Páginas

17 de dez. de 2011

Saned inaugura novo Centro de Controle Operacional

O prefeito de Diadema inaugura no dia 20 de dezembro, às 14h30, o novo Centro de Controle Operacional da SANED — Companhia de Saneamento de Diadema.

Equipado com hardware e software de última geração, o CCO permitirá monitorar e telecomandar a operação das 24 unidades que compõem os sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgoto, tais como reservatórios de água, estações elevatórias de esgoto, entre outras.

Utilizando a transmissão de dados via GPRS/GSM, essa moderna tecnologia permite ver em telas gráficas e em tempo real informações sobre o funcionamento dos boosters (equipamento tem a função de bombear a água, fazendo com que chegue às áreas mais altas deste bairro); o valor da pressão na tubulação e outros dados.

“Esse trabalho era feito em menor escala e abrangia os reservatórios Nações, Real e Sanko, além de seis estações elevatórias de esgoto e três boosters Agora, todo o sistema de água e esgoto está sendo monitorado”, afirma o engenheiro Adamir Francischini, gerente de Operações da SANED.

Financiado com os recursos do Governo Federal, por meio do PAGSan (Programa de Apoio à Estruturação da Gestão e Revitalização dos Prestadores Públicos dos Serviços de Saneamento Básico), o custo do novo Centro de Controle Operacional somou R$ 1.624 milhão.

Trata-se de um investimento que torna os serviços de saneamento mais ágeis e eficazes. “Poderemos operar à distância, por telecomando, as válvulas instaladas nos reservatórios e estações elevatórias, além de acionar e desligar bombas”, salienta Adamir. “E caso uma bomba pare de funcionar, a informação aparece online na tela gráfica. Assim podemos tomar ações imediatas e evitar a interrupção no fornecimento”, ele completa.

Além de melhorar o atendimento ao morador de Diadema, o CCO propiciará ganho de produtividade para a empresa ao reduzir a necessidade de movimentação de equipes técnicas. O meio utilizado para a transmissão de dados (GPRS) também implicará em queda de custo se comparado ao usado anteriormente. “Essa tecnologia permite ampliar o número de unidades monitoradas, sem elevar gastos”, conclui o gerente de operações.



fonte: Sueli Zola - Saned

A cidade soube guardar este espaço central


Walter Adão Carreiro percorre com Memória a sua Diadema...

Walter Adão Carreiro percorre com Memória a sua Diadema e elege sete pontos significativos da cidade. Nosso encontro é na Praça da Moça, no Centro. Aqui estão equipamentos culturais importantes, como a biblioteca e o teatro. E o verde que restou da antiga Vila Conceição.
O mais original é o nome da praça. Que outra cidade dedica um espaço tão importante às jovens do lugar?
Semana Diadema, em seu segundo ano, homenageia a cidade em mais um aniversário oficial.
Ponto 1 - Praça da Moça
Depoimento: Walter Adão Carreiro
A Praça da Moça é o ponto aglutinador da moçada de Diadema e de localidades próximas paulistanas, como Guacury, Pantanal, Jardim Mirian, Cidade Júlia.
Em 1953, Alberto Soares Moreira, dono de toda a área, doou a propriedade a uma instituição de caridade, via Cúria. A entidade eleita foi o Lar Santa Joana, das Irmãs Oblatas do Espírito Santo. Passou a funcionar um orfanato que cuidava de meninas carentes. Houve o crescimento da atividade social e a entidade precisou alugar uma casa na Rua Felipe Camarão, em frente à igreja.
Surgia uma nova paisagem em Diadema: aquelas meninas, com seus uniformes verdes, que seguiam à casa para estudar o catecismo e aprender religião, sem prejudicar as aulas regulares no colégio.
O povo dizia: "Olha lá as mocinhas do colégio".
Anos depois, quando a escola se desfez (funcionou de 1953 a 1970), a propriedade foi devolvida à dona Alda, filha do então já falecido Alberto Simões Moreira. Num primeiro momento, dona Alda - hoje nome de rua central - quis vender a propriedade.
A Prefeitura, por etapas, desapropriou o espaço, primeiro com o prefeito Ricardo Putz e depois pelo prefeito Lauro Michels. Coube a Michels batizar a praça, Praça da Moça, em homenagem às moças de Diadema.
fonte: Memória - DGABC