11 de ago. de 2011

Ministério aprova projeto para UBS e UPA em Diadema


O Ministério da Saúde aprovou projetos para a construção do novo prédio para acomodação da atual UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Paulina e para criação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Piraporinha, em Diadema. No total, serão investidos pelo Governo Federal cerca de R$ 2,9 milhões nas obras por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2.
 
O Plano de Repasse do governo federal reorganiza e qualifica a rede de atenção às urgências do SUS (Sistema Único de Saúde). A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o repasse da primeira parcela para realizar os projetos arquitetônicos e licitações para efetivação das obras.
 
No caso da UBS Vila Paulina, será construído um prédio mais amplo e com capacidade para atender 12,6 mil pessoas. A nova unidade contará com a mesma estrutura operacional da atual UBS. O equipamento será construído na avenida Afrânio Peixoto, s/nº, na Vila Paulina, e contará com melhorias de infraestrutura para o trabalho de profissionais e atendimento aos usuários.
 
A construção da UPA do Piraporinha permitirá a prestação de serviços de urgências e funcionará 24h por dia, todos os dias da semana. A UPA será instalada como unidade intermediária ao Hospital Municipal, ampliando e melhorando o acesso dos munícipes aos serviços de emergência do Sistema Único de Saúde.
 
Além disso, os serviços prestados pela UPA contam com o suporte do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para a unidade. Somente em casos mais graves a pessoa é levada para os hospitais da região.
 
A UPA Piraporinha é do tipo III. Com 20 leitos e capacidade para 450 pacientes por dia, será instalada na Avenida Encarnação, atrás do Hospital Municipal, no bairro do Piraporinha. O repasse de R$ 2,6 milhões do Ministério é para a construção e compra dos equipamentos. As obras terão início no primeiro semestre de 2012.

fonte: Repórter Diário

Nenhum comentário: