14 de set. de 2011

DIADEMA QUER CIDADE MAIS VERDE E COLORIDA



Além do paisagismo, Prefeitura aproveita intervenções para revitalizar bairros. Foto: Divulgação/PMD
Além do paisagismo, Prefeitura aproveita intervenções para revitalizar bairros. Foto: Divulgação/PMD
 
Mudança de paisagismo inclui revitalização de parques, praças e canteiros

Uma cidade mais verde e colorida. Esta é a meta da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema ao mudar o conceito de paisagismo do município. O novo sistema pode ser visto nas revitalizações de ruas, praças e parques, como os realizados no Jardim Rosinha, Portinari e Parque do Paço. A ideia é que, aos poucos, as intervenções passem por todos os bairros e deixem a cidade mais bonita e arborizada.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Silvério de Souza, a mudança de paisagismo foi um pedido do prefeito Mário Reali. “As áreas verdes da cidade tinham muita grama ou vegetações altas que põem em risco a visibilidade dos motoristas e a segurança dos pedestres. Então estamos mudando isso”, esclareceu. A alteração inclui a troca dos arbustos grandes por plantas de pequeno porte e inserção de flores e mudas de diferentes espécies.

O novo conceito de paisagismo foi aplicado no Km 16 da rodovia dos Imigrantes, no Centro, e está criando forma na praça dos Emancipadores, no Jardim Rosinha, no Parque do Paço e no canteiro central da avenida Casa Grande, onde a Prefeitura também realiza obras de revitalização  do Centro do Portinari com a substituição de 2.500m² do atual calçamento de concreto por bloquete e a modernização do Ginásio Poliesportivo Rômulo Duncan Arantes, que ganhará uma sala de ginástica.

Entre as três intervenções, a Prefeitura investirá R$ 508,6 mil. A previsão é que as obras sejam entregues em novembro deste ano. Porém, o secretário lembrou que a implantação do novo paisagismo no bairro será dividido em duas fases. A primeira, que termina em novembro, sairá do Portinari seguindo para o Bairro Piraporinha até a avenida Inco. Já a segunda etapa está prevista apenas para 2012. “Na próxima fase faremos as intervenções no sentido contrário”, destacou.

Próximas obras - Souza informou que o Parque Vereador Antônio de Lucca Filho, popularmente conhecido como Parque Takebe, no Canhema, e o Parque Pousada dos Jesuítas, no Centro, serão os próximos espaços a receberem as mudanças de paisagismo e obras de revitalização da Prefeitura.

Além da mudança arbórea, o Parque Takebe ganhará uma pista de caminhada e uma academia da cidade. “A obra será realizada por chamamento público para que alguma empresa adote o lugar”, revelou o secretário. As intervenções estão previstas para serem iniciadas ainda este ano. 


O Parque dos Jesuítas terá a tenda dos fundos reformada para recepcionar shows no horário do almoço e nos finais de semana. “Ali é um local importante, porém pouco utilizado. A ideia é transformar o parque em espaço cultural e de descanso”, destacou. O projeto ainda prevê a construção de uma sala multiuso para atividades culturais, de educação ambiental e nutricionais.

fonte: Claudia Mayara - ABCD MAIOR

Um comentário:

Anônimo disse...

se tivessem manutenção já estava ótimo.

noticia de doido essa.