TURISMO


Meio Ambiente


Diadema inaugurou em 16 de Setembro de 2005 o Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira, primeiro da Região Metropolitana de São Paulo, no Jardim Botânico da cidade (Rua Ipitá, 193, Jardim Inamar). Nesse espaço é possível fazer visitas monitoradas e se deslumbrar com mais de 400 borboletas de três espécies diferentes. Reformado no início do ano, o borboletário aumentou sua capacidade de atendimento de 50 para 300 pessoas por mês.

Parques


Os cinco parques de Diadema totalizam 119 mil m² de área verde. São eles: do Paço (Centro), Ecológico (Eldorado), da Companhia de Saneamento de Diadema (Saned, na região Norte), Antonio de Lucca Filho (Takebe – região Norte) e dos Jesuítas (Centro). Neles são desenvolvidas atividades esportivas e de lazer todos os meses para seus freqüentadores.

Ensino Superior


Diadema abriga um dos cinco campi da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Inaugurado em 2007, a sede da instituição de ensino público superior no Grande ABC mantém atualmente 200 vagas em quatro cursos distintos: Ciências Biológicas; Engenharia Química; Farmácia e Bioquímica; e Química.

O objetivo da Unifesp é fazer do campus de Diadema, localizado às margens da Represa Billings, no bairro Eldorado, um centro de pesquisa voltado ao desenvolvimento sustentável e à preservação das áreas de mananciais e torná-lo referência nesses tipos de estudo.

Alem da Unifesp esta sendo construída a faculdade de tecnologia (Fatec).

Há uma faculdade privada a Uniesp.