Páginas

4 de out. de 2008

Subida de Reali aponta 1º turno

sábado, 4 de outubro de 2008, 11:00





Subida de Reali aponta 1º turno

Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC

O candidato do PT à Prefeitura de Diadema, Mário Reali, aparece, na quarta rodada da pesquisa Diário/Ibope, com 58% dos votos válidos. O índice pode garantir a vitória do petista já no primeiro turno, apesar de estar no limite da margem de erro. O tucano José Augusto da Silva Ramos - que pode amargar a terceira derrota consecutiva para o PT - tem 37%. Ricardo Yoshio (PMN) aparece com 5%.

Vladimir Trombini Campos, o Vladão (PCB), não foi citado.
Na estimulada, o petista registrou crescimento de seis pontos percentuais em relação ao levantamento publicado no último dia 25, e saltou de 47% para 53%. José Augusto teve oscilação negativa de um ponto e aparece com 34% das intenções de voto. Yoshio manteve os 4% e Vladão, que tinha 1%, agora não pontuou.

Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 1º e 2 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 222ª Zona Eleitoral de Diadema, sob o nº 13/2008.

Assim como na terceira rodada, o crescimento de Reali ocorreu justamente entre os eleitores indecisos, que baixou de 9%, na semana passada, para 5%. O índice dos que indicaram branco ou nulo manteve-se em 4%.

Na espontânea, o deputado estadual do PT também apresentou crescimento significativo. Na última pesquisa, Reali aparecia com 33%, e, agora, tem 43%. O também parlamentar do PSDB oscilou positivamente dois pontos percentuais e registra 27%, ante os 25% do levantamento anterior. Yoshio manteve os 2% e Vladão continuou sem pontuar.

No questionamento sobre quem deverá vencer a eleição, independentemente do voto do eleitor, o prefeiturável governista manteve a tendência de subida. Ele pulou de 58% para 65%. José Augusto subiu de 23% para 26%. Ricardo Yoshio foi citado por 1% dos eleitore

Prefeiturável cresce em todos os setores

O prefeiturável do PT apresenta melhora significativa em todos os segmentos listados pela pesquisa. Entre o eleitorado masculino, o crescimento é de cinco pontos percentuais - tem 53% -, enquanto que José Augusto registra queda de seis pontos, e agora tem 32%.
Reali também apresenta a mesma ascensão entre as mulheres e, na pesquisa, conta com 52%. Neste quesito, o tucano tem 35%.

No segmento da faixa etária, o governista de Diadema pulou de 49% para 58% entre os eleitores de 16 a 29 anos. No mesmo setor, o candidato do PSDB caiu seis pontos e tem, agora, 28%. Entre os com mais de 50 anos, o crescimento de Reali foi de sete pontos.

Em escolaridade, o petista saltou de 39% para 49% entre os que disseram ter cursado até a 4ª série do Ensino Fundamental. Entre os com ensinos Médio e Fundamental, Reali cresceu cinco pontos e agora tem 57%. Neste segmento, José Augusto aparece com 31%.

SEGUNDO TURNO - Reali também ampliou a vantagem para José Augusto, em possível cenário de segundo turno entre os dois. O petista oscilou positivamente três pontos percentuais em relação à terceira rodada e agora conta com 54%. Já o tucano caiu três pontos e registra 35%, ante os 38% do levantamento anterior.

Brancos e nulos somaram 6%, contra os 3% da última pesquisa. Entre os que não souberam ou não responderam, a queda foi de um ponto e agora o índice é de 6%.

REJEIÇÃO - Vladão perdeu a liderança do ranking da rejeição para José Augusto. Há uma semana, 28% dos entrevistados disserram que não votariam de jeito nenhum no candidato do PSDB. No levantamento atual, o índice é de 33%.

O candidato do PCB, que na semana passada tinha 34%, agora conta 31%.

Reali subiu um ponto percentual neste quesito e agora conta com 22%, o que o deixa na terceira colocação deste segmento. Ricardo Yoshio foi quem mais caiu nesta faixa:

o candidato do PMN baixou de 24% para 17% em uma semana. Apenas 4% disseram que poderiam votar em todos os candidatos, ante os 12% da pesquisa anterior.