



A operação brasileira da tradicional empresa de lubrificantes YPF acaba de mudar de mãos. Na última segunda-feira, 23, foi oficializada a venda da YPF Brasil, até então controlada integralmente pela matriz argentina YPF S.A, para o brasileiro Grupo Usiquímica,
Os valores envolvidos na transação não foram divulgados. Em nota oficial, a empresa brasileira antecipou, porém, que os lubrificantes YPF seguirão no mercado interno.
O acordo contempla contrato de licenciamento da marca, que responde por cerca de 2% das vendas do segmento, assim como a produção na fábrica de Diadema, na Grande São Paulo.
A Usiquímica tem longa trajetória no mercado químico. Há 80 anos a empresa, com sede em Guarulhos, SP, produz hidróxido de amônio e distribui diversos produtos químicos para vários segmentos industriais. Fornece também o Arla 32, solução de ureia que reduz a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) nos veículos com motores diesel.
A compra da YPF Brasil confirma a disposição da empresa em dar continuidade a processo de expansão no mercado de lubrificantes para o segmento automotivo. Em 2017, a Usiquímica passou a deter licença da centenária marca estadunidense Valvoline, inclusive da linha importada.
O investimento na YPF, que está no Brasil desde 1998, ocorre em cenário de expansão e expectativas positivas para o mercado interno nos próximos anos.
O setor aposta, dentre outros fatores, no aumento das vendas de veículos e no crescimento da produção agrícola. Deve contribuir também a maior oferta de novas tecnologias, com avanço significativa dos veículos híbridos.
Em 2023, as vendas de lubriciantesn o Brasil esbarraram em 1,5 milhão de metros cúbicos, crescimento próximo de 7%. A YPF apareceu como a oitava marca mais consumida.
Com aproximadamente 400m², a mega loja conta com uma vasta gama de produtos que refletem a essência da Daiso. Com a novidade, o público poderá contar com a qualidade e os preços acessíveis que caracterizam a marca.
A inauguração vai oferecer a degustação do óleo de gergelim da Kadoya e os macarrões instantâneos da Maruchan. O público irá se divertir com uma roleta de brindes da Threebond e poderá tirar fotos com o famoso mascote Koala. No dia seguinte, o evento terá um grande encontro de cosplayers, com personagens de animes, a presença de influenciadores digitais, além de brindes exclusivos para os primeiros visitantes.
“A inauguração da loja em Diadema é um marco muito significativo para a Daiso Japan. Estamos entusiasmados em poder compartilhar nossa diversidade de produtos e nossa tradição com mais um público de São Paulo”, comenta Aline Reis, supervisora deo departamento de Marketing da Daiso Japan. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de compras divertida, cheia de surpresas e com preços acessíveis para todos.
“A Daiso Japan é uma marca que tem uma essência oriental que os brasileiros apreciam. Sua chegada vai enriquecer ainda mais o nosso mix de lojas, atraindo, sem dúvida, a atenção e o interesse dos nossos frequentadores”, comenta Renata Paes, gerente geral do Shopping Praça da Moça.
![]() |
Uma rica história e um patrimônio cultural diversificado, que se manifestam em suas tradições, eventos e espaços públicos. |
![]() |
A cidade se tornou um importante centro industrial e comercial, oferecendo oportunidades e qualidade de vida para seus moradores. |
![]() |
Uma comunidade acolhedora e vibrante, formada por pessoas de diferentes origens e culturas, que contribuem para a construção de uma cidade cada vez melhor. |