21 de abr. de 2013

Esporte Clube Água Santa



O Esporte Clube Água Santa foi fundado em 27 de outubro de 1981 na cidade de Diadema, criado pelas mãos de migrantes nortistas, nordestinos e mineiros que vindos para estas paragens à busca de trabalho, tinham no futebol sua única forma de lazer em uma cidade á época conhecida pela alta taxa de densidade demográfica e pela violência. Nos poucos campos existentes em Diadema, o Esporte Clube Água Santa construiu sua história de glorias disputando e vencendo degrau a degrau as categorias de acesso no município, posteriormente na região do ABCDMRR e por último no estado de São Paulo, como podemos ver a seguir.

2000 – Campeão da 3ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2001 – Campeão da 2ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2002 – Vice-campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2003 – Vice-campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2004 – Campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2005 – Vice-campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2006 – Vice-campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2008 – Vice-campeão Copa Uniligas - ABCD
2009 – Campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2010 – Campeão da 1ª Divisão da Liga de Futebol Amador de Diadema,
2011 - Campeão da Divisão Especial da Liga de Futebol Amador de Diadema,

Neste período o Água Santa foi construindo dentro dos campos municipais sua fiel torcida, que hoje podemos afirmar, atinge um numero consistente de aproximadamente 10.000 torcedores. Depois de vencer tudo no amador, profissionalizou-se em 08 de Dezembro de 2011, dia especial para todo Diademense, já que nesta data comemora-se o aniversário da cidade e o dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

O Esporte Clube Água Santa já teve vestindo sua camisa verdadeiros ícones do futebol brasileiro como Claudecir, Zinho Capixaba, Capitão, Dinei e mais importante ainda, já formou, mesmo não tendo a classificação de “Clube formador” vários atletas em suas fileiras de base como Lelê hoje no Fortaleza, Romarinho no F.C. Porto, Fernando no Internacional de Porto Alegre, Neilton no Santos e Fabio ferreira no Botafogo carioca.

Representamos hoje o cidadão brasileiro, o cidadão diademense e todos aqueles que se radicaram na cidade de Diadema e encontram-se ligados na construção desta força que é São Paulo, nos mais diversos segmentos do desempenho social, como na construção civil, nas montadoras do ABC, na cultura e agora no esporte. A população diademense lutadora desde sua vinda para nossa região, pela construção de uma cidade de 50 anos de idade, está orgulhosa de ver um filho natural desta caminhada iniciada pelas ruas das Vilas de Conceição, Piraporinha e Eldorado, pelos Emancipadores, representando-a no maior futebol do Brasil, carregando sua bandeira e sua gente, tão orgulhosa de sua Cidade.

fonte: FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL

Nenhum comentário: