Como resultado do processo de reorganização de suas marcas, iniciado este ano, o Grupo Pão de Açúcar vai inaugurar, amanhã, oito unidades da rede Extra Supermercado na região. Com o formato de proximidade, a bandeira receberá a maioria das lojas CompreBem e Sendas, as quais serão convertidas por meio de estratégia que será concluída até o fim do próximo ano.
Em junho passado, o grupo inaugurou a primeira loja da marca Extra Supermercado no ABC no Rudge Ramos, em São Bernardo, ocupando espaço de antigo CompreBem. As demais serão abertas em Diadema e Ribeirão Pires (duas cada), bem como em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá (uma cada). Sem as inaugurações de amanhã, a rede soma 18 unidades no país. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa não informou o investimento feito nas lojas.
O Pão de Açúcar justifica a mudança ao argumentar que a marca Extra é a que tem maior índice de lembrança entre os nomes do grupo. Porém, o principal objetivo é acelerar sinergias e concentrar os esforços em uma única bandeira. As lojas têm mais espaço para perecíveis, o que diminui a seção de mercearia, a fim de atrair público direcionado às compras de reposição e oportunidade. Além disso, a oferta de serviços foi ampliada, com área para lanches e pequenas refeições.
Vários canais
A estratégia adotada baseia-se em pesquisa do Latin Panel, a qual indica que 52% dos brasileiros vão a três ou mais canais – padaria, autosserviço e atacarejo, entre outros – todos os meses. A ideia do Extra é reunir várias soluções de compra em um único ambiente, facilitando a vida do cliente. A comunicação visual das lojas – que oferecem cerca de 15 mil itens – é a mesma do hipermercado. Com a reorganização, o objetivo do grupo é que a bandeira Pão de Açúcar permaneça voltada às classes A e B, enquanto a marca Extra atenda os públicos C e D.
A companhia prevê a abertura de 100 lojas em 2010 no país, com investimento de R$ 1,6 bilhão. “O foco será dado aos formatos atacarejo (Assaí) e vizinhança (Extra Fácil), que têm baixo aporte e bom retorno financeiro”, afirmou em nota o diretor-presidente da companhia, Enéas Pestana.
fonte: ANDERSON AMARAL
PARA O DIÁRIO REGIONAL