22 de dez. de 2010
Terrenos com dívidas vão para 'Minha Casa'
O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), vai anistiar em até R$ 10 milhões dívidas referentes a IPTU (Imposto Territorial Predial Urbano) em terrenos de posse de construtoras e empresários em troca de construções de unidades habitacionais no modelo do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. O projeto de lei que garante o trâmite foi aprovado em definitivo, ontem, pela Câmara e prevê nove propriedades localizadas nos bairros Jardim Cahema (uma), Vila Nogueira (dois), Serraria (trës) e Centro (três).
Todas as áreas em questão foram enquadradas no Plano Diretor Municipal como Aeis (Áreas Especiais de Interesse Social), reformulado em 2008 e 2009. A partir da classificação, a Prefeitura levantou as propriedades com débitos municipais e fez as propostas, segundo o líder do governo, Orlando Vitoriano (PT). "A proposta foi feita pela Prefeitura, mas a negociação completa nós (vereadores) não acompanhamos", afirmou Orlando.
De acordo com a legislação do Minha Casa, Minha Vida, o município pode dar até 30% de descontos em tributos, mas em Diadema o abono é de 100%. O valor da dívida de cada terreno será revertido em apartamentos. "Se o terreno tem dívida de R$ 1 milhão, vamos ver quantos apartamentos daria para comprar. Aí a construtora terá de reverter estes apartamentos para o programa federal", explicou.
Pela legislação, o empreendimento deve oferecer apenas um terço para moradias populares. Os apartamentos "comprados" pela anistia serão adicionados na cota popular.
O funcionamento do programa é o seguinte: a construtora ou proprietária constrói a unidade, transfere o financiamento para a Caixa Econômica Federal para que o banco faça os financiamentos e cobre os compradores. A anistia dada por Reali não retorna ao caixa municipal. "Esse é um incentivo para a construção de moradias. Não vamos ter o dinheiro de volta", alerta o líder do governo. Caso o acordo com a construtora não seja cumprido, a dívida será validada.
Governo não discutiu alterações com Movimento de Habitação
A escala de classificação do público-alvo do Minha Casa, Minha Vida foi ampliada de zero a seis salários-mínimos (R$ 3.600) para zero a dez (R$ 5.100 ), ontem pela Câmara. A alteração foi feita sem discussão com movimentos organizados em prol de moradia popular, segundo a vereadora Irene dos Santos (PT), que tem ligação com o setor.
"Há 15 dias fizemos um encontro para discutir políticas de habitação e não foi falado nada sobre essas mudanças. Esse projeto entrou no afogadilho, sem qualquer conversa. Essa não é a escala ideal", reclamou Irene. O 5º Encontro de Habitação e Desenvolvimento Urbano ocorreu nos dias 3 e 4, organizado pela Prefeitura e com participação de movimentos sociais, ONGs e universidades.
A vereadora, que compõe a base governista, foi a única a votar contra os projetos de habitação.
A petista também desaprova o fato de o prefeito ter perdoado a dívida de um terreno na Avenida Alberto Jafet, Vila Nogueira, para a construção de moradias. "Estava no Plano Diretor que lá seria um parque. A região Leste é uma das mais adensadas e não tem espaço de lazer", argumentou.
Orlando Votoriano admitiu que faltou diálogo com a sociedade, mas justificou a pressa por conta do recesso. "Foi proposta a possibilidade de adiar o projeto, mas se adiasse iríamos votar quando? Não tem mais tempo."
O oposicionista José Francisco Dourado (PSDB) conseguiu emplacar uma emenda de retirada de Aeis (Áreas Especiais de Interesse Social). "Somos a favor de incluir Aeis e não retirar", reclamou Irene.
Gustavo PinchiaroDo Diário do Grande ABC
18 de dez. de 2010
A TNG JÁ FOI INAUGURADA NO SHOPPING PRAÇA DA MOÇA
Em 1984 foi criada a primeira loja tng, em São Paulo.
Com o slogan "saia do comum", a marca tng, surgiu com a proposta de mudar a idéia de que o guarda-roupa masculino precisa ser sóbrio e austero para ser elegante.
Após 15 anos de mercado e conceitualmente consolidada surgiu uma nova necessidade e desafio: a tng passou a comercializar a linha feminina em suas principais lojas.
Conquistar seu espaço no calendário oficial da moda brasileira também foi um momento importante para história da marca.
Desde o verão 2003, a tng participa de todas as edições do Fashion Rio e dos principais desfiles de moda do país.
Top models e celebridades como Naomi Campbell, Daniela Cicarelli, Grazi Massafera, Ana Hickmann, Juliana Paes, Fernanda Lima, Rodrigo Santoro, Raica Oliveira, Rodrigo Hilbert, Giane Albertoni, Reinaldo Gianecchini, Natália Guimarães e Cauã Reymond já marcaram presença em desfiles e campanhas da tng.
Moda democrática, irreverente e de atitude!
Essa idéia tem dado tão certo que em apenas 25 anos, a tng está presente em quase todo território nacional e é a única rede de lojas com mais de 100 pontos de venda no país.
LOJAS 356/357
Telefone: 4044-3432 |
Piso Paineira |
Prefeitura amplia número de vagas de Zona Azul
A Prefeitura de Diadema ampliará o número de vagas no sistema de estacionamento rotativo remunerado em vias públicas em diversos bairros da cidade. A iniciativa da Secretaria de Transportes do município foi aprovada em 2ª votação na sessão desta quinta-feira, 16 de dezembro, pela Câmara Municipal. Com o projeto de lei nº 012/2010 do Executivo, o sistema passará a ter cerca de 1.800 vagas na região central da cidade e nos centros comerciais de bairros.
A Zona Azul já existe na região central do município com cerca de 700 vagas desde 1991. O objetivo da ampliação é aumentar a oferta de vagas em regiões com grande concentração de comércio, serviços e lazer, assim como democratizar o espaço público, garantir maior rotatividade de vagas, a circulação de veículos de maneira organizada e atender a demanda por estacionamentos tão comuns aos centros urbanos.
A medida é necessária devido ao surgimento de novos estabelecimentos comerciais e do crescimento e fortalecimento dos centros comerciais dos bairros de Inamar, Eldorado, Campanário, Serraria, Piraporinha e Centro. Além de beneficiar ao proprietário do estabelecimento, que garante o acesso a seu comércio a um número maior de clientes, o munícipe também ganha ao ter condição de achar uma vaga e assim realizar suas compras.
A reduzida capacidade de estacionamentos afeta clientes e lojistas, além de provocar o cometimento de uma série de infrações, como filas duplas, estacionamento sobre passeios e em locais proibidos.A lei atual sobre Zona Azul no município é de 1991, anterior ao Código de Trânsito Brasileiro, que é de setembro de 1997. O Projeto de Lei visa atualizar a legislação vigente bem como adequar a legislação municipal à nacional.
Por Luciana Yamashita - P.M.D.
ABCD GANHA 1º ÔNIBUS A HIDROGÊNIO DO ESTADO
Testes do veículo com passageiros começaram nesta quinta-feira no Corredor ABD de trólebus O primeiro ônibus intermunicipal movido a hidrogênio do Estado de São Paulo iniciou, nesta quinta-feira (16/12), testes com passageiros no Corredor Metropolitano ABD, entre São Mateus e Jabaquara. Os passageiros de Santo André, São Bernardo e Diadema que utilizam as linhas dos trólebus poderão experimentar a nova tecnologia de transporte ambiental. Ainda não existe um cronograma, mas a expectativa da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) é que o veículo circule alternadamente em todos os trechos do corredor. Os testes seguem até o final de 2011. O gerente de desenvolvimento e planejamento da EMTU, Ivan Regina, informou que o ônibus funcionará de segunda a sexta-feira, ficando fora dos horários de pico. “É importante frisar que somos o quinto País do mundo a deter essa tecnologia e que no momento trata-se apenas de um protótipo. Se fosse fácil, outros países já teriam dominado”, destacou. No primeiro dia de operação (16/12) não foi cobrada passagem. Nos demais dias, a tarifa será de R$ 2,65. Para Regina, a principal vantagem do ônibus movido a hidrogênio é a não-emissão de material particulado ou de gases de efeito estufa. “O veículo é zero em poluição. A única coisa que sai do cano de escapamento é água”. O computador de bordo garante o funcionamento do ônibus mesmo quando há falhas no subsistema, além de verificar as condições de segurança e acionar dispositivos para estabilização do veículo. Se a tecnologia der certo, o objetivo é que se possa substituir o atual transporte coletivo. Durante os testes, os pesquisadores irão analisar o consumo de hidrogênio em condições normais de operação, temperatura, entre outros elementos. “Esse veículo já rodou mais de 6 mil km em testes, mas agora queremos obter dados reais de operação. O ônibus estará totalmente instrumentado, de maneira que possamos colher mais informações”, disse. A motorista da Metra, Andrea Maria Fazolin, está lisonjeada por ser a primeira mulher a dirigir o veículo. “Fizemos treinamento teórico e prático. No dia-a-dia é como se estivesse dirigindo qualquer ônibus, porém este é mais silencioso”, garantiu. Mais três veículos movidos a hidrogênio estão em fase de aquisição e estão previsto para 2012. “Esse primeiro não é ideal, ainda estamos pesquisando. Os próximos já serão mais comerciais”, explicou Regina. Outra justificativa dada pelo funcionário da EMTU para a demora da aquisição dos outros veículos a hidrogênio é o fato de no momento, a indústria brasileira ainda não fabricar as peças dos novos ônibus. “Vamos fazer uma nacionalização progressiva. A meta é, em médio prazo, tornar o Brasil líder nesse tipo de tecnologia. Queremos fazer melhor e mais barato”, garantiu. Atualmente o motor elétrico, os cilindros que ficam em cima do ônibus e o combustível, chamada de célula de hidrogênio são importados, mas no futuro a expectativa é que essas peças passem a ser produzidas no País. “Ainda estamos buscando junto à indústria nacional os fornecedores para os próximos veículos”, informou. Ao todo foram destinados ao projeto US$ 16 milhões provenientes do PNUD (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento), Gef (Global Environment Facility), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Ministério das Minas e Energia. Funcionamento - O ônibus a hidrogênio tem motor elétrico. O processo de movimentação ocorre quando o hidrogênio armazenado nos tanques é introduzido na célula a combustível. Nesse momento acontece um processo eletroquímico que produz energia elétrica por meio da junção do hidrogênio com o oxigênio do ar, liberando água como subproduto. O ônibus é movido à tração elétrica híbrida (célula a combustível a hidrogênio mais três baterias de alto desempenho) tem autonomia de rodagem de 300 km com uso do hidrogênio. Se necessário, consegue rodar mais 30 km utilizando a energia reservada nas baterias ou utilizar os dois sistemas simultaneamente. O protótipo também conta com um dispositivo de regeneração do sistema de frenagem (aproveitamento do calor), o mesmo empregado nos carros da Fórmula 1, no qual a energia é armazenada nas baterias e usada na necessidade de maior potência na movimentação do veículo, como por exemplo, em subidas. O veículo tem capacidade para carregar 45 kg de hidrogênio em nove tanques e o consumo teórico de consumo de combustível é de 15kg/100 km. Mas na prática, a EMTU garante que o resultado tem sido ainda melhor.
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SÃO BERNARDO E DIADEMA VÃO RECUPERAR ÁREA DO LIXÃO DO ALVARENGA
Convênio entre os dois municípios ainda passará por aprovação da Cetesb As Prefeituras de São Bernardo e Diadema assinaram, neste mês, um convênio de cooperação para o tratamento e recuperação ambiental da área do antigo lixão do Alvarenga. O objetivo da parceria é desenvolver estudos que recuperem o meio ambiente do espaço que está geograficamente no território dos dois municípios. “A princípio queremos saber quais tipos de lixo e entulhos temos no local e quais tipos de trabalhos de remediação serão necessários para recuperar o terreno”, explicou o secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, Gilberto Marson. Em nota, Diadema informou que os estudos estão em fase de finalização e serão enviados para aprovação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Somente após essa fase será possível determinar o valor para a recuperação da área. O terreno de 40 mil m², localizado a 500 metros da represa Billings, recebeu resíduos orgânicos, químicos e industriais por três décadas. O antigo lixão foi desativado em 2002, por decisão da Justiça e, desde então, o Ministério Público cobra das Prefeituras de São Bernardo e Diadema a descontaminação da área. Nesse período, outros projetos, estudos e promessas de recuperação do terreno foram realizados, mas nada de concreto ocorreu até o momento. Passou a hora - “De vez em quando, a situação aberta e as prefeituras assinam um acordo de intenção, mas o tempo passa e nada acontece. Passou da hora de remediar a área”, observou o ambientalista e presidente do MDV (Movimento em Defesa da Vida), Virgilio Alcides Farias. Para o especialista não há necessidade de se fazer mais análises do terreno. “Já existem estudos e formas de remediação. Fazer tudo novamente é o mesmo que jogar dinheiro público fora”, criticou. O último plano de recuperação do lixão do Alvarenga, realizado pela Prefeitura de São Bernardo, ocorreu em abril deste ano, quando a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) solicitou uma investigação confirmatória da área. No estudo foram feitas a amostragem do solo, instalações de poço de monitoramento e de extração, além da coleta de água superficial. Entre as 160 substâncias analisadas no local, foram encontrados metais como mercúrio, chumbo e níquel, além de combustíveis e solventes. “Este foi sem dúvida, um dos maiores crimes ambientais da história brasileira. O lixão foi construído em cima de lençóis freáticos e de nascentes da represa Billings”, afirmou Farias. O ambientalista ainda disse que na época em que o lixão estava ativado, por dia, eram descarregados mais de 1,2 mil caminhões de lixo no espaço. “Para descontaminar o terreno será preciso fazer o tratamento do chorume e a eliminação dos gases tóxicos do subsolo”. Após a recuperação da área, São Bernardo tem projeto de construir a Usina Verde, que irá transformar resíduos sólidos em energia elétrica, e um parque. Por: Claudia Mayara - ABCD MAIOR |
12 de dez. de 2010
DIADEMA APRONTA ESTÁDIO PARA SEGUNDONA
O estádio do Inamar será o palco dos jogos do Clube Atlético Diadema na Segunda Divisão do Paulista de 2011. No entanto, o local precisará de adaptações para receber as partidas da equipe. A principal delas é a montagem de arquibancadas tubulares que garantam o mínimo de cinco mil lugares exigido pela FPF (Federação Paulista de Futebol).
Atualmente, o local tem capacidade para 1.500 torcedores. “Vamos ter que trabalhar com as tubulares mesmo em um primeiro momento”, avisou o secretário de esportes Rubens Xavier Martins.
A colocação da estrutura móvel deve ser feita até março, um mês antes do começo da competição. “Só precisamos de mais alguns laudos”, garantiu Martins. A expectativa é que a cidade construa um novo estádio no futuro, ideia já discutida pela Prefeitura. “Nós estamos trabalhando para isto, mas ainda não temos uma definição”, finalizou.
walter fernandes - ABCD MAIOR
10 de dez. de 2010
FÁBRICA DA IFER É TRANSFERIDA PARA DIADEMA
Na contramão das empresas que deixaram o ABCD alegando custos altos, a estamparia Ifer está transferindo para Diadema a fábrica hoje instalada em Santo Amaro, na Capital. Com a mudança da seção já vieram cerca de 100 trabalhadores. Ainda no primeiro semestre do próximo ano serão transferidos o setor administrativo e a galvanoplastia, com 230 funcionários. Eles vão se somar aos 450 metalúrgicos que hoje trabalham na fábrica de Diadema.
Nesta semana, diretores do sindicato visitaram a fábrica para uma reunião com a dirigente da empresa e uma conversa com os trabalhadores. O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, classificou essa mudança da unidade como muito importante. “É um movimento no sentido inverso, da instalação de empresas de fora. É a Região recebendo investimentos e é a categoria crescendo”, comentou.
Para ele, essa transferência mostra a viabilidade do ABCD, que tem muitos atrativos para oferecer.
Reduzir custos para manter concorrência – “Estamos mudando para reduzir custos, que é uma luta constante das empresas 100% nacionais. Vamos unificar as unidades para ganhar eficiência e aumentar a competitividade, principalmente em relação às empresas dos países asiáticos”, disse Ana Maria Ioni Fernandez, diretora administrativa e financeira da Ifer.
De acordo com ela, um de seus ganhos será em relação à localização. “Nossa unidade está em Santo Amaro. Assim, vamos sair das proximidades da Marginal Pinheiros, local com operação logística complicada, para uma área ao lado da Imigrantes e do Rodoanel”, comentou. Ana Maria afirmou ainda que a manutenção do prédio na capital é mais cara.
Concorrência desleal – A executiva destacou também que a política de redução de custos visa aumentar a competitividade da empresa. “Temos dificuldades de enfrentar os produtos importados, pois no Brasil a matéria prima é cara, além da enorme carga tributária que existe sobre a mão-de-obra”, disse Ana Maria.
Ela lembrou que nos países asiáticos a mão-de-obra é praticamente escrava, provocando uma concorrência desleal, e disse esperar do governo ações para aliviar os tributos e controlar as importações.
“Se nós pagamos, por exemplo, 10 reais pela matéria prima, é esse o preço das peças vindas já prontas da China”, concluiu a executiva.
Tribuna Metalúrgica
MORAES MOREIRA FAZ SHOW EM DIADEMA
Neste domingo (12/12) um show de Moraes Moreira encerrará as comemorações do aniversário de Diadema. A apresentação será na praça da Moça às 20h, mas antes disso a festa começa com os shows das bandas Almanaque e Os Maccacos.
A banda Almanaque já é conhecida na Região há mais de oito anos com seu repertório de sucessos da música nacional. O grupo já se apresentou na cidade homenageando dois grandes artistas brasileiros, Chico Buarque e Gilberto Gil.
Já Os Maccacos é formada por garotos de São Bernardo que procuram resgatar o rock and roll consagrado pelos Beatles. Antes de formarem o grupo, os rapazes se reuniam como ZoomBeatles, onde executavam o repertório da banda de Liverpool e chegaram a tocar na Inglaterra, no Cavern Club. Em 2009 Os Maccacos lançaram o segundo álbum, "Juntando os Cacos".
Moraes Moreira - O cantor possui 40 discos gravados e em sua apresentação na cidade irá resgatar suas principais canções como "Preta Pretinha" e "Pombo Correio".
Antônio Carlos Moreira Pires, mais conhecido como Moraes Moreira, nasceu em Ituaçú, Bahia, em 1947. Desde a infância tocava sanfona, mais tarde a substituiu pelo violão e pela guitarra. Em 1966 se mudou para Salvador, e assim entrou em contato com o rock and roll e com as criações de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Edu Lobo.
Na pensão onde morava em Salvador conheceu Paulinho Boca de Cantor e Luís Galvão, com os quais criaria o grupo Os Novos Baianos junto com Pepeu Gomes e Baby Consuelo, estreando em 1968. Em 1975 deixou o grupo para seguir carreira individual. A partir dessa época, se tornou um dos responsáveis pela afirmação e pelo crescimento do carnaval de rua em Salvador.
Serviço - Tarde de shows com Morares Moreira- Domingo (12/12), na praça da Moça, entre avenida Alda e rua Graciosa, Centro de Diadema. As apresentações começam às 16h. Moraes sobe ao palco às 20h.
Marina Basto - ABCD MAIOR
Shopping Praça da Moça altera horário de funcionamento no mês de dezembro
Durante o mês de dezembro, o Shopping Praça da Moça estará operando em horário especial para oferecer mais conforto a seus frequentadores durante as compras de final de ano. Confira abaixo:
- De 11 a 23.12.2010 : das 9 às 23h
- Dia 24.12.2010: das 9 às 18h
- Dia 25.12.2010: facultativo
- Dia 26.12.2010 (domingo): das 11 às 20h
- Entre 27 e 30.12.2010: das 10 às 22h
- Dia 31.12.2010: das 10 às 18h
- Dia 01.01.2011: facultativo
- Dia 02 de janeiro (domingo): das 11 às 20h
- A partir de 03 de janeiro: das 10 às 22h, de segunda a sábado.
O gerente geral do Shopping Praça da Moça, Wilson Pelizaro, declara: “Estamos estendendo o horário de funcionamento paraoferecer mais comodidade na hora das compras de Natal, garantindo mais tempo para os clientes escolherem seus presentes.
Vivian e Suzana
Persona Consultoria de Comunicação
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