13 de out. de 2013

Cooperativa de crédito abrirá unidades em Mauá e Diadema


Crescimento da cooperativa parte de uma carteira com 1.300 associados na Região. Foto: Amanda Perobelli
Crescimento da cooperativa parte de uma carteira com 1.300 associados na Região. Foto: Amanda Perobelli
 

A Sicredi, cooperativa de crédito com forte atuação no Paraná, vai ampliar sua atuação no ABCD. Em março passado unificou a operação com as duas unidades já existentes na Região e em setembro, em reunião com associados, decidiu inaugurar mais duas lojas. Agora, além de empresas, todas as pessoas podem ter acesso aos serviços. Por ser um modelo cooperativado, é uma alternativa ao sistema financeiro tradicional na medida que oferece linhas de crédito com juros menores e melhores  facilidades de pagamento.

Com isso, as unidades da Região, em Santo André e São Bernardo, serão transferidas para postos de atendimento maiores e contarão com uma carteira de mais de 1.300 associados. “Com um crescimento médio de 20% ao ano, a Sicredi vem se consolidando como uma das cooperativas de crédito mais sólidas do País”, afirma o presidente da entidade, Jaime Basso.

Até o primeiro trimestre do ano que vem, também serão abertas outras duas unidades: uma em Mauá e outra em Diadema. Para o dirigente, a expansão viabiliza alternativas financeiras para a Região. “Vamos oferecer todos os produtos e serviços bancários à população com taxas menores. A expectativa é crescer o número de associados no Estado”.

A cooperativa atua na Região desde 2004 com uma unidade em São Bernardo e, posteriormente, em Santo André. A Sicredi tem mais de 50 mil associados distribuídos em rede com mais de 30 unidades de atendimento no oeste do Paraná. 

Microcrédito 
Outro modelo de crédito alternativo disponível na Região é a Abcred (Associação Brasileira de Operadoras de Microcréditos e Microfinanças), entidade que reúne Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) que oferecem pequenos empréstimos aos empreendimentos de menor porte, formais ou informais.

Atualmente, são 38 associadas em todo País. No Estado, existem três organizações de microcrédito associadas à Abcred, sendo que o Banco do Povo Crédito Solidário, localizado em Santo André, é uma delas. 

“A principal função da Abcred é fazer crédito para investimento em microempreendimentos”, explica o presidente da entidade, Almir Costa Pereira, ao lembrar que esses segmentos costumam ser esquecidos pelos grandes bancos.

As organizações cooperativas possibilitam que pequenos empreendedores sejam inseridos na economia com uma nova dinâmica, melhorando sua renda, qualidade de vida das famílias e da comunidade, porque não visam ao lucro como os bancos. O dinheiro é sempre reaplicado para novos empréstimos ou para melhoria das entidades, como, por exemplo, a remuneração e a capacitação de profissionais.

A carteira da Abcred é formada por 170 mil clientes em todo o Brasil. Anualmente, são contratados aproximadamente 250 mil microcréditos. A carteira atualizada do Banco do Povo conta hoje com 3,5 mil microempreendedores. 

fonte: Paola Cruvinel - ABCD MAIOR

Nenhum comentário: