23 de nov de 2011

DIADEMA DISCUTE CIDADE SUSTENTÁVEL EM CONGRESSO


Diadema realizará o 1º Congresso da Cidade, com o lema ‘Cidade Sustentável – Diadema Construindo o Seu Caminho’ de quinta a sábado (24 a 26/11). Durante esses três dias, a população, gestores públicos, autoridades e representantes de diversos setores da sociedade – conselhos, universidades, movimentos populares, entre outros – darão início a um grande debate sobre as principais diretrizes do município para os próximos anos.

A abertura do Congresso será na quinta-feira, dia 24, a partir das 18h, com a presença do prefeito Mário Reali, o ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra, o presidente da Caixa Econômica Federal e ex-secretário de Habitação do município, Jorge Hereda, além de autoridades e outras lideranças da região.

O 1º Congresso da Cidade também será promovido a fim de consolidar os planos municipais existentes, com plena integração das politicas públicas, sob a perspectiva de uma cidade mais sustentável. Os destaques são o Plano Local de Habitação de Interesse Social (Plhis); Plano Municipal de Saneamento Básico; de Saúde; de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Diadema; de Promoção do Envelhecimento Saudável e Ativo; Plano Integrado para o enfrentamento ao crack e outras drogas, e outros.
Para tanto, o encontro está estruturado com base nos eixos Segurança e Cidadania; Desenvolvimento Urbano e Ambiental; e Gestão Democrática e Participação Popular. 

“Diadema é pioneira em desenvolvimento urbano. Mas sempre lutou para investir em novos serviços e melhorar a vida das pessoas sem ‘expulsá-las’ da cidade. A partir do Congresso, queremos criar uma sinergia entre os diversos atores deste processo de desenvolvimento sustentável, para decidirmos juntos onde queremos chegar”, destaca o prefeito.

Sustentabilidade – Para preparar o Congresso foram realizados, no último mês, cinco pré-congressos temáticos nas cinco regiões da cidade – Reflexão sobre Participação Popular; Desenvolvimento Econômico e Urbano; Meio Ambiente Urbano e Preservação de Mananciais; Desenvolvimento Urbano Sustentável; e Mobilidade Urbana Sustentável. A expectativa dos organizadores é de aprofundar estes temas tanto no âmbito local quanto no regional e federal.
Sexta - No dia 25, sexta-feira, a mesa Segurança e Cidadania começará às 9h, com a presença de Regina Miki, secretária nacional de Segurança Pública; Marcos Carneiro Lima, delegado geral de Polícia do Estado de São Paulo; e Paulo Vanucchi, ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

Às 14h, será formada a mesa Desenvolvimento Urbano e Ambiental, com Nabil Bonduki, secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente; José de Filippi Júnior, deputado federal e ex-prefeito de Diadema; e Jeroen Klink, economista e professor da Universidade Federal do ABC.

No período da noite, as atividades começam às 18h com o tema Gestão Intersetorial de Políticas Públicas. Nabil Kadri, chefe da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e Pedro Pontual, diretor de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, compõem o último debate do dia.

Encerramento - No sábado (26), a partir das 9h, para encerrar o 1º Congresso da Cidade, Diadema receberá o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão; e a Coordenadora da Rede Brasileira de Orçamento Participativo e Coordenadora do Orçamento Participativo da Prefeitura de Guarulhos, Kátia Lima.

Ainda durante o evento, uma grande ‘tenda sustentável’ permanecerá à frente do teatro. Criada com a parceria de diversas secretarias, a tenda visa oferecer ao público a chance de percorrer um circuito, montado com as políticas públicas desenvolvidas na cidade e direcionadas às diversas gerações (jovens, crianças, adultos, idosos). A iniciativa também destacará as políticas públicas voltadas à mulher e aos servidores públicos. No entorno do Teatro haverá uma pequena praça de alimentação, com barracas de produtos a preços populares, e o público participante poderá conferir apresentações culturais no intervalo das atividades temáticas.

Serviço:
1º Congresso da Cidade – Cidade Sustentável– Diadema Construindo o Seu Caminho.
Dias 24, 25 e 26 de novembro
Teatro Clara Nunes
Rua Graciosa, 300, Centro
ProgramaçãoQuinta-feira (24 novembro) 16h às 20h30 – Credenciamento
18h – Abertura da atividade com apresentação da Banda Jazz Sinfônica de Diadema

Sexta-feira (25 de novembro) 9h – Mesa 1 – Segurança e Cidadania
Convidados: Regina Miki, secretária nacional de Segurança Pública;
Marcos Carneiro Lima, delegado geral de Polícia do Estado de São Paulo;
Paulo Vanucchi, ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
14h – Mesa 2 – Desenvolvimento Urbano e Ambiental
Convidados: Nabil Bonduki, secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente;
José de Filippi Júnior, deputado federal e ex-prefeito de Diadema;
Jeroen Klink, economista e professor da Universidade Federal do ABC.
18h – Mesa 3 – Gestão Intersetorial de Políticas Públicas
Convidados: Nabil Kadri, chefe da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;
Pedro Pontual, diretor de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República.

Sábado (26 de novembro) 9h – Mesa 4 – Gestão Democrática e Participação Popular
Convidados: Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República;
Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos;
Kátia Lima, Coordenadora da Rede Brasileira de Orçamento Participativo e Coordenadora do Orçamento Participativo da Prefeitura de Guarulhos.
12h – Encerramento
INSCRIÇÕES podem ser feitas pelo Portal da Prefeitura de Diadema www.diadema.sp.gov.br.

fonte: ABCD MAIOR

Nenhum comentário: