19 de set. de 2015

Música e dança árabes e orientais são atrações gratuitas em Diadema



O quinto Encontro das Estrelas do Oriente de Diadema, que começa dia 22, terá como atrações principais os shows e workshops de Márcio Mansur e Tahya Brasileye, bailarinos especializados em danças árabes e orientais, que vão se apresentar no Festival da Cultura Árabe e Oriental, no dia 30, no Teatro Clara Nunes – rua graciosa, 300 – Centro, Diadema. O evento vai oferecer ainda, dança cigana e do ventre, coreografias com véus e bastão, músicas e ritmos árabes e orientais, além de exposição fotográfica e roda de leitura do livro Histórias Árabes, de Ana Maria Machado, e apresentações de Natalia Salvo e do grupo Peña Flamenca e outros.
O Encontro e o Festival, cujas atrações são gratuitas e abertas ao público em geral, são organizados pelo Centro Cultural Inamar, com o apoio da Secretaria de Cultura de Diadema, e em parceria com professora Milagres Torres, pesquisadora de dança cigana e orientais. Para inscrições e informações referentes aos workshops, basta ligar 4043-5476, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 17h.
O Encontro das Estrelas do Oriente, que vem crescendo a cada ano, visa oferecer às alunas de dança do ventre da Prefeitura e do público em geral, mais conhecimento sobre a cultura árabe e sua influência na cultura brasileira. O encontro aborda também aspectos teóricos da dança oriental, por meio de palestras, workshops, além do intercambio e confraternização de grupos e alunas de dança do ventre e étnicas da região.
“O Estrelas do Oriente também tem contribuído para o aprendizado e divulgação da dança, música e outros aspectos da cultura oriental árabe”, explica Milagres Torres, que também ministra oficinas de dança, pela Secretaria Municipal de Cultura. “As mulheres encontram na dança do ventre uma forte identificação com o imaginário da estética árabe e com o resgate da feminilidade, independente da faixa etária e do corpo” conclui.
Aulas gratuitas – Semestralmente, a Prefeitura de Diadema oferece cursos de dança do ventre e cigana, com a professora Milagres Torres, nos centros culturais Inamar e Vladimir Herzog. Já no Centro Cultural Nogueira, as aulas de dança do ventre e flamenco são ministradas pelas professoras Carla Cristina e Kelly Ribeiro, respectivamente.
SERVIÇO:

- Centro Cultural e Biblioteca Inamar – Av. Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1322 Jd. Inamar – Diadema - Tel. 4043-5476;

- Centro Cultural Vladimir Herzog - Biblioteca Paineiras – Rua Eduardo de Matos, 159 – Jd. Campanário – Diadema - Tel. 4091-2299;

- Teatro Clara Nunes - Rua  Graciosa, 300 – Centro – Diadema - Tel. 4056-3366


fonte: Marcos Luiz  -  PMD

Nenhum comentário: