A Fábrica de Cultura de Diadema está finalmente perto de abrir as portas à população. Ontem (4), a Poiesis – Organização Social de Cultura (OSC) escolhida por meio de chamamento público para ser a gestora da espaço – anunciou que as primeiras atividades devem ocorrer na primeira semana de novembro.
O contrato com a OSC foi assinado no último dia 29. A entidade também será responsável pela contratação do pessoal que vai trabalhar na unidade e pela aquisição de equipamentos, instrumentos, materiais, mobiliário e livros. Fará ainda as adequações prediais para que o espaço tenha condições de receber a população.
Segundo o cronograma divulgado ontem pela Poiesis, as contratações de serviços, compras de materiais e adequações prediais começam em setembro, com a seleção de prestadores de serviços e fornecedores. O público poderá acompanhar o andamento da implementação pelo perfil do facebook @fabricasdecultura.
A abertura deve ocorrer na primeira semana de novembro com a inauguração da biblioteca, que terá encontros com autores, contações de histórias, oficinas e exibição de filmes, com discussões sobre temas da atualidade. Haverá ainda atividades artísticas diversas em parceria com grupos e artistas da cidade e o início das atividades de cessão de espaço para grupos interessados em usar a fábrica como plataforma para criação e produção.
MESMO FORMATO
A Fabrica de Cultura de Diadema é a 11ª unidade da rede e a primeira fora da Capital. Com mais de seis mil metros quadrados de área construída, o espaço tem o mesmo formato das dez unidades em funcionamento e vai oferecer cursos de várias linguagens artísticas, oficinas, biblioteca e workshops, entre outras atividades.
As obras tiveram início em junho de 2014 e foram concluídas em março deste ano, ao custo de R$ 16,9 milhões, investidos pelo governo do Estado. A prefeitura cedeu o terreno, localizado na avenida Vereador Juarez Rios, no Centro.
fonte: Diário Regional