4 de mai. de 2011

LABORATÓRIO DA SANED VAI VERIFICAR ERROS DE HIDRÔMETROS

Espaço possibilitará a calibragem dos equipamentos, verificando eventuais falhas de medição

A Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) vai inaugurar na próxima sexta-feira (06/05), às 8h30, com a presença do prefeito Mário Reali, o laboratório de ensaios de hidrômetros, que possibilitará calibrar por amostragem os lotes dos equipamentos recém-adquiridos. Até então o serviço era realizado por empresa terceirizada. A iniciativa foi financiada pelo PAGSan (Programa de Apoio à Estruturação da Gestão e Revitalização dos Prestadores Públicos dos Serviços de Saneamento Básico), do governo federal, com o investimento de R$ 210 mil. 

 O laboratório possui uma bancada volumétrica e outra de fadiga que foram certificadas pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo). A bancada volumétrica fará a calibração dos hidrômetros em ensaios com duração de duas horas para verificar a ocorrência de eventuais erros de medição. “Além de calibrar os aparelhos novos, também poderemos testar os equipamentos instalados, a fim de esclarecer dúvidas do usuário quanto à confiabilidade do medidor”, esclareceu a diretora presidenta da Saned, Neuceli Bonafé.

Já a bancada de fadiga simulará o envelhecimento do equipamento em dois tipos de ensaios: um para altas vazões e outro para baixas vazões; ambos terão duração de 100 horas. Esse teste possibilita saber se o novo medidor irá manter as características metrológicas após determinado tempo de utilização em campo.  “A Saned é a primeira companhia municipal do ABCD a instalar uma bancada de fadiga”, destacou Neuceli.


fonte: JORNAL ABCD MAIOR

Nenhum comentário: