5 de fev. de 2010

Região homenageia N.S. dos Navegantes

A tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes será realizada neste domingo no ABCD. Um dos mais importantes eventos religiosos da Região, a festa começa em São Bernardo, com a missa de abertura na paróquia São João Batista, no Riacho Grande. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes seguirá em procissão pela avenida Araguaia, percorrendo as ruas Canta Maria, Vicentina Caputo Pelosini e Marcílio Conrado, avenidas Ivaí e da Praia, até a praça Olavo Fontoura, conhecida como praça da Seringueira.

O evento reunirá 15 embarcações e deve atrair 1,5 mil visitantes nesta edição. Pescadores, religiosos e visitantes em geral poderão assistir a apresentação da Orquestra de Viola de São Bernardo e as procissões náutica e terrestre. Da Prainha do Riacho, a imagem da santa partirá de barco pela represa Billings, percorrendo as capelas ribeirinhas até a chegada na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Bairro Eldorado, em Diadema, onde a festa continua.

Em Diadema, uma missa campal em frente à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, logo cedo, vai preparar a cidade para o festejo. À tarde, às 14h, uma carreata sairá da paróquia, e, às 16h, será realizada a procissão náutica na represa Billings e uma Missa Sertaneja. A procissão náutica terá cerca de 25 barcos, com uma média de 70 pessoas, com saída do Clube dos Engenheiros e chegada próxima ao Projeto Beija Flor, ponto próximo à Igreja.

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo desde 2005 e como em todos os anos, o encerramento da festa trará shows, que dessa vez ficarão por conta das duplas Roni & Edvaldo e Donizete e Bruna.

Histórico - A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, quando os primeiros habitantes da Região construíram uma capela para trazer proteção a todos os frequentadores da represa Billings. A partir daí iniciou-se a tradição de se realizar uma procissão náutica e terrestre em homenagem à padroeira, sempre no primeiro domingo de fevereiro.

Em 1978, a procissão foi suspensa, voltando a acontecer 18 anos depois a pedido dos fiéis, pelo pároco da igreja Nossa Senhora dos Navegantes, padre Odair Ângelo Agostin.

Confira a programação:

São Bernardo

9h15 – Missa de abertura na Paróquia São João Batista (Rua Henrich Nordoff, Centro, Riacho Grande).

10h30 – Procissão - saída da paróquia sentido Avenida Araguaia e Avenida da Praia até a Praça Olavo Fontoura, na Prainha

10h40 às 11h – Apresentação da Orquestra de Viola de São Bernardo

12h – Saída dos barcos com procissão náutica pela represa Billings até a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes (Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 144, Bairro Eldorado, Diadema)

Diadema

7h30 - Missa

14h - Carreata (saindo da paróquia)

16h - Procissão Náutica

18h - Missa Sertaneja

19h - Show com a dupla Roni &Edvaldo

20h - Show com Donizete e Bruna

fonte: Marina Bastos - Jornal ABCD Maior

Diadema quer qualificar empresas no município

O assessor especial para assuntos internacionais da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alberto Kleiman, esteve nesta quinta-feira (04/02), no gabinete do prefeito de Diadema, Mário Reali, para tratar da busca de recursos federais a serem aplicados na área do desenvolvimento econômico do município. Durante a visita, outras questões foram colocadas em pauta, como aproximar o Polo de Cosmético da cidade com o Polo de Cosmético da França.

O governo federal pode auxiliar a internacionalização do Polo de Cosmético estabelecendo contatos, sendo um moderador do trabalho, conforme explicou a secretária interina de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Solange Ferrarezi. “Com essa reunião podemos compreender quais são os canais para possibilitar um maior desenvolvimento econômico. Agora a secretaria vai conversar internamente para estabelecer esse processo.”

Para Solange, o município quer propiciar uma inovação tecnológica, capacitando as empresas da cidade e Região para fornecer também equipamentos à Petrobras. A administração ainda não tem o modelo fechado de como qualificar estes empreendimentos, mas o primeiro passo é estreitar as relações com a empresa líder em energia.

Ainda de acordo com Solange, o fomento à inovação tecnológica em Diadema não é feito pelo governo federal. Esse é um projeto que pertence à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade. No entanto, a secretária interina explicou que existem agências do governo que pode auxiliar na inovação em capacitação e financiamento. “A Prefeitura vai criar um ambiente propício para que as empresas saibam que existem recursos que podem ser alcançados”, observou.

fonte: Cinthia Isabel - Jornal ABCD Maior

Município cresce em parceria com cidade francesa

Sobre o convênio de Diadema com a cidade de Montreuil, localizada na região metropolitana de Paris, na França, o governo da cidade paulista informou que essa parceria já permitiu vários avanços, com enfoque em ampliação de situações favoráveis às duas regiões. Um dos exemplos do sucesso dessa parceria é o da área educacional, que apresenta avanços significativos aos moradores da cidade de Diadema.

Trata-se da oportunidade de jovens da cidade estudarem em regiões da França, por meio de bolsas de estudo que têm de ser analisadas. A relação com um país da Europa, como, neste caso, com cidades da França, já poderia, por exemplo, trazer especialistas de lá para ajudar a desenvolver justamente os polos tecnológicos na cidade, conforme opina o assessor da Presidência da República, Alberto Kleiman. Para ele, o papel da cidade é o de estimular o desenvolvimento. "Queremos fazer com que as empresas de Diadema sejam competitivas no mercado internacional."

Neste caso foco não seria a competição entre as indústrias da cidade, mas a cooperação entre elas. "A meta é que a cidade possa constituir meios para isso e as indústrias venham e participem do processo", diz Solange, secretária de Desenvolvimento Econômico.

fonte - DCI