
Gabriela Nunes/PMD
Por Iara Santos Luz
O encontro entre a paranaense Ermínia Felisberto da Silva e o potiguar Francisco Américo Bento da Silva além de resultar em dois belos filhos motivou a criação de uma confeitaria que é considerada uma das melhores de Diadema.
A loja com sede no município tem filial no Parque São Rafael, em São Paulo, e os Silvas com a estrutura de negócio construída nos últimos 14 anos garante emprego para 55 pessoas.
O casal de empresários que em 1994, juntos com dois empregados, começou fabricar doces em um pequeno espaço na avenida Vereador Juarez Rios de Vasconcelos, venceu os desafios e na última sexta-feira inaugurou ampla loja com modernas instalações e linhas diversificadas de doces e salgados.
O número de funcionárias para trabalhar na nova unidade pulou de 25 para 45 e os clientes ganharam confortáveis cadeiras para saborear a linha de mais de 100 itens de finas iguarias que a confeitaria oferece. Acompanhando o momento econômico que o Brasil passa e percebendo o potencial de compra do município, os Silvas notaram o crescimento do comércio local, principalmente nos últimos quatro anos, e de forma planejada ampliou o seu negócio.
“Fomos obrigados a crescer. A demanda da cidade exigia e a clientela também”, afirma Ermínia orgulhosa com a nova loja que agora pega toda a esquina. Segundo a empresária, Diadema é a cidade das possibilidades.“
O município cresceu em todos os sentidos, mas tem ainda muitos espaços na área do comércio para serem explorados”, afirma. Animada, a empresária ressalta que as vendas nos próximos meses devem crescer em até 30%
Preparada para crescer ainda mais
Diadema, antes conhecida como o patinho feio do ABC, está em pleno desenvolvimento de sua economia. Atualmente com 6.005 estabelecimentos comerciais, infra-estrutura de ruas iluminadas e asfaltadas, política de segurança que reduziu em quase 80% o nível da violência e parque industrial de 1.866 indústrias, a cidade teve entre 2003 e 2007 crescimento, em média, de 13,65% no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS).
Também no mesmo período, o Imposto Sobre Serviço (ISS) evoluiu, em média, 25,23%. Localizada em região estratégica, vizinha da capital paulista e menos de uma hora do porto de Santos, o município usufrui ainda da proximidade de duas importantes rodovias, Anchieta e Imigrantes, garantindo grande fluxo de passagem de pessoas pela cidade. Além disso, Diadema divisa com bairros de São Paulo e da vizinha São Bernardo do Campo o que só favorece o seu crescimento
Sinais do crescimento
De 2006 para cá a vinda de marcas conhecidas da área do varejo para Diadema ratificou esse potencial de consumo e lojas como Magazine Luiza, Dicico, Habib's, Wal-Mart com a bandeira Maxxi, Tenda Atacado e Casa Monte fincaram suas unidades por aqui. Para o próximo ano, com término das obras previstas para abril, começa funcionar o Shopping Praça da Moça, na rua Graciosa, com investimos da ordem de 150 milhões de reais.
O primeiro shopping da cidade terá sete lojas âncoras, entre elas a Renner, C&A, Riachuelo e Centauro, sete semi-âncoras, 159 lojas satélites, cinemas, academia, praça de alimentação e vagas para quase dois mil veículos. Para Roberto Martins, diretor da Empreendi Investimentos e coordenador do projeto do shopping, a localização do município foi determinante para implantação do centro de compras.
”Por ser um importante pólo comercial do Estado e está situada em região com potencial e a perspectiva de crescimento, o Shopping Praça da Moça terá um contingente de mais de 1 milhão de consumidores”, afirma. Segundo o empresário, já em 2009 o shopping deverá atingir mais de 300 milhões de reais em vendas.
Na visão do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Joel Fonseca, Diadema vive um momento importante de crescimento. Para ele, além da implantação de infra-estrutura e política de segurança no município foram realizadas várias ações de negócios que ajudaram a fomentar o desenvolvimento.
Entre elas, Joel destaca o Programa Mudando de Cara que trouxe melhorias aos centros dos bairros e atraiu novos comércios, a criação dos Pólos de Cosméticos e Autopeças, a participação das empresas em feiras, o Festival de Sabores e a preocupação da Prefeitura em divulgar o potencial de Diadema. “Nos últimos anos o município agiu como indutor da economia local e isso foi fundamental”, ressalta.
EM 2009 - CENTER CASTILHO E ATACADÃO, POR ENQUANTO.