5 de abr. de 2012

Posto de recarga do bilhete eletrônico: mais uma etapa do processo de modernização do transporte público

A partir desta segunda-feira, 2 de abril, a população de Diadema pode recarregar seu bilhete eletrônico em um posto específico para isso, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 287, região central da cidade. A inauguração da loja será às 9h, em evento que contará com a presença do prefeito e do secretário de Transportes do Município, além de diretores da Benfica e MobiBrasil, empresas operadoras do transporte municipal. Na oportunidade, também será lançado o Cartão Cidadão.

O posto oferecerá atendimento completo ao usuário e fica a cinco minutos do Terminal Diadema. Nele, os usuários poderão usufruir de diversos serviços, tais como cadastro, recarga de créditos, bloqueio de cartão, solicitação de primeira ou segunda vias do cartão, consulta de saldo dos créditos e atendimento (pessoa física e jurídica). O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já para cadastro de novos cartões o horário vai das 8h às 16h, também de segunda a sexta-feira.

A mudança no sistema de transporte público de Diadema e sua modernização tiveram início no final de 2011, quando começaram a rodar os novos ônibus da frota municipal, num total de 194 unidades. A nova frota é totalmente zero km e com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Os novos ônibus também estão equipados com validadores eletrônicos instalados junto às catracas, permitindo o débito da tarifa automaticamente no cartão.

Bilhete eletrônico – A Benfica e a MobiBrasil formaram a Associação das Empresas do Sistema de Transporte Urbano de Diadema – SOU Diadema e firmaram parceria com a Prefeitura, com o objetivo de facilitar o acesso aos ônibus e otimizar o tempo de embarque. Assim, dentro do novo sistema, o bilhete eletrônico Dia Fácil está sendo substituído pelo Cartão SOU (Sistema de Ônibus Urbano).

Novos cartões foram desenvolvidos, com o intuito de efetuar de maneira prática o pagamento das tarifas e armazenar os créditos que serão utilizados nas viagens. Em 2012 teve início a implantação do novo cartão, que possui, no total, nove modelos. A implantação está sendo efetuada progressivamente. Já estão em funcionamento os Cartões Vale-Transporte e Escolar e, a partir de segunda-feira, também o Cartão Cidadão, que pode ser solicitado pelos usuários que atualmente pagam a passagem em dinheiro.

O cadastramento poderá ser feito na loja a ser inaugurada ou pelo site www.soudiadema.com.br, onde também está disponível a documentação necessária para a solicitação de cada tipo de cartão. Os demais modelos de cartão são: Sênior, destinados a usuários maiores de 65 anos, Especial e Acompanhante Especial, destinados aos portadores de deficiência e seus acompanhantes, Gratuidade, para pessoas com mais de 60 anos, desempregados e pensionistas, Criança, para crianças com menos de cinco anos e Empresarial, destinados às empresas para serviços pontuais.

Outras novidades - Além de ser o único município brasileiro com frota municipal totalmente zero quilômetro e 100% adaptada, a cidade passará a contar, ainda no primeiro semestre de 2012, com painéis eletrônicos que mostrarão o tempo de espera nos terminais, itinerários e horários.

Também no primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Transportes promoverá a readequação de linhas e horários dos ônibus, para melhorar o atendimento, eliminar defasagens e diminuir o tempo de espera nos pontos.

Integração temporal – Outra novidade prevista é a implantação da integração temporal, através da qual os usuários poderão descer do ônibus e voltar a utilizá-lo sem precisar pagar uma nova passagem, dentro do período de 50 minutos. O benefício permitirá aos usuários a integração em qualquer parada de ônibus e não mais somente nos dois grandes terminais da cidade.

ECOs – Nos pontos onde há maior cruzamento de linhas – e, portanto, um número maior de usuários realizando a integração – serão construídas ECOs  (Estações de Conexão). Ao todo, serão 14 lugares estratégicos, espalhados pelo Município, que terão pontos maiores, com abrigos, piso tátil e sinalização especial. E ainda haverá a instalação de 50 novos abrigos, no mesmo padrão dos 80 que já foram instalados ao longo de 2011.




fonte: Maria Helena Domingues - Portal Diadema

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses ECO's serão pontos de ônibus maiores?