Além da prática ambientalmente responsável, há também uma contrapartida social, afirma Daril Sanchez, diretor da empresa. Existem leis e códigos ambientais que regulam o descarte adequado do óleo vegetal por parte de empresas e estabelecimentos comercias, exigindo deles modelos e logística específicos.
"Respeitando todas as determinações da lei ambiental, a Bioauto recolhe de bares, restaurantes e indústrias da região de Diadema o óleo que não será mais aproveitado. Eles não cobram pelo produto e nós não cobramos pela coleta, assim os dois lados se ajudam", ressalta.
No caso de cooperativas, ONGs e pessoas físicas, a empresa oferece os instrumentos necessários para o recolhimento do óleo vegetal, além de reembolsá-las com os gastos da mão-de-obra do processo, informa a assessoria da Fiesp.
Além dos prejuízos que o óleo causa ao meio ambiente (um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água), é um fator de constantes entupimentos nos encanamentos dos estabelecimentos comerciais que despejam o produto diretamente no ralo.
A Biauto é uma das empresas que vão participar da 3ª Mostra Ciesp/Fiesp de Responsabilidade Socioambiental, que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de agosto na sede da Federação das Indústrias do Estado São Paulo. Este ano, o evento discutirá três temas: Nova Economia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, divididos em 27 mesas temáticas.
FONTE: Carlos Rangel - DiárioNet