

Visando dar maior rapidez à movimentação de mercadorias nos centros de distribuição, a Drogaria São Paulo acionou sua área de projetos para encontrar no mercado uma solução capaz de eliminar a lentidão do processo e evitar prejuízos no abastecimento das farmácias. A empresa, então, recorreu a equipamentos presentes no portfólio da Seal Sistemas Tecnologia – que atua há mais de 20 anos no mercado de soluções dedicadas a processos de automação com código de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID (identificação por radiofreqüência).

Com a implantação de 70 coletores de dados MC3000, desenvolvidos pela Motorola e fornecidos pela Seal, a Drogaria São Paulo conseguiu dar mais agilidade às operações de conferência e separação de mercadorias. Atualmente, 60 funcionários dos centros de distribuição da rede utilizam esses equipamentos para realizar a captação automática de informações detalhadas como o tipo e o volume dos produtos, acelerando todo o processo de entrada e saída de materiais.

“Temos coletores de sobra para uso em contingência”, afirma Roberto Oliveira, Gerente de Projetos da Drogaria São Paulo. Equipados com memória e processador, os coletores de dados registram informações de maneira portátil, com total mobilidade.

Implantação

Oliveira explica que apesar dos benefícios já observados, o processo de implantação dos coletores ainda está em curso. Nesta primeira fase, o foco é o aumento da produtividade, o que também envolve ampliar o conhecimento dos funcionários sobre a tecnologia. Nas etapas seguintes, o projeto estará voltado para a redução de erros nas operações de conferência e separação de mercadorias, além da integração desses equipamentos com a emissão de notas.

“A utilização dos coletores de dados não apenas acelerou os trabalhos dentro dos dois centros de distribuição, como também aprimorou o processo de escoamento das mercadorias para todas as unidades da Drogaria São Paulo. O projeto abriu caminho para a implantação de outras tecnologias nos processos de conferência e separação”, avalia Oliveira. Segundo ele, a rede estuda um projeto em parceria com a Seal visando a adoção de etiquetas RFID, para auxiliar a movimentação de materiais.

Para o Diretor de Marketing e Vendas da Seal SistemasTecnologia, Wagner Bernardes, resultados como os alcançados nos centros de distribuição da Drogaria São Paulo justificam as expectativas de um retorno satisfatório sobre o investimento nos coletores de dados. “A tecnologia oferecida pela Seal está preparada para agilizar as operações em depósitos de amplas redes varejistas como a Drogaria São Paulo. Além dos benefícios diretos, prestamos apoio aos clientes com toda a estrutura de suporte necessária para garantir a máxima eficiência dos equipamentos”, afirma Wagner.

Grande ABC corta 1.250 vagas na indústria no mês de maio

Diário OnLine

O Grande ABC perdeu cerca de 1.250 mil vagas de emprego na indústria de transformação em maio, segundo dados da Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgados nesta quarta-feira. No acumulado deste ano, 12,6 mil postos de trabalho foram cortados. Em comparação a maio de 2008, esse número sobe para 15,6 mil.

Em todo o Estado de São Paulo, após dois meses em alta, o nível de emprego diminuiu 0,17% em maio (sem ajuste sazonal). No período, 3,5 mil vagas foram cortadas. Com ajuste sazonal, o nível de emprego recuou 0,69%. No acumulado do ano, indústria paulista já eliminou 46 mil postos de trabalho. Em relação a maio de 2008, houve decréscimo de 7,65%, com o fechamento de 176 mil vagas.

Região – No mês de maio, apenas as indústrias da diretoria regional do Ciesp em Diadema geraram vagas. Foram 250 postos de trabalho, alta de 0,53% no nível de emprego em relação a abril. Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram: produtos alimentícios (1,39%), borracha e materiais plásticos (0,43%) e máquinas e equipamentos (0,37%).

No ano, porém, foram cortadas 2,9 mil vagas – um forte recuo de 6,03% em relação ao mesmo período de 2008. Nos últimos 12 meses, o decréscimo foi ainda maior, de 11,29%, com a supressão de 5,4 mil postos.

As demais cidades da região perderam vagas em maio. São Bernardo cortou 1,1 mil vagas na indústria, queda no nível de emprego de 1,30% na comparação com abril. Os principais segmentos que puxaram a desaceleração foram: borracha e materiais plásticos (-9,68%), máquinas e equipamentos (-2,47%) e produtos químicos (-0,71%).

No acumulado deste ano, a retração foi de 4,35%, com a perda de 3,7 mil postos. Nos últimos 12 meses, o município perdeu 4 mil vagas, um declínio de 4,74% ante o mesmo intervalo do ano anterior.

Na diretoria regional de Santo André (que compreende quatro municípios: Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), houve o corte de 300 vagas em maio, uma desaceleração de 0,45% em relação ao mês anterior. Dentre os setores que mais contribuíram para esse movimento, destacam-se: produtos químicos (-1,11%), produtos metálicos (-0,45%) e veículos e autopeças (-0,36%).

No ano, a cidade perdeu 4,1 mil vagas, queda de 6,69% ante o mesmo período de 2008. No acumulado dos últimos 12 meses, 3,8 mil postos foram suprimidos, um decréscimo de 6,33%.

Em São Caetano, o nível de emprego caiu 0,46% em maio, com a demissão de 100 trabalhadores da indústria. Os destaques para a queda partiram dos segmentos: produtos metálicos (-2,31%), móveis (-0,76%) e veículos e autopeças (-0,61%).

No ano, esse número sobe para 1,9 mil, uma diminuição no nível de emprego de 9,41% em relação aos cinco primeiros meses de 2008. Nos últimos 12 meses, foram cortados 2,4 mil postos de trabalho, uma forte desaceleração de 12,11% frente o mesmo período do ano passado.

Freudenberg-NOK oferece cursos gratuitos para menores carentes de Diadema

Uma ampla grade de treinamentos com temas variados como relacionamento interpessoal, educação, etiqueta profissional, saúde e meio ambiente, entre outros, estarão disponíveis aos jovens entre 14 e 17 anos. As vagas serão destinadas para filhos de funcionários e menores de Diadema. Os critérios de seleção serão feitos por análise da renda e teste de conhecimentos. “Este programa é uma forma de retribuirmos para a nossa comunidade pelo apoio que recebemos e também uma maneira de contribuir com a formação dos filhos de nossos colaboradores”, destacou George Luiz Rugitsky, diretor presidente da Freudenberg-NOK da América do Sul.

Os cursos devem ter início na 1ª quinzena de agosto. As inscrições podem ser feitas no DHO da empresa. As aulas serão ministradas pelos próprios colaboradores. “Estamos cadastrando e capacitando nossos funcionários para serem nossos educadores voluntários e cada colaborador poderá doar quatro horas mensais do seu tempo para contribuir para o futuro de muitos jovens.”, explica Rugitsky.

Inscrições:
Local: DHO Freudenberg-NOK
Endereço: Av. Piraporinha, 411 – Vila Oriental – Diadema – SP
Data: 29, 30/06 e 01/07
Requisitos: Deve ser preenchida ficha disponível na empresa. Renda familiar até 4 salários mínimos. Estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Idade entre 14 e 17 anos.
Documentos: Cópia do RG ou certidão de nascimento do adolescente. Cópia do último holerite e carteira profissional dos pais/responsáveis. Cópia da carteira escolar ou declaração da escola.

Sobre a Freudenberg-NOK
A Freudenberg-NOK é uma joint venture formada pela união da alemã Freudenberg com a japonesa NOK. Atua com as unidades de negócios Freudenberg-NOK, Simrit, Corteco e Dichtomatik nos mais diversos segmentos, como o automotivo, industrial e reposição.

A companhia é especializada no desenvolvimento e produção de retentores, o-rings, vedações hidráulicas e pneumáticas. A Freudenberg-NOK é parte da Unidade de Negócios de Tecnologia em Controle de Vibração e Vedação, que em 2008 obteve um faturamento global de mais de € 2,8 bilhões e um total de mais de 20 mil colaboradores.

Presente no Brasil desde 1973, a Freudenberg-NOK possui unidade fabril em Diadema (SP), onde emprega cerca de 500 pessoas. Além de atender a todas as montadoras e principais indústrias do país, exporta para a América Latina, Estados Unidos e Europa.

Sobre o Grupo Freudenberg
O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não-tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtração, dentre outros. Emprega mais de 33 mil pessoas em 53 países, com um faturamento anual acima de € 5 bilhões.

No Brasil, está presente com seis empresas: Freudenberg-NOK, Freudenberg Não-Tecidos, Klüber Lubrication, EagleBurgmann, Chem-Trend e Vibracoustic (esta, uma joint venture).

12 de jun. de 2009

Parque do Paço recebe Projeto Diadema Rock

Os munícipes de Diadema poderão acompanhar mais uma edição do Projeto Diadema Rock que ocorre neste sábado (13/06), a partir das 16h no Parque do Paço (Vila Santa Dirce). O evento faz parte da programação cultural da cidade desde 2004 e propõe a divulgação e qualificação das bandas do ABCD, abrindo espaço para shows de rock e suas vertentes. Os espectadores poderão conferir apresentações das bandas Homantra, Obhito, Mosh Never Die e Desfalque. A entrada é gratuita e a capacidade do local é de 500 pessoas.

Repórter Diário

Wal-Mart oferece 40 vagas para Diadema

O Wal-Mart Brasil seleciona candidatos para trabalhar em sua nova unidade da rede TodoDia, em Diadema. As vagas são para operadores de caixa, repositores, pesquisadores, auxiliares de perecíveis, açougueiros, padeiros, balconistas de drogaria e farmacêutico. Os candidatos devem enviar seus currículos para o e-mail vagas.diadema@yahoo.com.br até o dia 18 de junho.

Os pré-requisitos, indispensáveis para todos os cargos são: 2° grau completo, disponibilidade de horário e morar na região da nova unidade. O processo de seleção envolve teste de matemática, português, redação, dinâmica em grupo e uma entrevista com líderes das áreas.

Repórter Diário

10 de jun. de 2009

Shopping Praça da Moça embala o clima para namorados em Diadema

As compras para o Dia dos Namorados no Shopping Praça da Moça, em Diadema, irão relembrar os tempos singelos de namoro de antigamente. O clima romântico será embalado por serenatas apresentadas pelos Trovadores Urbanos. No repertório, não irão faltar clássicos do cancioneiro nacional como Carinhoso, Fascinação, entre várias outras de Elis Regina e Chico Buarque.

As apresentações acontecem até o dia 12 de Junho das 19h às 20h30. Os casais poderão ainda, além de ouvir boa música, assistir a apresentações de bolero, zouk e outros ritmos latinos feitos pela Academia Passo a Passo na Praça de Eventos do shopping. O shopping ainda investiu em uma decoração toda especial para a data. Corações de dois metros de diâmetro envoltos em caixas de presentes decoram o mall do shopping.

Todo este clima romântico deverá aquecer os corações e ajudar a imaginação a encontrar o presente perfeito. Opções não faltam. Atualmente mais de 90 opções de lojas dos mais variados segmentos como moda, acessórios, calçados, telefonia celular, joias, bijouterias e muito mais oferecem promoções especiais para a data, especialmente nas lojas Barred’s, Casa das Alianças, Centauro, , Hering Store, Marisa, M. Officer, O Boticário, Via Uno, Pink Calçados, Pixolé Calçados, Poderoso Timão, Ri Happy, Schuf Haus, Tiara Bolsas, Via Uno, Viv L’eroá, World Tennis e muito mais.

E o jantar a dois também terá clima romântico na Praça de Alimentação. O que não faltam são sugestões de pratos principais e sobremesas nos restaurante e redes de alimentação do Shopping Praça da Moça como Baked Potato, Bob’s, Grilleto, Cacau Show, Casa do Pão de Queijo, Giraffa’s, Mc Donald´s, Mr. Sheik, Patroni Pizza, Rei do Mate, Rockabilly, Spoleto e Vivenda do Camarão.

Os clientes do recém-inaugurado centro de compras não vão se arrepender em escolher o Shopping Praça da Moça como o seu local preferido para compras e lazer neste primeiro Dia dos Namorados que o shopping preparou.

CLIQUEABC

Rede de fast-food investe em unidades na região

Aline Bosio

Divulgação

O sócio diretor da rede, Ricardo Alves, aposta na expansão da marca

A rede de fast-food Griletto, fundada no interior de São Paulo, chegou à Grande São Paulo e começou a investir no ABC. A primeira unidade da região foi inaugurada em Diadema, na praça de alimentação do Shopping Praça da Moça. No plano de expansão está a implantação de uma loja em cada shopping da região.

"Temos seis anos de experiência em shoppings do interior e iniciamos uma expansão para a região metropolitana de São Paulo e as cidades do ABC estão inseridas no plano estratégico", conta o sócio diretor da rede, Ricardo José Alves.

Para a chegada nas demais cidades, Alves explica que ainda aguarda disponibilidade de lojas, mas garante que ainda este ano haverá pelo menos mais um restaurante da rede na região. Os consumidores do Griletto são predominantemente públicos das classes B e C, que são os que frequentam as praças de alimentação dos shoppings. "A região é promissora por ter uma grande densidade populacional e um poder aquisitivo muito bom", completa.

Até o final do primeiro semestre estão previstas mais três unidades em shoppings: Top Center (São Paulo), Tamboré (Barueri) e Outlet Premium São Paulo (Itupeva). O investimento para a abertura das lojas está sendo de aproximadamente R$ 2,5 milhões. A meta para os próximos três anos é chegar a 30 pontos de venda na capital e Grande São Paulo, entre próprios e franqueados.

"Nosso diferencial é que conseguimos aliar nos 50 tipos de pratos servidos o bom preço e a qualidade, o que está fazendo com que consigamos aumentar nossas vendas em plena época de crise financeira", comemora o sócio, que explica que nos últimos tempos as pessoas têm deixado de almoçar em restaurantes mais caros e procurado unidades com preços mais acessíveis, mas sem perder a qualidade. O valor médio das refeições varia de R$ 10 a R$ 15.

Repórter Diário

3 de jun. de 2009

Empresas do ABC são premiadas pela Whirlpool

As empresas Ferkoda, de Mauá, e Lumafix, de Diadema, ambas integrante do Projeto Arranjo Produtivo Local Metalmecânico do ABC, receberam da Whirlpool prêmio de certificação da fabricante de eletrodomésticos dona das marcas Brastemp e Cônsul. A entrega da premiação ocorreu em evento em São Paulo. A avaliação realizada pela Whirlpool é bianual e a empresa recebe um certificado válido por esse período.

Mais informações no site www.aplgrandeabc.com.br.

REPÓRTER DIÁRIO

Rede Bob's abre dois pontos em Diadema

Loja e quiosque serão as primeiros unidades do Bob´s na região.

São Paulo - A rede Bob’s inaugura suas primeiras unidades no novo Shopping Praça da Moça, em Diadema-SP: uma loja e um quiosque. Os pontos-de-venda seguem o novo padrão de design da rede, com equipamentos de última geração para restaurantes. A loja e quiosque devem gerar cerca de 30 empregos diretos.

No cardápio, o mix diversificado de produtos, que inclui saladas, refrigerantes, sucos e diversos sanduíches como os tradicionais Big Bob, Bob's Picanha e Double Cheeses. Além disso, a rede oferece deliciosas sobremesas como o original Milk Shake Crocante de Ovomaltine, o Big Cascão, os Milk shakes clássicos (Chocolate, Morango, Baunilha e Maracujá) e a linha Sundae Crocante (Ovomaltine, Morango com Leite Condensado e Banana Caramelada.).

O diretor da marca Bob’s, Marcello Farrel, está empolgado com os empreendimentos, principalmente porque a administração do novo shopping espera receber mais de 50 mil pessoas por dia. “A perspectiva é a melhor possível, estamos muito confiantes no sucesso desses novos pontos! O Bob´s se preparou para atender os moradores de Diadema e região com o máximo de qualidade”, afirma.

O Bob´s é a rede de fast-food com a maior cobertura geográfica do Brasil. O plano de expansão prevê a inauguração de mais 90 unidades até dezembro em todo o Brasil — o que representa um crescimento de mais de 15%. Ao todo serão geradas mais de 1.200 vagas de emprego.

História -O Bob’s, uma empresa genuinamente brasileira com mais de 50 anos de mercado, iniciou sua operação em 1952. O norte-americano Robert Falkenburg trouxe dos Estados Unidos os conceitos mais modernos e inovadores do fast-food, aos quais integrou o sabor do tempero brasileiro. A primeira loja foi inaugurada no burburinho de Copacabana, e logo no início já lançou moda e virou mania entre os cariocas. Em 1984, a rede iniciou o sistema de franquias.

Fator Brasil

Teatro Clara Nunes apresenta Beatles 4ever

A banda Beatles 4ever traz ao palco do Teatro Clara Nunes, em Diadema, no próximodia 05/06, às 20h, os sucessos de um dos maiores fenômenos da musica pop mundial. Marcus Rampazzo, Fabio Colombini, Ricardo Felício e Ricardo Júnior se transformam, respectivamente em George Harrison, John Lennon, Ringo Starr e Paul McCartney, para levar ao público um espetáculo com músicas que marcaram cada período do conjunto inglês. A entrada é gratuita.

Em duas horas de música, o grupo apresenta as quatro fases do Beatles. A primeira, que vai de 1963 a 1966, o visual são os típicos terninhos pretos e entre as canções, destacam-se I Want to hold your hand, She loves you, Twist and Shout, Help! e Yesterday. O disco Sgt. Peppers marca a segunda fase dos Beatles, em 1967, que ficou conhecida como o momento áureo da banda. O disco revolucionou a música contemporânea. Entre as músicas desse período estão Sgt. Peppers, Lucy in the Sky with Diamonds e Yellow Submarine.

Na terceira fase, em 1968, as canções Magical Mystery Tour, I´m the Walrus, Penny Lane e Hello Goodbye, marcam um período psicodélico do grupo. Entre 1969 e 1970, na fase final, os Beatles já dão sinais da separação do grupo, mas ainda assim gravam sucessos como Hey Jude, Revolution, Come Together, Here Comes the Sun, The Long and Winding Road e Let it Be.

O Beatles 4ever já atingiu a marca de mil shows realizados por todo o País ao longo de mais de vinte anos na estrada. O trabalho começou em 1976, quando o Marcus Rampazzo iniciou uma pesquisa para a realização de um espetáculo que fosse capaz de atingir um alto grau de profissionalismo e com a maior riqueza de detalhes possíveis.

O teatro fica na rua Graciosa, 300. Mais informações pelo telefone 4056-3366.

REPÓRTER DIÁRIO

1 de jun. de 2009

Diadema reafirma vocação para empreendimentos com entrega do Shopping Praça da Moça

Por Iara Santos Luz

Começou a funcionar em Diadema o Shopping Praça da Moça. A inauguração ocorreu na última quinta-feira, dia 28 de maio, e contou com as presenças de autoridades locais, empreendedores e lojistas. O primeiro shopping da cidade tem 105 mil metros quadrados de área construída e exigiu investimentos da ordem de 200 milhões de reais.

Com cerca de 150 lojas, estacionamento para 1.100 veículos e cinemas, o centro de compras deverá receber diariamente 51 mil pessoas e até o final do ano vai gerar 2.500 empregos diretos. Para os próximos 12 meses a previsão de vendas do shopping é de 300 milhões de reais.

Posição estratégica – Município da região metropolitana com quase 400 mil habitantes, Diadema por sua proximidade com outras cidades do ABC e Capital Paulista, integra mercado de 1 milhão de compradores em potencial. Entre 2006 e 2009 várias empreendimentos de marcas conhecidas se instalaram na cidade, entre elas Magazine Luiza, Dicico, Tenda Atacado, Center Castilho, Rede Maxxi, Camisaria Colombo e Habib’s.

Décima quarta economia do Estado, o orçamento de Diadema para 2009 é de R$ 634,4 milhões, três vezes maior que o orçamento de 2001 (R$ 209 milhões). Nos últimos quatro anos a receita do ISS cresceu 30,11% e de ICMS 23,24%, resultado de negociações de dívidas, melhor fiscalização e realização de ações que atraíram novas empresas e prestadores de serviços para a cidade.

Políticas públicas: Os números positivos despontam como importante sinal de que a política do poder público local realmente tornou a cidade atrativa para receber os mais variados tipos de investimentos.

Projetos voltados à construção de moradias, saneamento e infraestrutura fizeram com que Diadema urbanizasse a maioria dos núcleos habitacionais e hoje 97% deles possui infraestrutura. As ruas da cidade são todas asfaltadas e a iluminação pública, a vapor de sódio, cobre todo o município.

Somente para as áreas de saneamento, habitação e recuperação de mananciais serão investidos cerca de R$ 98 milhões nos próximos anos por meio de recursos municipais e do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal. Vários são os canteiros de obras espalhados pela cidade.

Outra significativa melhoria alcançada a partir da ação do governo municipal diz respeito à queda dos índices de homicídios. Com implantação de políticas públicas na área da segurança os índices de homicídios caíram em 78,61% no período de 2003 a 2007. Uma forte integração nas ações da Prefeitura e das polícias Civil e Militar fez com que o município se destacasse no cenário nacional e internacional como um caso bem-sucedido de prevenção e combate à violência.

Pólo Educacional: Outra forma que Diadema aposta para aumentar essa vocação econômica é a consolidação de um pólo educacional que qualifique a mão-de-obra que demanda das empresas. Entre os destaques está a implantação, em 2006, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com cursos nas áreas de Farmácia, Engenheira Química e Ciências Biológicas. Com a construção do novo Campus, no bairro Eldorado, com mais de 360 mil m², previsto para os próximos anos, a universidade ampliará o número de cursos e alunos atendidos.

Está em fase de construção, com previsão de início de atendimento em 2010, uma unidade da Faculdade de Tecnologia - FATEC que abrirá vários cursos, entre eles, os que atenderão à demanda das empresas do Pólo de Cosméticos. Nos próximos meses está prevista a ampliação da Escola Técnica Estadual de Diadema – ETEC, que aumentará o número de cursos profissionalizantes. Pelo poder público municipal, o Centro Público de Emprego e a Fundação Florestan Fernandes realizam, anualmente, centenas de cursos de capacitação e qualificação profissional.

O Senae capacitação e qualificação profissional.

O Senai também está presente na realização de cursos profissionalizantes e em parceria com o Ministério da Educação funciona a Universidade Aberta do Brasil que oferece ensino à distância. A cidade conta com faculdades da iniciativa privada.

Políticas de fomento – Outra forma de buscar crescimento foi à implantação de políticas de fomento na área econômica e a busca de parcerias com setores privados e governamentais que garantissem a estruturação de uma economia forte. Desta maneira, em 2002, foi constituído o Pólo de Cosméticos de Diadema que congrega mais de 60 empresas da cadeia produtiva do cosmético e gera 11 mil empregos diretos e indiretos.

Tem ainda Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPETR), em parceria como Governo Federal, que busca melhorar o emprego na cidade, promover captações de vagas e colocações no mercado de trabalho. De 2006 a abril de 2009 o serviço auxiliou 7.919 trabalhadores a conseguir emprego. Para trabalhar no Shopping Praça da Moça o Centro Público realizou a captação de 546 vagas e destas 247 foram preenchidas. O aproveitamento foi 76,52% e 80% dos contratados são de Diadema.

Atualmente, está em curso, em parceria com o CIESP, a Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE) e SEBRAE, o “Programa de Melhoria da Competitividade Industrial”. A iniciativa visa entre outras coisas o desenvolvimento da atividade industrial, acessos a fontes de desenvolvimento tecnológico e busca de recursos via crédito e financiamento para a capacitação empresarial. Destacam-se ainda dois benefícios relacionados a descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem investiu ou vai realizar empreendimentos na cidade.i também está presente na realização de cursos profissionalizantes e em parceria com o Ministério da Educação funciona a Universidade Aberta do Brasil que oferece ensino à distância. A cidade conta com faculdades da iniciativa privada.

Políticas de fomento – Outra forma de buscar crescimento foi à implantação de políticas de fomento na área econômica e a busca de parcerias com setores privados e governamentais que garantissem a estruturação de uma economia forte. Desta maneira, em 2002, foi constituído o Pólo de Cosméticos de Diadema que congrega mais de 60 empresas da cadeia produtiva do cosmético e gera 11 mil empregos diretos e indiretos.

Tem ainda Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPETR), em parceria como Governo Federal, que busca melhorar o emprego na cidade, promover captações de vagas e colocações no mercado de trabalho. De 2006 a abril de 2009 o serviço auxiliou 7.919 trabalhadores a conseguir emprego. Para trabalhar no Shopping Praça da Moça o Centro Público realizou a captação de 546 vagas e destas 247 foram preenchidas. O aproveitamento foi 76,52% e 80% dos contratados são de Diadema.

Atualmente, está em curso, em parceria com o CIESP, a Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE) e SEBRAE, o “Programa de Melhoria da Competitividade Industrial”. A iniciativa visa entre outras coisas o desenvolvimento da atividade industrial, acessos a fontes de desenvolvimento tecnológico e busca de recursos via crédito e financiamento para a capacitação empresarial. Destacam-se ainda dois benefícios relacionados a descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem investiu ou vai realizar empreendimentos na cidade.