31 de mai. de 2011

“Dia dos Namorados 2011” no Shopping Praça da Moça: Concurso Cultural dá Cruzeiros para Buenos Aires e Búzios


O “Dia dos Namorados” é uma importante data do varejo e o Shopping Praça da Moça desenvolveu umConcurso Cultural para tornar a comemoração ainda mais romântica premiando os vencedores com Cruzeiros Marítimos para Buenos Aires e Búzios. A ação será apoiada por uma campanha publicitária estrelada pela atriz Paola Oliveira e representa um investimento de aproximadamente R$ 300 mil reais.

O gerente geral do Shopping Praça da Moça, Wilson Pelizaro, destaca: “O ‘Dia dos Namorados’ se fortalece a cada ano dentro do calendário promocional do varejo, e estamos confiantes no sucesso de nossas vendas para a data pela união de nosso diversificado mix de lojas com nossas ações de marketing”. A expectativa é de um crescimento de cerca de 30% em relação às vendas do mesmo período no ano passado.

Concurso Cultural

Concurso Cultural Dia dos Namorados 2011 do Shopping Praça da Moça será realizado de 31 de maio a 14 de junho e premiará os dois vencedores com Cruzeiros Marítimos para destinos super-românticos: Buenos Aires (1º colocado) e Búzios (2º colocado). Para participar, basta o(a) interessado(a) se cadastrar no balcão da promoção na Praça de Eventos, no Piso Araucária, e participar  de uma competição do jogo Adventure do game XBOX  360 com o acessório KINECT, que capta os movimentos do jogador através de um sensor. O jogo simula uma descida em pé, em uma bóia, em um rio. Os pontos de cada participante serão computados e os oito primeiros participaram de uma segunda prova: um Quiz de Conhecimentos Gerais, que será realizado no dia 17 de junho.

Quiz  de Conhecimentos Gerais será realizado ao vivo com os oito finalistas coordenados por um mediador. O vencedor ganhará um Cruzeiro de sete noites para Buenos Aires, no navio Imperatriz, com direito a acompanhante e pensão completa incluída. O segundo colocado ganhará um Cruzeiro de quatro noites paraBúzios, no navio Zenith, também com direito a acompanhante e pensão completa. Ambos os prêmios não incluem gastos extras no navio ou em terra.

Regina Pugliesi, gerente de marketing do Shopping Praça da Moça, declara: “Escolhemos esta premiação porque viajar em um Cruzeiro é um dos maiores sonhos de casais apaixonados”. E completa: “para que nossos frequentadores comemorem o ‘Dia dos Namorados’ em grande estilo, investimos em Cruzeiros para dois destinos charmosos e românticos, operados pela  CVC Turismo, uma das empresas mais conceituadas do mercado neste setor”.  

Campanha publicitária

Concurso Cultural Dia dos Namorados será divulgado por um Campanha publicitária estrelada pela atriz global Paola Oliveira. Com a assinatura “Shopping Praça da Moça Presentes que marcam”, a Campanha é composta por filme para TV, anúncios em mídia impressa e spot para rádio, entre outras peças para alavancar ainda mais as vendas do período.


Sobre o Shopping Praça da Moça
Administrado pela AD Shopping, o Shopping Praça da Moça possui fácil acesso pela Rodovia dos Imigrantes (Saída 16) e Avenida Cupecê. Foi inaugurado em maio de 2009 e já faz diferença em sua área de influência, oferecendo aos visitantes 160 lojas, Praça de Alimentação com grandes redes como Habibs, Mc Donald’s e Spoleto, entre outras, e um amplo estacionamento com 1.100 vagas fixas. O mix do empreendimento destaca a presença de 11 lojas âncoras – Besni, C&A, Centauro, Kalunga, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Mais Valdir, Marisa, Ponto Frio, Riachuelo e TNG, redes de lojas nacionais – como Frêdy, Pixolé Calçados, Hering, Lupo, O Boticário, Kallan Calçados, Garbo e Ri Happy –, sete salas de cinema PlayArte e serviços como Banco Bradesco, Banco 24 horas, clínica de emagrecimento e lotérica, entre outros.

Ainda em 2011 serão inauguradas as seguintes operações: Renner, Burger King, Caixa Econômica Federal e Academia Inova.

fonte: Vivian Sena e Suzana Elias Azar
Persona Consultoria de Comunicação

29 de mai. de 2011

PARABÉNS SHOPPING PRAÇA DA MOÇA



O Shopping Praça da Moça vai comemorar o aniversário de dois anos de atividades do empreendimento, no domingo 29 de maio, na Praça de Eventos, no Piso Araucária.

Para marcar a data, o Shopping Praça da Moça presenteará lojistas e frequentadores com apresentações da Orquestra Stagium, às 16 horas, e da Banda Jazz Sinfônica de Diadema, às 18 horas. As duas orquestras são de Diadema.

DIADEMA1


Shopping em Diadema planeja expansão


Apenas dois anos após sua inauguração, os investidores do diademense Shopping Praça da Moça planejam expandir o complexo até meados de 2013, agregando 60 operações e mais vagas para carros. As obras vão ser feitas em um dos pisos de estacionamento, mas por enquanto os valores aplicados ainda não foram definidos.
Os resultados conquistados no último ano animam o gerente geral, Wilson Pelizaro, que estima fluxo de 9 milhões de consumidores nos corredores do empreendimento. "Completamos dois anos de vida com apenas 3% de vacância (espaços no shopping não locados), enquanto em 2010 este índice chegava a 18%."
Até o fim do ano marcas como Lojas Renner, Inova Fitness, Burguer King e Caixa Econômica Federal estarão funcionando no local. A loja de vestuário e a academia completarão o time de âncoras. O destaque será para a Renner, cuja loja com dois pisos a ser inaugurada em outubro ocupará área do futuro piso do shopping.
"Depois dessa operação vamos reforçar nossa vocação para o segmento de vestuário, visto que temos as lojas Frêdy, C&A, Riachuelo, Marisa e Besni", destaca Pelizaro. O gestor não revela o faturamento, mas garante que as vendas crescem 30% ao mês, impulsionadas pelo funcionamento do cinema, que aumentou o fluxo de clientes no Praça da Moça.
PIXOLÉ - Outra empresa da região que completa mais um ano com as portas abertas é a varejista de calçados Pixolé. Há 35 anos, o vendedor Antonio Pereira Esteves deixou o cargo na loja em que trabalhava no Centro de Santo André para investir em seu próprio negócio.
O nome Pixolé veio do apelido que Esteves recebeu do primeiro chefe e hoje sócio Fortunato Galluzzi. Formada por 15 unidades espalhadas pelo Grande ABC, São Paulo e Sorocaba, a rede abrirá neste ano uma unidade da franquia Victor Hugo e outra da Pixolé no ParkShopping São Caetano. "O investimento médio na unidade da Calçados Pixolé deverá ser de R$ 500 mil", diz o gerente comercial Paulo Esteves. Também são analisadas oportunidades na Capital e interior do Estado.
O grupo possui ainda uma outra marca, a Caprishow, voltada para os clientes das classes C e D. Com 300 funcionários, a empresa andreense espera crescer neste ano 15% em relação a 2010.
fonte: 

Alexandre Melo 
Do Diário do Grande ABC



24 de mai. de 2011

Shopping Praça da Moça comemora dois anos com música e crescimento


O Shopping Praça da Moça, localizado em Diadema (SP), completa dois anos de atividades no dia 29 de maio, comemorando crescimento de público e de vendas a cada mês. A véspera do “Dia das Mães 2011”, por exemplo, bateu o recorde de público do empreendimento, superando inclusive os dias que antecederam o Natal 2010.

A expectativa é ainda maior para o segundo semestre de 2011, pois serão inauguradas novas grandes operações no empreendimento como RennerBurger King, uma academia de ginástica Inova – que faz parte do Grupo Italy, a maior rede de academias da região do ABC - e uma agência da Caixa Econômica.

Música para comemorar

Para marcar a data, no domingo, dia 29 de maio, o Shopping Praça da Moça vai presentear lojistas e frequentadores com uma apresentação da Orquestra Stagium, às 16 horas, e outra da Banda Jazz Sinfônica de Diadema, às 18 horas, ambas na Praça de Eventos.

A Gerente de Marketing do Shopping Praça da Moça, Regina Pugliesi, destaca: “Para marcar este momento tão importante para o empreendimento, nosso objetivo é oferecer música de qualidade e entretenimento para toda a família. Sabemos que o Shopping é a melhor opção de lazer dos nossos consumidores e queremos comemorar nosso aniversário com eles em um evento diferenciado para a região”.

Perspectivas para 2011

O Shopping Praça da Moça conta atualmente com 99% de sua área locada, contando com 160  lojas – sendo 11 âncoras - e um amplo estacionamento com 1.100 vagas fixas. As sete salas de cinema representam o mais moderno complexo de cinemas da região - inauguradas em julho de 2010 - e também contribuíram para o aumento de público.

A atual conjuntura econômica do país, com o crescimento do poder de compra da classe C, público-alvo prioritário do empreendimento, colaborou significativamente para o sucesso alcançado pelo Shopping Praça da Moça nestes dois anos de atividades.

As diversas ações de marketing desenvolvidas pelo Shopping reforçaram todos os diferenciais do empreendimento, movimentando as vendas e premiando os compradores com promoções e campanhas de grande sucesso. Entre as ações destacam-se: campanhas publicitárias com estrelas globais – Grazi Massafera em 2010 e Paola Oliveira em 2011; ações educacionais como o Concurso “Pinte Diadema”,  que convidou a população de Diadema a colorir um mapa da cidade desenvolvido pelo cartunista Maia; o projeto “Domingo Show” – com shows de grandes nomes da música brasileira, como Arnaldo Antunes e Guilherme Arantes; campanhas de cunho educativo e social como ação com renda revertida para a APAE Diadema durante a campanha do “Natal 2009”, “O Dia de Combate ao Glaucoma”, sobre a saúde da Mulher, do Agasalho e para arrecadação de donativos para vítimas da tragédia climática no estado do Rio de Janeiro; atividades culturais e de lazer para as crianças e toda a família, como a “Domingo é Dia de Shopping”;  e as campanhas e promoções relativas as datas do calendário promocional do varejo, como a recente campanha do “Dia das Mães” que presenteou a cerca de 2.000 consumidores com produtos Jequiti, em ação inédita, e o vencedor do Concurso Cultural com um Celta 0km. Entre os serviços diferenciados oferecidos pelo centro de compras aos clientes destaca-se transporte gratuito entre o Terminal de ônibus de Diadema e o Shopping através de um micro-ônibus com saídas a cada 30 minutos.

Wilson Pelizaro, Gerente Geral do Shopping Praça da Moça, declara: “Estamos comemorando dois anos de atividades em uma curva de crescimento ascendente devido a diversos fatores, como a ampliação do mix de lojas e serviços como as acertadas campanhas e promoções desenvolvidas pela equipe de marketing, a parceria com a Prefeitura de Diadema e outras empresas para oferecer sempre as melhores opções em cultura, lazer e compras”.

fonte: Vivian Sena e Suzana Elias Azar
Persona Consultoria de Comunicação

18 de mai. de 2011

Lançamento de imóveis cai 27% no Grande ABC


O mercado imobiliário na região começou o ano com retração. O número de empreendimentos lançados no Grande ABC caiu 27,4% no primeiro trimestre em comparação com os três primeiros meses de 2010. O balanço do mercado imobiliário realizado pela Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) mostra que foram lançadas 1.589 unidades, contra 2.189, na mesma base de comparação.
O presidente da associação, Milton Bigucci, considera que o resultado já era previsto. "Como a nossa base do ano passado foi alta, o volume de lançamentos não ocorrerá na mesma proporção. Estamos crescendo, mas de forma sustentável e menor. O mercado está aquecido há cinco anos."
Ele destaca que em 2010 as construtoras colocaram no mercado imóveis que estavam previstos para anos anteriores (2008 e 2009), o que não ocorreu devido à crise financeira. "Quando a economia mundial se estabilizou os empresários lançaram todos os empreendimentos que estavam, até então, na gaveta. Por isso essa diferença."
PERFIL
Das 1.589 unidades colocadas no mercado entre janeiro e março, que somaram R$ 418,9 milhões, 66% têm dois dormitórios e 25% têm três quartos, representando 91% do total. O foco são imóveis na faixa de R$ 170 mil, pertencentes à faixa econômica. "A classe C é a fatia que deve ser abastecida nos próximos anos, já que concentra a maior parcela da população", explica o empresário.
No primeiro trimestre, o destaque foram as cidades de Diadema e São Caetano, com 435 unidades lançadas e 426, respectivamente. Diadema, assim como no ano passado, continua na mira das construtoras, uma vez que está bem localizada geograficamente e tem disponibilidade de terrenos. Bigucci conta que o município está em pleno desenvolvimento e isso atrai, principalmente, moradores da Capital.
Além da localização, outro atrativo que a região oferece é o preço do metro quadrado, de R$ 3.834 - valor 30% menor em relação à Capital (R$ 5.177). "Isso se reflete diretamente no valor do imóvel", completa o presidente da Acigabc.
O levantamento da associação é realizado em cinco cidades: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Diadema. A justificativa é a concentração do mercado imobiliário nesses municípios, que representam 80% do mercado.
fonte: 

Tauana Marin 
Do Diário do Grande ABC

16 de mai. de 2011

Diadema recebe primeira unidade da Rede Leve Pizza, franquia de pizzas pré-assadas que já está presente em sete estados brasileiros


Diadema é a mais nova cidade a receber uma unidade da Rede Leve Pizza, que foi inaugurada no último dia 3 de maio. Com uma proposta diferente para comercializar pizzas pré-assadas, o empresário Alexandre Core, trouxe para a cidade o empreendimento que vem acompanhando o crescimento do setor de alimentação no Brasil, de acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
 
As maiores vantagens das pizzas pré-assadas são a praticidade e rapidez com que são preparadas, além do baixo custo. As pizzas são montadas na hora, com o acompanhamento do cliente. Os ingredientes são frescos e preparados com total higiene. Além disso, o preço também é bastante competitivo, R$ 12,99 qualquer uma delas. As opções incluem mais de 100 sabores diferentes.
 
De acordo com o empresário, a expectativa é grande para o lançamento. “Estava procurando alguma franquia que fosse nova no setor de alimentação e, no portal da ABF conheci a Rede Leve Pizza”, afirma. Alexandre, que é de São Paulo,  escolheu a cidade de Diadema para instalar a unidade porque é uma região que está em amplo crescimento e uma das cidades com o maior número de moradores por metro quadrado do Brasil. “A região que foi escolhida para receber a Rede Leve Pizza tem o perfil do produto e tenho certeza de que vai agradar os consumidores que adoram a famosa redonda”, completa.
 
O horário de funcionamento da unidade será de terça à domingo, das 16 às 23 horas. Os clientes escolhem os sabores e levam para assar em casa, não consomem no local. A Rede Leve Pizza vem acompanhando o crescimento nacional de franquias. Pesquisa da ABF aponta que as franquias de redes alimentícias foram as que mais cresceram no ano passado e a região sudeste é a que lidera o mercado de alimentação fora do lar. Há levantamentos que apontam que o Sudeste hoje concentra a maioria das lojas franqueadas do tipo, com cerca de 64% delas.
 
“Muitas pessoas perderam o hábito de preparar as refeições em casa, mas isso não fez com que perdessem o gosto de comer em casa reunindo a família e os amigos. As pizzas pré-assadas facilitam neste ponto. O preparo é muito rápido e fácil”, finaliza Alexandre Core.
 
Sobre a Rede Leve Pizza
 
Com sede em São José do Rio Preto, a rede de franquias de pizzas pré-assadas, em menos de um ano de existência já está presente em sete estados brasileiros. Ao todo, a empresa já conta com 22 unidades em São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Maranhão e Rio de Janeiro.
 
Experiência adquirida no exterior e trazida de forma adaptada para o Brasil, fez com que surgisse a Rede Leve Pizza, uma forma diferente de vender pizzas pré-assadas. Os empresários Tadeu Julio, Tiago Azem e Gustavo Azem deixaram de lado a odontologia e a advocacia para se dedicarem às franquias. A praticidade para comercialização das pizzas pré-assadas agradou aos consumidores que, em no máximo 15 minutos, levam para casa as pizzas prontas para irem ao forno.
 
O sucesso nas vendas das franquias também se deve ao rápido retorno do investimento. Segundo Tiago, os custos operacionais são baixos. “Como não servimos pizzas para serem consumidas no local, não são necessários a contratação de garçons, o espaço do imóvel não precisa ser muito grande e também reduzimos os gastos com mobílias”, compara.
 
Serviço
Rede Leve Pizza - Pizzas Pré-Assadas
Local: Rua Tiradentes, 531 - Centro
Telefone: (11) 4044-5874  

fonte: 
Alexandre Core

14 de mai. de 2011

A cartada da Wickbold - (Conheça as Empresas de Diadema)


Em 2007, a fabricante paulista de pães especiais Wickbold passava por problemas. Sua participação de mercado caía e as vendas estavam estagnadas. Suas dificuldades eram resultado de uma aposta errada. Na década de 1990, a direção da empresa resolveu seguir a onda de mercado e investir em pães tradicionais, o chamado pão de forma, em vez de continuar com aqueles feitos com grãos integrais e tão variados quanto a receita que mistura castanha-do-pará e quinoa, que eram o seu diferencial no mercado. 
Para piorar a situação, Ronaldo Wickbold, filho de Henrique Wickbold, o fundador da companhia, enfrentou um drama pessoal. O sobrinho Edilberto, com quem Ronaldo dividia o comando da empresa e se entendia como numa relação de pai para filho, morreu repentinamente, aos 33 anos de idade, vítima de um aneurisma cerebral. “Mais uma vez perdemos o rumo”, disse Wickbold à DINHEIRO.
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"Temos uma preciosidade em mãos. A categoria de pães especiais é a que mais cresce no País" 
Bernardino costa, diretor-comercial da Wickbold
 
Depois do baque, a Wickbold, uma empresa tipicamente familiar com sede em Diadema, na região metropolitana de São Paulo, resolveu partir para o processo de profissionalização da gestão. Pela primeira vez, em quase 70 anos de história, a família decidiu que era hora de contratar um diretor-comercial. O executivo Andrei Rakowitsch, que havia feito uma longa carreira na multinacional suíça Nestlé, foi o escolhido.
 
Wickbold admite que a chegada do executivo foi outro divisor de águas na companhia, dessa vez para o bem. O próprio empresário lembra que até a chegada de Rakowitsch, as reuniões do conselho de administração, formado exclusivamente por integrantes com o mesmo sobrenome, eram precedidas de comentários sobre o fim de semana anterior e até troca de fotos da família. “A primeira reunião com a presença do Andrei foi uma coisa complicada”, lembra Wickbold. “Como é que a gente ia falar dos nossos assuntos com um estranho? Demorou bastante tempo até nos acostumarmos.”
 
O desconforto passou e hoje o empresário reconhece que o executivo melhorou o desempenho comercial da companhia. Rakowitsch deixou a Wickbold no ano passado e foi substituído por Bernardino Costa, outro profissional com longo histórico profissional na Nestlé. “Temos uma preciosidade em mãos, que é a categoria de pães especiais”, afirma Costa. “É a que mais cresce – em média 11% ao ano – e não podemos desperdiçar a chance de crescer acima do mercado.” 
 
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No ano passado, o segmento de pães industrializados faturou R$ 2,7 bilhões. O consumo per capita, no entanto, é de 4,7 quilos por ano. Em mercados mais maduros, como Estados Unidos ou Espanha, chega a 22 quilos por ano. “O poder aquisitivo impulsiona o consumo e, além disso, a preocupação dos brasileiros com uma alimentação mais saudável é um movimento sem volta e nos ajuda”, diz Costa. 
 
Com essa expansão, a Wickbold, que demorou 73 anos para atingir um faturamento de R$ 416 milhões, quer agora chegar ao seu primeiro bilhão de reais em apenas três anos. E ela já diz saber como dar sua cartada para entrar no clube das empresas bilionárias: construir novas fábricas e desenvolver uma política agressiva de lançamento de novos produtos. A primeira aposta é no mercado de torradas, no qual a empresa lançou seus primeiros produtos no início de 2011. O orçamento para colocar mais itens com a marca da empresa nas gôndolas dos supermercados é de R$ 15 milhões, só neste ano. 
 
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Álbum de família: Antes da profissionalização, comentários sobre o fim de semana
e troca de fotos da família precediam as reuniões do conselho
 
No segundo semestre, a companhia vai decidir onde deve inaugurar novas unidades industriais. Atualmente a Wickbold conta com quatro fábricas, três delas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. A meta é aumentar sua presença geográfica. Hoje a marca está presente em 11 Estados. É pouco, acreditam Wickbold e Costa. “O segredo para vender mais nessa categoria é oferecer um produto fresco quase que diariamente”, afirma Wickbold. Isso explica, em parte, a urgência da empresa em erguer novas fábricas. A outra metade da explicação é o peso da logística de distribuição nos custos da empresa.
 
Nada menos do que 26% da receita bruta é gasto para entregar os cerca de 80 itens fabricados com a marca Wickbold para aproximadamente 13 mil pontos de venda.  Mas é bom a Wickbold não perder tempo. Desde que chegou ao Brasil, em 2001, o grupo mexicano Bimbo, uma das cinco maiores panificadoras do mundo em volume e vendas, cresceu com base em uma agressiva estratégia de aquisições. A mais significativa delas foi a Pullman, tradicional marca brasileira, que foi a porta de entrada da Bimbo no Brasil.
 
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Segundo estimativas do mercado, a Bimbo, líder do setor,  responde por 30% do faturamento do mercado brasileiro de pães. A Wickbold fechou 2010 na segunda posição, com 17% de participação, empatada tecnicamente com a Panco, outra marca nacional de atuação mais concentrada no Sudeste. “A logística de distribuição é a alma deste negócio”, diz Sidney Rosa, professor do núcleo de varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “Como o pão é um produto altamente perecível, os fabricantes fazem visita quase que diariamente aos pontos de venda.”
 
Não é por outro motivo que a prioridade de Wickbold é plantar seu  logotipo em fábricas espalhadas pelos quatro cantos do País. Wickbold diz que crescer por meio de aquisições não está nos planos da companhia, embora ele não as descarte, caso oportunidades de compra apareçam.

fonte: Eliane Sobral - ISTOÉ DINHEIRO

13 de mai. de 2011

Prefeituras limitam verticalização


Os arranha-céus em construção não preocupam só os moradores do ABC que estão espantados com a quantidade de torres lançadas toda semana. Segundo as prefeituras da região, as administrações locais têm exigido que os investidores cumpram e se adequem às leis e normas municipais.
 
A proposta dos prefeitos não visa a criação de entraves com relação a novos empreendimentos, mas a atração de empreendimentos sob a ótica da redução dos impactos causados pelo aumento populacional, fomentadores do caos da mobilidade urbana e da utilização dos serviços públicos.
 
São Caetano aprovou em outubro de 2010 a Lei de Zoneamento (4.994), criada para limitar a densidade demográfica por meio da redução do potencial construtivo para menos da metade do permitido. Até ano passado, era possível construir até sete vezes a área do terreno. Agora, o limite é três. Com a outorga onerosa, que permite a ampliação do índice construtivo desde que haja contrapartida financeira, pode-se chegar a quatro vezes. Para efeito de comparação, a média nos municípios paulistas é de duas vezes. 
 
Segundo a Secretaria de Obras, São Caetano está preparado para receber os empreendimentos aprovados pela Prefeitura até mesmo os previstos no Espaço Cerâmica. “Foram feitos estudos e as obras de infraestrutura para abrigar as futuras construções, como o sistema viário remodelado, com a duplicação da avenida Guido Aliberti, a abertura da avenida Nelson Braido, a duplicação da rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira, além da execução de galerias pluviais que beneficiam toda a bacia montante do empreendimento (bairros são José, Cerâmica e Oswaldo Cruz) e no tocante a educação, construção de uma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil).
 
Rio Grande vai na contramão
 
Diferente da realidade das demais cidades da região, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires apresentam pouca verticalização, mas também preparam mudanças. Como em Rio Grande da Serra praticamente todo território é área de manancial, a administração vai revisar o Plano Diretor para acompanhar as determinações da Lei Específica da Billings. Hoje, só é permitida a construção de prédios com dois pavimentos. Caso aprovada, a nova legislação autorizará que sejam erguidos edifícios com até seis andares. Em Ribeirão Pires, o crescimento vertical é baixo, restrito por conta das leis ambientais. Para limitar o crescimento da cidade foram feitas audiências públicas de Compatibilização da Lei Orgânica/Plano Diretor com a Lei Específica da Billings. 
 
Outorga onerosa é a saída
 
Em São Caetano, o investidor que optar pela outorga onerosa deve oferecer contrapartida para auxiliar a Prefeitura na construção de equipamento público, por exemplo. Entre as exigências estão 15% de impermeabilidade para ajudar na questão das enchentes ou a execução de reservatório de águas pluviais. Já na vertente da mobilidade urbana, a Prefeitura determina que o prédio disponha duas vagas de garagem para cada residente.
 
A Prefeitura de Diadema exige apresentação de relatório de impacto de vizinhança e, se necessário, ações mitigadoras para compensar eventuais impactos causados na infraestrutura da região. O interessado ainda deve apresentar relatório de impacto no trânsito, encaminhado para análise do departamento responsável. As contrapartidas necessárias vão de investimentos em sinalização, equipamentos semafóricos e asfalto até construção de pontes e doação de parte do terreno para abertura de ruas. “Não podemos impedir o desenvolvimento, porque ele é positivo, mas precisamos atuar como mediadores”, ressalta Márcio Luiz Vale, secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema.
 
Municípios revisam Planos Diretores
 
cebeu em janeiro a revisão do Plano Diretor. A discussão começou em abril e está na fase de audiências públicas. Embora a previsão seja de manter o índice construtivo de duas vezes e meia, um dos objetivos é preservar algumas áreas para construção e manutenção de casas. Na vertente, a Prefeitura pretende mapear os locais, como no entorno do Parque Celso Daniel, bairro Jardim.
 
Em São Bernardo, o Plano Diretor está na fase de revisão. O projeto está em discussão com entidades, empresários, sindicatos, movimentos populares e será encaminhado à Câmara no final de maio. Segundo Cláudia Virgínia, diretora de Planejamento Urbano, um dos alvos do debate é a melhor utilização do índice construtivo.

“Consideramos que os índices construtivos atuais são muito permissivos frente à infraestrutura urbana instalada, representando um impacto demasiado para o trânsito e redes de serviços. Os estudos demonstram que os índices permitidos não são utilizados plenamente. Atualmente, na macrozona de vocação urbana, os coeficientes de aproveitamento variam entre 1,5 e 4, mas na média não é ultrapassado o índice 2,5”, diz.
 
Já em Diadema, os empreendimentos imobiliários precisam de Certidão de Diretrizes, a qual orienta sobre regras para elaboração de projeto e implantação com base nos quesitos urbanísticos, ambientais, de trânsito, drenagem, abastecimento de água e esgoto. Mauá possui o Código de Obras e Edificações regido por meio da lei 3.202/99, que regulamenta e disciplina as atividades de projeto, licenciamento, execução, utilização e manutenção das obras e edificações, com base nos padrões de segurança, higiene e conforto. A lei determina o procedimento de como a construção deve ser efetuada para não impactar negativamente o cotidiano do município, até detalhes para conseguir alvará e o habite-se.
 
Problema está na aplicabilidade da lei
 
O problema verificado nos Planos Diretores, muitas vezes robustos no volume e na teoria, é a falta de aplicabilidade. Segundo Rosana Denaldi, professora de Gestão Urbana e Ambiental da UFABC (Universidade Federal do ABC), a qualidade do plano pode ser constatada ao verificar se os itens são autoaplicáveis. 

“A maioria dos planos está em acordo com tudo o que é previsto no Estatuto das Cidades, porém não detalha como e nem o objetivo dos itens, por isso fica difícil de serem executados”, diz. Quando os itens não são autoaplicáveis, se faz necessário uma lei específica. Tramitação que, em média, nunca ocorre, segundo a especialista.  Rosana foi secretária de Habitação de Santo André na gestão João Avamileno e participou da construção do Plano considerado referência pelo governo federal.
 
“O diferencial estava justamente na aplicabilidade; quase tudo no documento era autoaplicável”, lembra Rosana, ao citar o estudo do impacto de vizinhança. O IPTU progressivo, um dos tópicos discutidos na revisão do Plano, só não foi para frente, segundo a professora, por esbarrar em questões jurídicas que determinavam outros encaminhamentos. 
 
S.Caetano tem o preço mais alto
 
Dados do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) apontam que São Caetano segue com o metro quadrado mais caro da região. 
Levantamento feito em fevereiro mostra que quando considerado apartamentos de dois dormitórios na região central – que representam 73% das vendas no período –, o m²  em Santo André varia de R$ 1,8 mil a R$ 3 mil e o de São Bernardo fica entre R$ 2,1 mil a R$ 3 mil. Levando em consideração as mesmas características, o metro quadrado de São Caetano custa entre R$ 1,4 mil e R$ 2,5 mil e o de Diadema R$ 1,7 mil a R$ 2,7 mil. 
 
Entretanto, quando a área analisada é expandida para todo o território municipal, independentemente do número de dormitórios, São Caetano chega a comercializar o m² por até R$ 4,1 mil, seguida por Santo André (com até R$ 3,1 mil) e São Bernardo (até R$ 3 mil).
 
Infraestrutura e localização são atrativos
 
A proximidade com a capital e o interior, facilitada pelo acesso com importantes rodovias, como Anchieta, Imigrantes e o trecho sul do Rodoanel, são fortes atrativos na hora de comercializar imóveis na região. Somado a isso está a gama de serviços disponíveis para, praticamente, todos os públicos. Estas são as principais explicações dadas pelos empresários para a valorização da região frente ao volume de novos empreendimentos.
 
Nesta situação está a Plazza Brasil Imóveis, que prepara um plano de expansão para o ABC. Com sede em São Paulo, cerca de 80% dos lançamentos da empresa estão situados no ABC. “Temos cerca de 40 produtos entre lançamentos e remanescentes à venda na região. Acreditamos que ainda há espaço e demanda para crescer, então nos próximos meses iremos abrir uma sede em São Bernardo, mas o ideal seria ter em Santo André e São Caetano também, pois o volume de negócios é muito alto”, destaca Valéria Corrêa, sócia-diretora da Plazza.
 
Já a ACS Incorporadora, de Campinas, investirá ao menos R$ 50 milhões na região nos próximos meses em dois empreendimentos, residencial e comercial, ambos em São Bernardo. Santo André também receberá atenção da ACS, com lançamento previsto no início de 2012.
 
ABC é convidativo
 
Preços acessíveis e a localização têm tornado o ABC interessante para moradores de outras regiões. Motivado pelos preços mais atrativos, Osmar Henrique Rodrigues, supervisor de vendas que atualmente reside no bairro do Jabaquara, se mudará para São Bernardo enquanto espera a finalização da obra de seu apartamento, em Diadema. Apesar de trabalhar na Zona Leste de São Paulo, o deslocamento entre os dois municípios não é problema para Rodrigues. ”Daqui do ABC tenho acesso tanto pela Anchieta quanto pela Imigrantes. Quando uma destas alternativas estiver congestionada ainda poderei recorrer a outra opção”, explica o vendedor, que escolheu o bairro do Rudge Ramos para residir. 

A mudança também facilitará a vida da esposa, Gabriela da Silva, que trabalha no bairro. “Atualmente a Gabriela leva uma hora e meia para chegar ao trabalho. Com o novo endereço vai demorar apenas 10 minutos”, conta. Ricardo Torres, dentista que se mudou para Santo André recentemente, sentiu no bolso a diferença de custos de vida entre São Paulo e o município. Segundo Torres, os shoppings e bares da região são os lugares mais frequentados pelo casal.
 
Diadema lidera procura
 
Com o espaço concorrido na região, a busca por imóveis desenha rota alternativa. De acordo com João Batista Bonadio, conselheiro do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) na região, Santo André, São Bernardo e São Caetano ainda são as mais visadas por compradores. No entanto, a escassez do espaço força a busca por negócios em cidades vizinhas, como Diadema e Mauá. “Essas outras cidades têm terrenos remanescentes e padrão de vida mais mesclado, o que possibilita diversidade nos preços de imóveis”, explica. Para Valéria Corrêa, sócia-diretora da Plazza Brasil Imóveis, Diadema é o que atualmente mais se destaca no ABC em expansão imobiliária. “É a bola da vez, as pessoas e incorporadoras migram pra lá em busca de oportunidades”, explica. Para Márcio Luiz Vale, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Diadema, a expansão imobiliária no município possui impacto mais visível devido à verticalização.
 
Tamanho do consumo
 
Um dos principais reflexos da expansão imobiliária, o aumento populacional e, por consequência, do consumo, exige planejamento público. Além da elevação dos gastos de energia elétrica, água e produção de esgoto e lixo, as áreas de educação e saúde devem ser preocupações dos gestores públicos para que o meio urbano não se torne um caos. 

Márcio Luiz Vale, secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema e membro do GT (Grupo de Trabalho) Planejamento Urbano do Consórcio Intermunicipal do ABC, destaca que os problemas já existentes não podem piorar com a explosão imobiliária.
 
Após boom, setor enfrenta desafio
 
O lançamento de mais de 8,8 mil unidades habitacionais no ABC no ano passado, o equivalente a cerca de 80% a mais que em 2009, mostra que o mercado imobiliário segue aquecido na região. Como consequência do crescimento – que deve ser mantido neste ano, mas de maneira mais controlada –, tem surtido efeitos, como falta de terreno e de mão de obra, que consequentemente gera atraso nas entregas. 
 
Segundo Milton Bigucci, presidente da AcigABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do ABC), o número de lançamentos em 2011 está parecido com o dos anos anteriores. "O volume neste primeiro trimestre está compatível com o mesmo período de 2007, 2008 e 2009. Foram lançadas cerca de 1,5 mil unidades desde o início do ano. Já 2010 foi um ano atípico, porque existia muito lançamento represado por conta da crise econômica mundial”, explica. 

João Crestana, presidente do Secovi (Sindicato da Habitação), defende que empresários, entidades do setor e governos invistam na qualificação da mão de obra para amenizar o gargalo. Para o executivo, ainda serão percebidos atrasos na entrega das unidades, problema que despontou em 2010 e atingiu o dia a dia de algumas empresas e consumidores. “A dificuldade reflete o forte aquecimento do setor, que passou por 20 anos de estagnação. São as dores do crescimento”, afirma.
 
Preferidos
A escassez de terrenos em bairros mais visados tem obrigado incorporadoras a buscarem alternativas, como a migração para regiões mais afastadas. Em Santo André, se antes bairros como Jardim, Campestre e Casa Branca eram os preferidos, hoje dividem atenção com Santa Terezinha, vila Floresta e Homero Thon. Juntos, foram os que mais tiveram lançamentos no primeiro trimestre de 2011.
 
Entre janeiro e março, Baeta Neves, Centro e Jordanópolis foram os bairros de São Bernardo com mais lançamentos, assim como os bairros Santa Paula, Olímpico, Jardim São Caetano e Santa Maria, em São Caetano. Em Diadema o Centro foi o mais procurado, enquanto em Mauá, a sensação foi o Parque São Vicente.
 
Dados do Construbusiness 2010 (Congresso Brasileiro da Construção) indicam que nos próximos 12 anos o Brasil vai precisar de 900 milhões de m² de terrenos urbanos para novas habitações. “São 24 milhões de moradias a serem produzidas neste período”, calcula Crestana. (Colaboraram: Aline Bosio, Carolina Neves, Larissa Marçal, Leandro Amaral e Natalia Fernandjes).

fonte: Repórter Diário