26 de ago. de 2011

Corredor de ônibus ganha mil novas árvores neste domingo


Projeto Corredor Verde ganha mais uma edição, com o plantio de mais mil árvores no canteiro central do corredor de ônibus. Crianças de quatro a 12 anos terão programação especial.


Será realizada neste domingo (28), no Corredor de ônibus ABD, mais uma edição do projeto Corredor Verde, ação que faz parte do “Dia de fazer a diferença”. Na ocasião, voluntários plantarão mais mil árvores no canteiro central do corredor. Será o quarto ano consecutivo em que o Projeto Corredor Verde é realizado pela Metra, a empresa operadora do corredor, e pelo Grupo ABC.


De acordo com a diretora do Grupo, Maria Beatriz Setti Braga, a atividade terá participação de todas as empresas do grupo e de voluntários da comunidade. “Já é tradição nossos funcionários, colaboradores e comunidades do entorno do corredor participarem do plantio, inclusive levando suas famílias”, comenta. O evento tem o apoio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Senai e SOS Mata Atlântica, e contará com a presença de ambientalistas e de admiradores de ônibus, os chamados busólogos.


A concentração será na garagem da Metra (Rua Joaquim Casemiro, 290, Jd. Gagliardi, São Bernardo do Campo), às 7h30. Até às 8h30, os voluntários serão recepcionados com café da manhã. Na sequência, os participantes assistirão a pronunciamentos sobre a importância da preservação ambiental. A partir das 10h, as equipes de plantio serão organizadas e embarcarão nos ônibus que as levarão aos diferentes trechos do corredor. Depois do plantio e de um passeio pelo corredor, está marcado para as 13h um encontro com uma plantação simbólica na Parada Jardim do Mar, em São Bernardo.


Durante todo o evento, haverá uma programação especial para as crianças de quatro a 12 anos na garagem da Metra. Serão realizadas diversas atividades, como gincana para reforçar conceitos ambientais, sessão de filmes sobre a importância da sustentabilidade, plantio de mudas dentro da garagem e passeio de trólebus pelo Corredor para assistir ao plantio das mudas.


Nas edições anteriores do “Dia de fazer a diferença”, já foram plantadas mais de três mil mudas. Além de gerar emprego (na manutenção das áreas plantadas), o projeto Corredor Verde traz outros benefícios, como o enriquecimento da paisagem urbana e a remoção do gás carbônico (CO2) da atmosfera, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global.


Sobre a Metra
A Metra é uma empresa privada que iniciou suas atividades em 24 de maio de 1997. Foi constituída com o fim específico de operar o Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara (Corredor ABD) e a sua extensão Diadema/Berrini, atravessando os municípios de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Atualmente, a empresa tem uma frota de 260 ônibus e transporta uma média de 7,5 milhões de passageiros por mês.



No dia 27 de maio deste ano, a Metra conquistou pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar no ranking do IQT (Índice de Qualidade do Transporte), da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), gerenciadora dos sistemas de ônibus intermunicipais. O IQT é obtido por apuração de critérios técnicos rigorosos e por pesquisas feitas com os passageiros, e é formado por quatro subíndices: IQC (pesquisas de opinião com os clientes), IQF (avaliação das condições das frotas e manutenção dos ônibus), IQO (verifica se a operação está adequada) e IQE (avalia a situação econômica e financeira da empresa).







 fonte: Flavia Menani - Ex Libris

Nenhum comentário: