Expansão planejada é para este ano e visa aumentar os clientes residenciais de São Bernardo, Santo André e Diadema
A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) planeja ampliar em 16%, somente este ano, sua rede de distribuição no ABCD. Com isso, a empresa poderá também ampliar em 20% sua carteira de clientes na Região. Serão mais 160km de rede de distribuição de gás natural com capacidade para atender mais 22 mil clientes da Região.
O plano de expansão da Comgás está atrelado ao potencial regional de clientes residenciais, comerciais e industriais. No ABCD são mais de 102 mil clientes, o que representa quase 10% do total das ligações da empresa em todo o Estado. Atualmente, a Comgás conta com mais de 1.000 km de rede, com a capacidade de atendimento de 40% da população da Região.
Desde a década de 1980, a Comgás atende ao mercado industrial e comercial do ABCD Mas, partir de 1998, iniciou a implantação de projetos residenciais em São Bernardo. Hoje está expandindo seus serviços para Santo André e Diadema. A expectativa é de que o gás natural esteja disponível aos moradores desses municípios em até quatro anos.
Liderança - Atualmente São Bernardo lidera o número de clientes, com 58 mil ligações. A extensão de 513 km de rede de distribuição possibilita que 80% da população da cidade seja atendida. O município também possui o maior número de estabelecimentos comerciais conectados, com 116 clientes.
O gerente regional da Comgás, Silvio Renato Del Boni, afirmou que a estratégia de expansão é operacional. “A escolha de São Bernardo foi uma estratégia definida pela companhia há alguns anos, para a implantação da rede de alta pressão. A partir desta rede, a companhia amplia a distribuição para os municípios adjacentes e avalia o potencial de clientes de cada bairro para priorizar o atendimento”, explicou Del Boni.
De acordo com o gerente operacional, o gás natural está se tornando cada vez mais atrativo. “Dentre as vantagens do gás natural estão a instalação segura (o gás vem direto do encanamento da rede de distribuição sem que haja a necessidade de se ter uma central de gás ou um botijão dentro de casa) e o fornecimento ininterrupto. Outro atrativo é a praticidade na medição individual de consumo. Enquanto com o GLP (gás de cozinha) é preciso fazer a leitura de cada usuário, com o gás natural a conta já vem separada no nome do morador.”
Atualmente 40 bairros de São Bernardo, Santo André e Diadema já são atendidos. “Somente em São Bernardo serão mais 50 km de rede. Mas o foco é também Diadema e Santo André”, explicou o gerente. Por motivos de estratégia da companhia, os novos bairros que serão atendidos não foram divulgados.
A Comgás conta na Região com 1.067 funcionários diretos e cerca de 4.800 trabalhadores terceirizados.
A COMGÁS NO ABCD
REDE DE DISTRIBUIÇÃO NO ABCD em KM
MUNICÍPIO TOTAL
SANTO ANDRÉ 244,3
SÃO BERNARDO 513,8
SÃO CAETANO 78,5
RIO GRANDE DA SERRA 5,5
RIBEIRÃO PIRES 10,8
MAUÁ 31,6
DIADEMA 140,6
TOTAL ABCD (km) 1.025,1
CLIENTES
MUNICÍPIO TOTAL
SANTO ANDRÉ 21.458
SÃO BERNARDO 58.499
SÃO CAETANO 13.313
RIO GRANDE DA SERRA 1
RIBEIRÃO PIRES 1
MAUÁ 31
DIADEMA 9.368
TOTAL ABCD 102.671
fonte: Michelly Cyrillo - ABCD MAIOR
|
Páginas
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário