Páginas

28 de jan. de 2009

A arte religiosa de Anita Malfatti


 Anita Malfati, O farol

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura, abriu no dia 25 de janeiro a exposição “A Arte Sacra de Anita Malfatti”. A mostra reúne 23 obras da artista, um dos grandes nomes das artes plásticas no Brasil e participante da Semana de Arte Moderna de 1922.

A curadoria da exposição, que deve ficar em cartaz até o final de maio, leva a assinatura de Di Bonetti, fotógrafa oficial das obras de Anita Malfatti há seis anos. O trabalho foi realizado com apoio e pesquisa de Stella de Mendonça, restauradora oficial das obras da modernista. Para Stella, a exposição tem como objetivos centrais apresentar o lado religioso da artista e derrubar mitos sobre sua personalidade. “Os quadros trazem uma suavidade e uma leveza distantes do espírito conturbado que costuma ser associado a Anita”, comenta a restauradora.

A exposição passa por fases de toda a carreira da pintora. Entre as obras, reunidas a partir de diversas coleções e acervos, há desde a cópia de uma imagem do Cristo de Tiziano – produzida na década de 1910 no Museu de Dresden, Alemanha – até Cristo nas Ondas, quadro iniciado na década de 60 e deixado inacabado.

Uma das peças centrais é São Paulo Apóstolo (1955), imagem que retrata o santo como padroeiro da cidade. Outra obra de destaque é Deixai vir a mim as criancinhas, feita em carvão sobre papel – Anita fez essa imagem para a Semana de Arte Moderna de 1922, mas acabou por expor O Cristo em seu lugar.

Há também uma cópia do quadro La Belle Jardinière, de Rafael, feita no Museu do Louvre. A artista trouxe à imagem suas referências modernistas, criando nova leitura de uma obra clássica.

Do acervo do Museu de Arte Sacra vem A Ressurreição de Lázaro, quadro que Anita fez em 1928 para o pensionato artístico que possibilitou sua segunda ida à Europa. A obra será apresentada ao lado de um estudo, datado de 1924. A exposição também contará com três obras que representam as festas de São João, uma das comemorações favoritas da artista.


Anita e a Arte Moderna: de fora para dentro do Brasil

Nascida em São Paulo, Anita Malfatti (1889-1964) entrou em contato com artistas modernistas pela primeira vez quando estudou em Berlim, entre 1910 e 1914. De volta ao Brasil, organizou a que é considerada a primeira exposição de Arte Moderna do país. Em 1915, estudou na Independent School of Arts em Nova York, onde conheceu artistas como Marcel Duchamp e Isadora Duncan.

Em 1917, em São Paulo, Anita promoveu nova exposição, com o apoio de Di Cavalcanti. Apesar de receber críticas positivas, a mostra perdeu público após a publicação de um a análise negativa assinada por Monteiro Lobato. Diversos artistas uniram-se em defesa de Anita, dando início a um movimento para divulgar o modernismo. Associando-se a Mario e Oswald de Andrade, Menotti Del Pichia, Victor Brecheret, Sérgio Milliet e Heitor Villa-Lobos, entre outros, a artista plástica participou da Semana de Arte Moderna de 1922.

Em agosto de 1923, Anita voltou à Europa. Como estudante da Escola de Paris, pesquisou técnicas clássicas, retornado ao Brasil em 1928. Montou mais duas exposições, em 1929 e em 1945. Após a morte de sua mãe, Betty Malfatti, e de Mário de Andrade, mudou-se para uma chácara em Diadema, onde continuou a pintar. Anita Malfatti morreu no dia 6 de novembro de 1964.

Museu de Arte Sacra

Av. Tiradentes, 676 – Luz

Tel.: (11) 3326-1373

Terça a domingo e feriados, das 11h às 19h

R$ 4 e meia-entrada

Arte Sacra de Anita Malfati

Data: 25/1 a 31/5

Acessibilidade: Sim

Estacionamento: Gratuito

VAMOS PARTICIPAR, CULTURA É TUDO!

(DIÁRIO DE TAUBATÉ)

Domingo é dia da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes


Procissão reúne milhares de fiéis

Ana Maria Machado (P.M.D.)

A tradicional festa religiosa Nossa Senhora dos Navegantes, comemorada em 2 de fevereiro, terá show do artista Frank Aguiar no domingo 01 de fevereiro, às 20h, em frente ao Parque Ecológico Fernando Vitor. Nesse dia, as festividades terão início às 8h, com missa, procissão náutica e terrestre e apresentação dos grupos Folia de Reis e Congada.


Em sua 15ª edição a festa terá programação com inicio na quarta-feira, 28, com a celebração de missa, sempre às 19h30, na igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Eldorado. As atividades prosseguem até o dia 3 de fevereiro.

O evento é organizado pela Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes em parceria com a Prefeitura, Saned e patrocínio do Bradesco. A infraestrutura contará com palco, iluminação, banheiros químicos, postos de água potável e equipe médica. A festa também terá efetivos da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para garantir a segurança do público.


Histórico - No Eldorado, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, quando os primeiros habitantes da região construíram uma capela para trazer proteção a todos os freqüentadores da represa Billings. A partir daí iniciou-se a tradição de se realizar uma procissão náutica e terrestre em homenagem à padroeira, sempre no dia 02 de fevereiro.


Em 1978, começou o bombeamento de água do rio Pinheiros para a represa, resultando na poluição do manancial e mortandade dos peixes. Decepcionados com esse fato, os moradores protestaram e resolveram suspender a procissão.


Após dezoito anos, o pároco da igreja Nossa Senhora dos Navegantes, o padre Odair Ângelo Agostin, retomou a tradição a pedido dos fiéis e a festa voltou a ser um evento tradicional no município.



Programação da Festa

28 de janeiro - quarta-feira - Missa São Judas – 19h30

29 de janeiro - quinta-feira - Maria de Muitos Nomes – 19h30

30 de janeiro - sexta-feira - Maria Nossa Mãe – 19h30

31 de janeiro - sábado - Maria de Todos os Povos – 19h30



01 de fevereiro - domingo

7h30 - Missa

16h30 - Procissão náutica

17h - Procissão terrestre

15h às 18h - Apresentação dos grupos: Folia de Reis e Congada

18h - Missa

20h - Show com Frank Aguiar



02 de fevereiro – segunda-feira – Missa Solene – 19h30

03 de fevereiro – terça-feira – Missa São Brás – 19h30

Local – Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 144 - Eldorado.

PARTICIPE!