3 de mar. de 2012

Diadema é a primeira cidade da região no Índice de Desempenho do SUS

O município de Diadema teve a melhor avaliação entre as sete cidades da região do Grande ABC no Índice de Desempenho do SUS, (IDSUS 2012), com a nota 6,44. Entre os 39 municípios da região metropolitana, a cidade ocupa o 2º lugar do ranking, quando se leva em consideração o grupo homogêneo, o de número 2, criado pelo Ministério da Saúde.

No cômputo geral quando são analisadas as notas de todos os grupos homogêneos dos 39 municípios da região metropolitana de SP, Diadema fica em terceiro lugar à frente, inclusive, da cidade de São Paulo, que teve 6,21. Diadema também superou a média do Estado, que foi de 5,77 e a média nacional de 5.47.

O IDSUS é formado por seis grupos homogêneos e leva em consideração a análise concomitante de três índices: de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), de Condições de Saúde (ICS) e de Estrutura do Sistema de Saúde do Município (IESSM). Basicamente, os grupos 1 e 2 são formados por municípios que apresentam melhor infraestrutura e condições de atendimento à população; os grupos 3 e 4 têm pouca estrutura de média e alta complexidade, enquanto que os grupos 5 e 6 não têm estrutura para atendimentos especializados. A proposta é unificar em grupos cidades com características similares.

O Índice é baseado em 24 indicadores de saúde, sendo que 14 deles avaliam se a população teve acesso ao serviço, como a cobertura das equipes de saúde e realização de exames preventivos. Outros dez avaliam a efetividade dos serviços, ou seja, se estão atingindo os objetivos e sendo prestados de maneira adequada, como proporção de partos normais e cura de casos novos de tuberculose. No índice de acesso, Diadema teve 6,08 e o índice de efetividade foi de 8,15.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta, entre as contribuições para o bom desempenho estão a reorganização das Unidades Básicas de Saúde, da Maternidade do Hospital Público, do trabalho do SAMU, do atendimento do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, e o Programa Saúde da Família.

A cobertura com a vacina tetravalente em menores de 1 ano, por exemplo, obteve na avaliação do Ministério a nota 10, e a cobertura de cura de casos novos de tuberculose pulmonar, nota 9,97. Já a proporção de parto normal obteve a nota, 6,62.

A Prefeitura de Diadema aplica, anualmente, 32% do seu orçamento municipal na área. A cidade conta com um sistema municipal de saúde moderno e estruturado com uma ampla rede de Atenção Básica, serviços de urgência e emergência 24h, serviços especializados e de apoio diagnóstico. São 20 Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal, Pronto Socorro Central e Pronto Socorro do Hospital Municipal, UPA-24h, Hospital Infantil, o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde e quatro CAPS, entre outros equipamentos.

O Programa Saúde da Família (PSF), foi ampliado e está presente nas 20 UBSs da cidade, atendendo 100% de cobertura dos cadastrados, com equipes formadas por agentes comunitários, médicos, enfermeiros e técnicos que visitam os moradores em suas casas.São 96 equipes do Programa de Saúde da Família e 53 equipes de Saúde Bucal.

IDSUS - Lançado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira, dia 01 de março, O IDSUS faz a avaliação do acesso e qualidade dos serviços de saúde prestados pelas cidades e será medido a cada três anos.

A avaliação abrangeu o período de 2008 e 2010 e analisou itens como atenção básica, especializada ambulatorial e hospitalar, urgência e emergência, verificando a infraestrutura para o atendimento e também se os serviços estão aptos a dar respostas aos problemas de saúde da população.



fonte: Ana maria Machado (Com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde) - Portal Diadema

Nenhum comentário: