19 de mar. de 2013

75 ANOS WICKBOLD: TRADIÇÃO EM INOVAR


Fundada por imigrantes alemães, a empresa teve início em 15 de março de 1938 como uma padaria familiar e, ao longo dos anos, transformou-se em uma das maiores potências brasileiras na fabricação de pães especiais industrializados. Com foco total na alimentação saudável, ampliou pouco a pouco a variedade de seus produtos com a mesma qualidade, pioneirismo e tradição que a caracterizam desde a origem, sempre alinhada às tendências mercadológicas. Hoje, tem muito a comemorar e o lema que marca seus 75 anos, mais jovem do que nunca, é “Tradição em Inovar”.
 
O segredo para o avanço e perenidade da Wickbold, segundo seus dirigentes, está na capacidade de se reinventar e de usar a experiência adquirida na elaboração de produtos inovadores para o mercado, como foi o caso da linha Grão Sabor, os primeiros pães especiais integrais adicionados de grãos inteiros vinculados à saúde, dos pioneiros pães lights industrializados (na época denominada diet) e da linha EstarBem, que contempla o único pão funcional do Brasil aprovado pela ANVISA, lançado em 2009, além de linhas exclusivas, como Torradas Especiais, Pães Sem Casca, Tickroc (snacks integrais) e Pães do Mundo. 
 
Com capital 100% nacional, a Wickbold está entre as três maiores fabricantes de pães industrializados do país. A marca detém a liderança no segmento de pães especiais, que inclui as linhas Integral, Light e Funcional*. Possui quatro unidades fabris e nove de distribuição no Brasil, que comercializam produtos em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Bahia. Mais informações no site www.wickbold.com.br ou pelo SAC 0800 011 1938.
 
*Fonte: Nielsen T.Brasil por marca
 
Linha do tempo
 
1938 – A padaria Wickbold é inaugurada no Brooklin (SP) após a compra da antiga padaria Allemanha, negociada por Henrique Wickbold, que inicia o seu cuidadoso preparo de pães integrais. 

Os pães produzidos na época (Preto e Integral) eram vendidos inteiros e envoltos em singelas tiras de papel.

1942 – Abertura da primeira filial da padaria Wickbold, dado o sucesso dos produtos que eram produzidos como pão de centeio, pães doces, bolachas, bolo Cuca, Pretzel e pão de mel.

1952 – Surge nas embalagens a primeira identificação da marca Wickbold e a identificação de cada tipo de pão (Centeio e Kümmel).  Os produtos começam a ser vendidos em supermercados.

1968 – A empresa passa a ser administrada pela segunda geração da família Wickbold e inicia uma nova fase de inovação e crescimento.

1973 – Inauguração da primeira fábrica Wickbold na Vila Santa Catarina (SP), com uma semi-automatizada para fabricação dos pães, um passo importante para a consolidação da marca no mercado.  A empresa compra a Westphalia, forte concorrente em pães especiais.

1978 – Aquisição da Panificadora Indústrias Alimentícias Nosso Pão, especializada na produção de Pão de Forma, Pão Sem Casca, Pão para Hambúrguer e Pão para Hot Dog.

1985 – Lançamento da linha Grão Sabor, pioneira em pães especiais integrais com grãos.

1986 – Inauguração da fábrica em Diadema (SP), atual sede da empresa, para atender a crescente demanda por seus pães.
 
1991–Lançamento do primeiro pão diet do mercado, atual linha Light. Abertura de filiais em Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

1996 – Inauguração da fábrica em Jacarepaguá (RJ), para atender o plano de expansão da empresa.

2007 – Construção da mais moderna fábrica Wickbold, em Hortolândia (SP).

2009 – Lançamento da linha EstarBem, com o primeiro pão funcional no Brasil registrado pela Anvisa.

2010 – O produto Grão Sabor Castanha-do-Pará e Quinoa é considerado o pão integral industrializado mais vendido do Brasil.

2011 – Lançamento da linha exclusiva de Torradas Especiais (com grãos e integral), da Mini Bisnaguinha Scooby-Doo!, do Grão Sabor Amaranto e Linhaça e do Tickroc (snack integral e assado).

2012 – Lançamento dos exclusivos produtos Grão Sabor Chia e Macadâmia, Pão para Hambúrguer Integral, Bisnaguinha Integral e da linha Pães do Mundo, que contempla o Pão Australiano, Bagel Multigrãos e Bagel Gergelim.
 
fonte: ADRIANA GEMIGNANI -  NOTÍCIAS - DEMAIS

MARISOL APOSTA EM CONVERSÃO DE LOJA TRADICIONAL PARA FRANQUIA


Loja de Diadema converteu loja tradicional em franquia. Foto: Amanda Perobelli
Loja de Diadema converteu loja tradicional em franquia. Foto: Amanda Perobelli
 
Loja de Diadema optou pelo investimento


O processo de expansão da rede de licenciados One Store Marisol ganhará velocidade em 2013.  Foram 136 lojas abertas em 2012 e a meta para este ano é inaugurar mais 170. Nesta projeção, a expectativa é de que algumas novas unidades sejam negociadas no ABCD. A marca já conta com uma unidade na Região, em Diadema. 


A marca, normalmente, oferece a uma loja multimarca já existente para se transformar em uma franquia One Store Marisol, como no caso da unidade de Diadema, que passará por uma reformulação para adequação ao padrão da marca. Nestes casos, o investimento é menor, ficando em torno de R$ 20.000,00. Já para abrir uma franquia, o investimento é de R$ 1.000,00 por  m².

“Em 2013, nossa meta é crescer acima de 15% com relação a 2012”, explica o gerente de operações da One Store Marisol, Elbio Antonio Armiliatto.

“Como o investimento é baixo, e a loja já operava antes de se transformar em One Store Marisol, apostamos em crescimento das vendas quando comparado com a loja antes de ser transformada” afirma o gerente. Este acréscimo nas vendas faz com que o retorno do investimento seja obtido em menos de dois anos.

De acordo com o gerente de Operações da One Store Marisol, a proprietária da unidade de Diadema possui outras três lojas multimarcas na cidade. A conversão de uma delas se deu após uma apresentação realizada pela Marisol sobre o modelo de negócio, seus diferenciais e vantagens. A empresária se interessou e resolveu pelo investimento.

A One Store Marisol de Diadema está localizada à Rua Santa Maria, 55.

 Diferencial - A diferença principal entre uma franquia e a rede de Valor One Store Marisol é a liberdade que o lojista possui para formar seu mix de produtos na loja. Enquanto no modelo de franquia tradicional, o lojista  trabalha apenas com os produtos do franqueador. Na One Store Marisol, o licenciado escolhe outros fornecedores para complementar os produtos da marca. “Nas nossas lojas, oferecemos confecções, calçados e acessórios das nossas marcas: Marisol, Mineral, Mineral Kids, Lilica Ripilica e Tigor T.Tigre. Além disso, o licenciado pode complementar o mix com outras marcas de apelo em sua região”, reforça Armiliatto.

A Rede aposta no trabalho com diversas marcas, na gestão, por meio do acompanhamento de consultores de campo, treinamento/capacitação e calendário de varejo sem necessidade de pagar taxa de franquia. 

fonte: Paola Cruvinel - ABCD MAIOR

FEIRA INDUSTRIAL É VITRINE DO SETOR PRODUTIVO DA REGIÃO



Produção da OverDrill de Diadema: empresa estará no evento com expectativa de promover novos negócios.
Produção da OverDrill de Diadema: empresa estará no evento com expectativa de promover novos negócios.
 
Evento reunirá 120 pequenas e médias empresas de vários segmentos no Vera Cruz

A 3ª edição da Feira Industrial, Serviços e Negócios Grande ABC reunirá empresas de pequeno e médio portes de diversos segmentos, um total de 120 expositores.  A expectativa da organização é da feira atrair um público estimado em 10 mil pessoas. O evento é gratuito e será realizado no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo, entre quinta-feira e sábado (21 a 23/03). 

A feira é promovida pela  Agência de Desenvolvimento Econômico com apoio do Consórcio Intermunicipal, órgão que reúne as sete prefeituras da Região, e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e é  considerada uma pequena vitrine  do setor produtivo da Região.  Participam empresas dos setores: metalmecânico, informática, plástico,  distribuidores, prestadores de serviços de engenharia, consultoria, terceirização, comércio exterior; manutenção, logística, software, fornecedores de serviços de apoio ao empreendedorismo, provedores de soluções tecnológicas, além de universidades, associações comerciais e prefeituras.

“É uma oportunidade de fazer negócios, de os empresários  conhecerem melhor os produtos e serviços que temos na Região. É uma pequena mostra da imensidão de empresas que temos aqui, mas já faz a diferença para estes participantes”, afirmou o presidente  Agência, Valter Moura.

A OverDrill de Diadema estará entre os expositores. A empresa é fabricante de máquinas especiais sob medida para diversos processos produtivos como operações de usinagem. A supervisora, Claudia de Matos Pereira, espera que a feira torne a empresa mais conhecida. 

 “Queremos ampliar o leque de clientes. Neste evento estão reunidos diversos segmentos e é um bom espaço para atrair novos negócios”.

Durante a feira haverá palestras e rodadas de negócios para os expositores e visitantes. Entre os grandes expositores estarão Petrobras, Totvs e Caixa Econômica Federal.

Parque tecnológico será debatido na feira
Os expositores terão a oportunidade de expor seus produtos e  promover negócios. Além disso, avaliar e debater a possibilidade da criação do parque tecnológico e a construção de um centro de convenções, obra considerada fator determinante para o incremento e desenvolvimento regional.

Atualmente, a Região está com um forte crescimento dos setores de prestação de serviços e de educação. O ABCD representa ainda atualmente 10% das exportações do Estado e 3% das exportações do Brasil, segundo dados do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). A indústria, em seu conjunto, responde por cerca de 55% do PIB da Região, sendo que o complexo metalmecânico contribui com cerca de 1/3 do PIB regional e está apoiado em três mil indústrias instaladas na região.

A 3ª Feira Industrial terá cerimônia de abertura quinta-feira ( 21/03), às 14h, no Pavilhão Vera Cruz. Às 18h está programada palestra magna do professor Luiz Almeida Marins Filho, da Universidade de São Carlos. A programação se estende até o dia 23 com rodadas de negócios e palestras sobre temas de interesses dos empresários. 

fonte: Michelly Cyrillo - ABCD MAIOR