17 de set. de 2011

TÁ BONITO REFORMA 150 CASAS EM DIADEMA




O programa Tá Bonito! em Diadema iniciará, até outubro deste ano, as obras de requalificação nos imóveis de 150 famílias do núcleo habitacional 15 de Julho, no Bairro Casa Grande.  O convênio entre a Prefeitura e o PSH (Programa de Subsídio Habitação de Interesse Social), do governo federal, que garantirá o repasse de R$ 1 milhão para as obras, será assinado, neste sábado (17/09), pelo prefeito Mário Reali e o secretário de Habitação Márcio Luiz Vale no Centro Comunitário do núcleo.

O objetivo da iniciativa é propiciar às comunidades melhores condições de moradia e salubridade, bem como a recuperação do espaço urbano dos núcleos. Entre colocação de telhado, revestimento, pintura, abertura de vãos para ventilação e iluminação dos imóveis, será possível investir em cada espaço cerca de R$ 9 mil. A obra será realizada por uma empresa contratada, mas contará com a fiscalização da Prefeitura. O projeto também inclui a regularização fundiária do núcleo habitacional.

Para o secretário de Habitação, a requalificação habitacional é um dos grandes desafios do município. “Os núcleos de Diadema estão urbanizados, porém a maioria dos imóveis foi autoconstruída pelos moradores. Neste contexto, o programa busca melhorar as moradias”, destacou Vale. Apesar de necessárias, as obras são realizadas apenas mediante a autorização dos munícipes. “A Prefeitura vistoria os imóveis para verificar as necessidades do lugar. Após esse procedimento um contrato é feito, no qual o morador autoriza a intervenção”, explicou. 

Criado em 2005, o projeto de requalificação habitacional já esteve nos núcleos Vila Olinda, Morro do Samba e Naval, onde beneficiou cerca de mil moradias. “Sempre que captamos recursos para a área habitacional procuramos trazer verba para o Tá Bonito. No PAC Manancial, FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) e até no PAC 2 buscamos repasse para as requalificações”, comentou Vale.

Reunião - Neste sábado (17/09), o secretário de Habitação também participará de duas reuniões com moradores de núcleos habitacionais para tratar do Programa Minha Casa, Minha Vida.  O primeiro encontro está agendado para as 10h no núcleo Vila Nova Galileia e contará com a presença do prefeito. Já a segunda reunião será às 11h com os moradores do núcleo Portinari, na Viela do Campo.

Vale destacou que os encontros são periódicos, realizadas a cada dois meses com os movimentos e moradores inscritos nos projetos do programa Minha Casa, Minha Vida. “Em geral atualizamos os munícipes sobre o processo de aprovação do projeto pela Caixa. E nos casos mais avançados de aprovação, falamos de documentação”, disse. 

fonte: Claudia Mayara - ABCD MAIOR

Nenhum comentário: